Espaços ocasionais: intervenções temporárias para um desenvolvimento urbano duradouro

Quando as ruas estão vazias, as calçadas intocadas e as cortinas fechadas, a cidade parece sem vida. Quando as empresas fecham, os escritórios se tornam remotos e a atividade econômica diminui, os mecanismos que operam uma cidade ficam ociosos. Espaços e terrenos vagos são muitas vezes percebidos como “fracassados”, refletindo o declínio urbano e a deterioração econômica. O vazio, no entanto, mantém a esperança de possibilidades e mudanças. Quando os vazios urbanos estão à beira da transformação, o que acontece nesse meio tempo?

Espaços ocasionais: intervenções temporárias para um desenvolvimento urbano duradouro - Imagem 2 de 6Espaços ocasionais: intervenções temporárias para um desenvolvimento urbano duradouro - Imagem 3 de 6Espaços ocasionais: intervenções temporárias para um desenvolvimento urbano duradouro - Imagem 4 de 6Espaços ocasionais: intervenções temporárias para um desenvolvimento urbano duradouro - Imagem 5 de 6Espaços ocasionais: intervenções temporárias para um desenvolvimento urbano duradouro - Mais Imagens+ 1

Qualquer cidade é testemunha do constante ciclo de desenvolvimento e vacância, um fenômeno natural que segue o avanço econômico e de infraestrutura. Historicamente, terrenos baldios - abandonados ou ainda a serem urbanizados - têm sido hospedeiros de apropriações temporárias para uso público. Iniciativas urbanas organizadas pela comunidade foram iniciadas por ativistas para trazer o espaço improdutivo de volta ao uso efetivo.

Espaços ocasionais: intervenções temporárias para um desenvolvimento urbano duradouro - Imagem 5 de 6
Agora Maximus, Projeto de Urbanismo Tático / LAAB Collective + Signature Design Communication. Imagem © Raphaël Thibodeau

Os jardins temporários, em Londres, são um exemplo de urbanismo transitório guiado por uma visão comunitária de “utilizar o que puder”. Depois de uma longa luta, a permissão para usar o terreno como horta comunitária foi concedida temporariamente, pois o governo pode querer utilizá-lo no futuro. Cerca de 50 anos depois, os moradores locais continuam mantendo, protegendo e desfrutando do jardim que dificilmente será utilizado pelo município tão cedo.

O termo "meanwhile spaces " refere-se a locais em desuso alugados ou emprestados por um determinado período de tempo pelo setor público ou por investidores para grupos comunitários locais, organizações artísticas, startups e instituições de caridade. Esses locais podem ser lojas, prédios, espaços abertos ou terrenos vagos ou subutilizados. Os contratos temporários permitem que grupos comunitários, pequenos negócios ou indivíduos exerçam atividades econômicas para gerar valor social ao bairro e aos seus habitantes.

Espaços ocasionais: intervenções temporárias para um desenvolvimento urbano duradouro - Imagem 6 de 6
Capela Temporária Alhambra's Cross / Colab-19 + Sociedad Colombiana de Arquitectos. Imagem © Alberto Roa

O surgimento de espaços subutilizados aumenta em momentos de dificuldades como recessões econômicas ou mais recentemente, a pandemia de COVID-19. Enquanto isso, em resposta à crise sanitária, o aluguel temporário dos espaços proporcionou usos adaptativos e práticos. Os hotéis foram rapidamente transformados em centros de atendimento e os espaços públicos foram adaptados para apoiar a atividade social segura e o compartilhamento de recursos. Mesmo após os momentos de lockdown, quando lojas, bancos, cinemas e escritórios passaram a funcionar online, seus espaços vazios marcaram os bairros e centros das cidades com falta de atividade pública. Semelhante aos jardins temporários, espaços comunitários surgiram para fortalecer a resiliência das organizações locais e do espaço público.

A intenção por trás desses espaços é desenvolver ideias inovadoras e capacitar a comunidade local. Por meio de intervenções como áreas de encontro, espaços de aprendizado e treinamento, lojas pop-up, restaurantes e exposições, as áreas urbanas e suas comunidades testemunham uma transformação positiva. O arrendamento pode durar alguns dias ou alguns anos. O impacto nas localidades pode durar a vida toda.

Espaços ocasionais: intervenções temporárias para um desenvolvimento urbano duradouro - Imagem 3 de 6
Melhorando as condições de vida dos vendedores ambulantes durante a Covid-19 Dhaka e Khulna, Bangladesh. Cortesia da imagem de UN-Habitat, Global Public Space Programme

Explorando o uso em escala, Les Grand Voisins - localizado no antigo Hospital Saint Vincent de Paul, em Paris - foi desenvolvido como um espaço para a comunidade se reconectar com a sociedade e o trabalho. O projeto de uso misto abriga um espaço alugado para empreendedores e criativos e um local ao ar livre reinventado para atender a um programa de atividades artísticas e culturais. Atividades comerciais como restaurantes, lojas, eventos e parques de campismo foram introduzidas para ajudar a financiar os custos de manutenção e gerenciamento do projeto, que ocupava o local sem pagar aluguel. O espaço está atualmente fechado enquanto a reconstrução do hospital é retomada. A marca Le Grand Voisins permanece tangível no local e pode influenciar futuros cenários urbanos pós-desenvolvimento.

Espaços ocasionais: intervenções temporárias para um desenvolvimento urbano duradouro - Imagem 2 de 6
Les Grands Voisins, Paris. Imagem © Yes We Camp

Enquanto isso, os espaços incentivam o empreendedorismo, diminuindo o ônus financeiro das comunidades locais. Espaços acessíveis e termos flexíveis permitem que startups experimentais floresçam na localidade, criando empregos, atividades públicas e serviços que melhoram a coesão e a resiliência da comunidade. Enquanto isso, esses espaços promovem a construção de comunidades inclusivas, aprimorando o capital social por meio do desenvolvimento de habilidades locais e melhorando os resultados ambientais para promover a saúde e o bem-estar. A reativação de espaços abandonados também ajuda a reduzir a expansão urbana e o desenvolvimento ineficiente.

Além das comunidades, esses espaços também beneficiam investidores, proprietários de terras e autoridades. A locação de espaço para uso temporário reduz a chance de ocupação não autorizada e gera receita. O espaço comunitário de curto prazo pode servir como fonte de renda para a economia local, melhorando a aparência do bairro e atraindo ainda mais oportunidades de investimento. Sob tais acordos entre o inquilino e o ocupante temporário, a papelada e o projeto começam sem problemas, tornando mais fácil estabelecer e manter o sucesso.

Espaços ocasionais: intervenções temporárias para um desenvolvimento urbano duradouro - Imagem 4 de 6
Temporary Tiger - Sala de Aula Covid / Murray Legge Architecture. Imagem © Leonid Furmansky

Em seu livro Cities by Design: The Social Life of Urban Form”, a socióloga Fran Tonkiss lembra aos urbanistas que “os contextos urbanos tendem a mudar mais rapidamente do que as formas urbanas”. A esta luz, esses espaços são uma ferramenta eficaz para a regeneração urbana, especialmente em tempos de mudanças drásticas. Por meio dessa abordagem, os vazios espaciais urbanos são ativados refletindo as demandas sociais e as prioridades das comunidades locais à medida que evoluem. A temporalidade do uso espacial fornece uma base segura para testar ideias, construir consenso e apoiar comunidades em momentos de necessidade.

No futuro, esses espaços inspirarão esforços de ativação urbana com suas habilidades de transição para criar oportunidades de mudança de longo prazo. Eles incutem o reconhecimento de que os espaços urbanos devem ser desenvolvidos de forma adequada, respondendo às necessidades atuais e prementes da comunidade para construir gradualmente cidades resilientes.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Espaços ocasionais: intervenções temporárias para um desenvolvimento urbano duradouro" [Meanwhile Spaces: Temporary Interventions for Lasting Urban Development ] 02 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997657/espacos-ocasionais-intervencoes-temporarias-para-um-desenvolvimento-urbano-duradouro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.