Edifício La Borda / Lacol

Edifício La Borda / Lacol - Imagem 6 de 31
© Lluc Miralles

Edifício La Borda / Lacol - Imagem 2 de 31Edifício La Borda / Lacol - Imagem 3 de 31Edifício La Borda / Lacol - Imagem 4 de 31Edifício La Borda / Lacol - Imagem 5 de 31Edifício La Borda / Lacol - Mais Imagens+ 26

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: Lacol
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias :Lluc Miralles, Lacol
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  9INTEX, Brimat, Egoin, Guntamatic, Ininsa, Orona Pecres, Placo, Siber, Zinco
  • Colaborador De Estrutura: Miguel Rodríguez Nevado
  • Consultoria Ambiental: Societat Orgánica
  • Engenharia E Instalações: Arkenova
  • Consultores De Projeto: Coque Claret i Dani Calatayud
  • Colaborador De Acústica: Grisel·la Iglesias
  • Medições E Orçamento: Xavier Aumedes, Gemma Rius
  • Promotor: Cooperativa d'habitatges La Borda
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Edifício La Borda / Lacol - Imagem 3 de 31
© Lluc Miralles

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cooperativa habitacional La Borda é uma promoção auto-organizada por seus usuários para ter acesso a uma moradia digna, não especulativa e que coloca seu valor de uso ao centro, por meio de uma estrutura coletiva. A ideia de uma cooperativa habitacional nasceu em 2012 como mais um projeto da Can Batlló promovido pela comunidade no processo de recuperação do parque industrial e do tecido cooperativo do bairro Sants em Barcelona. O empreendimento está implantado em um terreno cedido pela prefeitura há 75 anos na rua Constitució, localizado na divisa com o pólo industrial Can Batlló com fachada para o histórico bairro de Bordeta.

Edifício La Borda / Lacol - Imagem 4 de 31
© Lluc Miralles
Edifício La Borda / Lacol - Imagem 25 de 31
Corte
Edifício La Borda / Lacol - Imagem 7 de 31
© Lluc Miralles

Existem três princípios fundamentais e transversais do projeto, (1) Redefinir o programa de habitação coletiva. O programa de edificações propõe 28 moradias (40, 60 e 75m²) e espaços comunitários permitindo que o morar se estenda do espaço privado ao espaço público para valorizar a vida da comunidade e do bairro. Estes espaços são: cozinha, sala de jantar, lavandaria, espaço multiuso, espaço para hóspedes, espaço de saúde e cuidados médicos, jardins e espaços exteriores e semi-exteriores como pátio e terraços. Todos eles articulados em torno de um pátio central, um grande espaço de conexão que lembra as "corralas", tipologia de habitação popular do centro e sul do estado espanhol.

Edifício La Borda / Lacol - Imagem 13 de 31
© Lluc Miralles
Edifício La Borda / Lacol - Imagem 28 de 31
Planta
Edifício La Borda / Lacol - Imagem 2 de 31
© Lluc Miralles

(2) Sustentabilidade e qualidade ambiental: O objetivo é construir a edificação com o menor impacto ambiental, tanto na obra como na sua vida útil e, sobretudo, conseguir conforto nas habitações com consumo mínimo para reduzir os custos globais de acesso à casa. Partimos da convicção de que a melhor estratégia é reduzir a procura inicial de todos os vetores ambientais da edificação (energia, água, materiais e resíduos), especialmente ao nível energético, onde priorizamos estratégias passivas para maximizar o aproveitamento dos recursos existentes.

Edifício La Borda / Lacol - Imagem 11 de 31
© Lluc Miralles
Edifício La Borda / Lacol - Imagem 21 de 31
Planta de Situação
Edifício La Borda / Lacol - Imagem 5 de 31
© Lluc Miralles

(3) Participação do usuário. A autopromoção e consequente gestão coletiva implica que a participação dos futuros usuários no processo (desenho, construção e utilização) seja a variável mais importante e diferencial do projeto, gerando uma oportunidade de encontro e projeção com eles e suas necessidades específicas. Durante o projeto, a participação foi articulada através da comissão de arquitetura, que era o elo entre a equipe técnica e a assembleia geral, e responsável pela preparação das oficinas de arquitetura. Oficinas de imaginação, programa, estratégias de projeto, estratégias ambientais, tipologia e reuniões foram realizadas para a validação do projeto preliminar.

Edifício La Borda / Lacol - Imagem 18 de 31
© Lluc Miralles
Edifício La Borda / Lacol - Imagem 9 de 31
© Lacol

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de la Constitució, 85, 08014 Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício La Borda / Lacol" [Edificio La Borda / Lacol] 06 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945797/edificio-la-borda-lacol> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.