Novo ano, nova casa: ideias para transformar o seu lar com pequenas ações

Durante todo o ano de 2022 trouxemos diferentes ideias para casas. De métodos que você pode fazer sem qualquer experiência prévia e com materiais acessíveis até projetos mais elaborados que exigem uma reforma completa do espaço. Sabemos que ao chegar no final do ano, muitas pessoas desejam trazer uma nova atmosfera para o próprio lar. Por isso, hoje reunimos algumas dicas que possuem as execuções mais simples e outras que ajudam a elaborar a transformação necessária para os ambientes da sua residência.

Novo ano, nova casa: ideias para transformar o seu lar com pequenas ações - Imagem 2 de 10Novo ano, nova casa: ideias para transformar o seu lar com pequenas ações - Imagem 3 de 10Novo ano, nova casa: ideias para transformar o seu lar com pequenas ações - Imagem 4 de 10Novo ano, nova casa: ideias para transformar o seu lar com pequenas ações - Imagem 5 de 10Novo ano, nova casa: ideias para transformar o seu lar com pequenas ações - Mais Imagens+ 5

Ocupando as paredes

Planos verticais e verdadeiras telas abertas para intervenção, as paredes além de receber cores que tem o potencial de alterar a forma como você percebe o espaço, podem ser ocupadas por diversos elementos. Se você pretende fazer um diferente uso de prateleiras, materiais recicláveis, brincar com as texturas, vale a pena rever nossas dicas sobre como decorar a parede da sala?

Novo ano, nova casa: ideias para transformar o seu lar com pequenas ações - Imagem 5 de 10
Apartamento Alagoas 14 / vapor arquitetura. Foto: © Isadora Fabian

Agora, se a ideia é trazer diferentes artes e criar uma galeria dentro da própria casa, não deixe de ver as diferentes formas de pendurar quadros na sua casa.

Novo ano, nova casa: ideias para transformar o seu lar com pequenas ações - Imagem 2 de 10
Apartamento 112 Sul / CoDA arquitetos. Foto: © Joana França

Agradando o seu pet

Cada vez mais os animais de estimação recebem uma grande atenção de seus donos. Por isso, muitos tem optado por criar espaços dedicados a eles. Assim, os bichanos conseguem se exercitar e encontrar nichos de descanso. Mas, pensar o espaço de convivência entre humanos e pets também envolve criar lugares nos quais seus objetos mais preciosos - e que não podem ser quebrados - estejam seguros. Falamos mais sobre o tema e trouxemos diversos projetos como referências aqui.

Novo ano, nova casa: ideias para transformar o seu lar com pequenas ações - Imagem 10 de 10
Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura. Foto: © Cris Farhat

Trazendo mais personalidade para o espaço

Por questões econômicas ou falta de referências, é cada vez mais comum as casas se parecerem umas com as outras, utilizando os mesmos objetos de design ou soluções padrões. Para tornar o espaço mais único, apostar em elementos artesanais pode ser uma boa alternativa, visto que eles são ímpares e podem contar uma história além dos produtos mais industrializados. Outra dica está em tirar partido dos pontos focais da sua casa para pensar o layout. E, por fim, uma das tendências do ano estava em pensar a Decoração Emotiva, criando espaços que possam abrigar e ajudar você a criar ou lidar com os seus sentimentos.

Novo ano, nova casa: ideias para transformar o seu lar com pequenas ações - Imagem 7 de 10
Residência EA / Solange Cálio Arquitetos. Foto: © Denilson Machado – MCA Estúdio

Pequenos ambientes, grandes mudanças

Para trazer um novo ar à casa não são necessárias grandes intervenções. A mudança em pequenos ambientes já pode brindar uma novidade no seu cotidiano. Assim, pensar o paisagismo em banheiros ou ainda rever como você decora o seu hall de entrada podem ser um bom primeiro passo para as mudanças desejadas.

Novo ano, nova casa: ideias para transformar o seu lar com pequenas ações - Imagem 6 de 10
Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura. Foto: © Marcelo Donadussi

Tornando os espaços mais versáteis

Muitas vezes gostaríamos de ter uma área maior nas nossas casas. Para lidar com isso, é importante que cada espaço seja o mais versátil possível e consiga trazer diferentes usos para um mesmo ambiente. Para facilitar diferentes usos, apresentamos diversas formas de ampliar a sensação de espaço a partir de suas sacadas ou varandas, dicas sobre como aproveitar as janelas e, para os ciclistas, apontamos algumas soluções para guardar suas bicicletas.

Novo ano, nova casa: ideias para transformar o seu lar com pequenas ações - Imagem 4 de 10
Apartamento Lagoa / Estúdio Minke. Foto: © André Scarpa

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Resumo do ano. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Novo ano, nova casa: ideias para transformar o seu lar com pequenas ações" 01 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993096/novo-ano-nova-casa-ideias-para-transformar-o-seu-lar-com-pequenas-acoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.