Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design

"Nosso planeta está sufocando com plástico", afirma as Nações Unidas. Embora o material feito pelo homem tenha muitos usos valiosos, nosso vício em produtos plásticos de uso único levou a severas questões econômicas, de saúde e ambientais. Aproximadamente um milhão de garrafas plásticas são compradas a cada minuto e cinco trilhões de sacos plásticos são usados todos os anos em todo o mundo - usados apenas uma vez e depois jogados fora. Plásticos e microplásticos chegaram a todos os cantos de nosso ambiente natural, desde os picos das montanhas mais altas até as profundezas dos oceanos. Tanto que eles se tornaram parte do registro fóssil da Terra e criaram um habitat microbiano marinho totalmente novo conhecido como "Plastisfera".

Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design - Imagem 3 de 8Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design - Imagem 2 de 8Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design - Imagem 5 de 8Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design - Imagem 4 de 8Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design - Mais Imagens+ 3

Ameaçando nossa capacidade de conter o aumento da temperatura global dentro do limite crítico de 1,5°, a poluição plástica tem causado efeitos desastrosos. Estes são especialmente evidentes na Península Antártica, onde as temperaturas aumentaram cinco vezes mais rápido que a média global no último meio século. Como resultado, 75% de todas as áreas glaciais derreteram e, se violarmos o limite de 1,5° C, as geleiras desaparecerão completamente. Os níveis do mar aumentarão, os recifes de coral se deteriorarão e os eventos climáticos extremos se tornarão mais frequentes. Então, como podemos abordar isso através do design? Misturando ingenuidade e criatividade com inovação tecnológica, arquitetos e designers podem contribuir com seu próprio grão de areia. Nagami e Ecoalf, por exemplo, o fizeram em um de seus projetos mais recentes: um interior impresso em 3D feito com plásticos reciclados.

Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design - Imagem 4 de 8
© Alfonso Quiroga

Reaproveitando 3,3 toneladas de resíduos plásticos

Ecoalf, pioneira em moda ecológica, uniu forças com Nagami, um estúdio de design orientado em tecnologia que visa redefinir o conceito de design, produção e consumo por meio de impressão 3D robótica em larga escala. Compartilhando interesse em fabricação sustentável, as duas marcas espanholas fizeram parceria para criar uma loja Net Zero e Lixo Zero em Las Rozas, Madri. O novo espaço dá a 3,3 toneladas de resíduos de plástico uma segunda vida, que pode ser completamente reutilizada para projetos futuros no final de seu ciclo de vida e é quase infinitamente reciclável, perdendo apenas um por cento de seu desempenho estrutural a cada novo uso.

Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design - Imagem 5 de 8
© Alfonso Quiroga

Todas as paredes, prateleiras e vitrines são feitas de plástico 100% reciclado e reaproveitado impressos em 3D para se parecer com uma geleira derretida, aumentando a conscientização sobre os efeitos das mudanças climáticas (e como as novas tecnologias podem contribuir para mitigá-las). O plástico é proveniente principalmente de hospitais e todos os elementos são produzidos localmente na Espanha, minimizando as emissões de CO2.

Este projeto reúne design e tecnologia para aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas e inspirar uma mudança real. - Javier Goyeneche, fundador e presidente da Ecoalf

Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design - Imagem 6 de 8
© Alfonso Quiroga

Referenciando a maneira como o vento e a neve corroem o gelo ao longo do tempo, a instalação escultural impressa em 3D envolve o espaço de 90 m² e é usada para expor as roupas, acessórios e calçados de alta qualidade da Ecoalth, todos feitos de materiais reciclados e de baixo impacto. No chão, os azulejos de pedra natural exibem veias que evocam a impressão de rachaduras no gelo, aumentando a sensação de caminhar em uma geleira.

Empurrando os limites da tecnologia de impressão 3D

A impressão 3D revolucionou a indústria, oferecendo aos designers um novo e emocionante conjunto de ferramentas que lhes permitem otimizar o processo de design, protótipo de maneira rápida e eficiente, criar peças personalizadas com geometrias cada vez mais complexas e promover a sustentabilidade através do uso de materiais reciclados. Nesse caso, como revelado por Manuel Jiménez García, co-fundador e CEO da Nagami, as formas onduladas que cobrem todas as superfícies da loja empurraram a tecnologia de impressão robótica ao seu limite.

Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design - Imagem 2 de 8
Courtesy of Nagami

Nagami criou os painéis de plástico usando um braço robótico equipado com uma extrusora personalizada que pode imprimir formas tridimensionais complexas. A impressão 3D tradicional geralmente envolve camadas, mas, ajustando a orientação do robô, foi possível criar a geometria curva que caracteriza esse projeto único. Como as paredes são divididas em painéis e unidas usando conectores que fazem parte da estrutura impressa, a tolerância tinha que ser extremamente precisa para que os componentes se encaixassem perfeitamente. A tecnologia de ponta deu vida a esse design distinto, permitindo que os profissionais de design traduzissem sua ambiciosa visão criativa em uma realidade concreta.

Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design - Imagem 8 de 8
Courtesy of Nagami
Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design - Imagem 3 de 8
Courtesy of Nagami

Com as temperaturas globais aumentando em um ritmo alarmante, devemos buscar abordagens inovadoras para projetar espaços que expandam os limites da imaginação e nos ajudem a imaginar um ambiente construído mais sustentável. A impressão 3D é uma das tecnologias cada vez mais avançadas que podem guiar o setor a um futuro mais verde e saudável; A loja boutique de inspiração nas geleiras em Madri é uma prova de seu imenso potencial.

Precisamos urgentemente repensar a maneira como produzimos e consumimos para provocar uma mudança real no setor. Hoje, a impressão 3D nos permite trazer à vida espaços que antes eram inimagináveis, produzidos localmente não apenas usando materiais reciclados, mas estabelecendo cadeias de produção mais limpas, mais sustentáveis e flexíveis. E isso já é uma realidade. -Manuel Jiménez García, co-fundador e CEO da Nagami

Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design - Imagem 7 de 8
© Alfonso Quiroga

Visite o site de Nagami ou assista a este vídeo para saber mais sobre o projeto.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design" [3D Printed Interior with Upcycled Plastic: Reducing Waste, Enhancing Design] 11 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996898/um-interior-impresso-em-3d-com-plastico-reciclado-reduzindo-os-residuos-e-aprimorando-o-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.