Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção

Como seria um projeto se as emoções do usuário fossem parte do programa? Planejar ambientes que possam acolher diferentes sensações é, segundo o Pinterest Predicts 2022, uma das tendências de decoração para os próximos anos. Cada vez mais pessoas tem procurado como montar quartos que proporcionam uma exaltação de seus sentimentos, não importa se o objetivo é ficar mais tranquilo, externar sua raiva, ouvir música ou fazer uma atividade de lazer, o foco da dita "decoração emotiva" está em fazer com que as emoções fluam livremente e de forma segura.

Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Imagem 2 de 14Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Imagem 3 de 14Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Imagem 4 de 14Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Imagem 5 de 14Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Mais Imagens+ 9

Com cada vez mais atividades e um acumúlo de informações diárias, criar um canto reservado para conseguir recarregar as energias, ficar em silêncio ou expressar tudo o que se sente é um objetivo para muitas pessoas, afinal, o espaço reflete diretamente no comportamento humano. "Quartinho biblioteca", "quarto dos cristais" e até "quarto da raiva" são considerados termos de pesquisa que estão virando tendência na análise global de dados do Pinterest, que os agrupou sob uma nova categoria de decoração: a emotiva.

Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Imagem 6 de 14
Escritório e Set de Gravação Ponyo in the Garage / Fast and Furious Production Office. Foto: © Amores Pictures

Dado o tamanho do interesse do público nesse tema, provavelmente ele irá se destacar cada vez mais no campo do design de interiores, por isso, reunimos alguns pontos importantes na hora de pensar o espaço de acordo com as sensações que as pessoas buscam.

O poder das cores

Assim como as cores numa obra de arte podem despertar diferentes emoções, as cores e texturas de um edifício ou ambiente podem influenciar profundamente a sensação das pessoas que o usam. No geral, a escolha do tom que estará numa parede e a forma como ela é pintada podem ter efeitos complexos sobre como seus usuários se sentem, sendo possível ampliar a sensação de iluminação, criar ilusões de ótica e alterar a percepção do ambiente de forma drástica.

Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Imagem 13 de 14
Espaço Editorial Encuentro / FRPO Rodriguez & Oriol. Foto: © Imagen Subliminal

Nesse sentido, para chegar na cor (ou cores) de um ambiente para potencializar quais sensações ele deverá traduzir, é importante avaliar ao menos dois importantes fatores: o efeito que cada tonalidade traz para o usuário e como o modo de colocá-las no ambiente pode alterar sua percepção.

Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Imagem 11 de 14
Casa Ilona / Grupo Culata Jovái. Foto: © Federico Cairoli

Iluminação para todos os gostos (e emoções)

Se utilizados de forma inteligente e criativa, sistemas de iluminação proporcionam muito mais do que apenas uma fonte de luz. Um bom projeto luminotécnico cria diferentes atmosferas, desperta emoções e transmite mensagens. Por exemplo, você já reparou a diferença que há entre luzes de cor branca ou tons amarelados? As primeiras são melhores para ambientes de trabalho por se aproximarem da iluminação natural e serem mais confortáveis para os olhos. As últimas, ajudam a regular a temperatura de um determinado espaço, proporcionando uma maior sensação de aconchego e bem estar.

Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Imagem 8 de 14
Rombo IV / Miguel Angel Aragonés. Fotos: © Joe Fletcher

As cores dadas por uma iluminação artificial são mais versáteis e podem mudar a ambiência de um cômodo facilmente: seja pela instalação de diferentes lâmpadas ou através de uma mesma única fonte que emite diversas cores. Sendo assim, vale dar uma olhada no impacto da iluminação nos espaços interiores e também em algumas possibilidades de desenhar a luz no espaço.

Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Imagem 7 de 14
Rombo IV / Miguel Angel Aragonés. Fotos: © Joe Fletcher

Um lugar de silêncio

Pensar a acústica de um lugar nem sempre exige um alto investimento em esquadrias e mantas de isolamento. É possível melhorar a qualidade do som ambiente com algumas soluções mais simples e baratas - claro, caso seja necessário um silêncio absoluto vale lembrar que a consultoria de um profissional é fundamental.

Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Imagem 14 de 14
Apartamento MER / Jacobsen Arquitetura. Foto: © Fran Parente

Mas, em geral, o uso de tapetes e cortinas já ajudam a absorver o som, é importante que os tecidos sejam grossos para uma melhor eficácia e também ocupem uma boa proporção da área total. Outra maneira de diminuir bem os ruídos está em preencher os vãos que as portas e janelas deixam, e pensar em forros ou elementos que possam absorvê-los no teto. Além disso, componentes de mobiliário como uma estante de livros também ajudam a conformar uma barreira de som. Elas podem ser colocadas principalmente ao lado das divisórias mais finas, aumentando o isolamento de um ambiente para o outro.

Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Imagem 2 de 14
Children’s Library at Concourse House / Michael K. Chen Architecture. Foto: © Alan Tansey

As plantas e seus benefícios

Cada vez se fala mais do uso de plantas no design de interiores. Não é a toa, sucesso dos jovens às avós, as samambaias, orquídeas, costelas-de-adão e qualquer outra espécie sempre trazem aconchego para o ambiente. Esse sentimento tem nome: biofilia. O termo pode ser definido como uma noção de que os seres humanos possuem uma tendência inata de buscar proximidade à natureza. No projeto de um espaço, se manifesta como uma abordagem responsiva e intimamente conectada com as necessidades físicas e emocionais dos usuários.

Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Imagem 3 de 14
Instalação Botânico / STUDIO PIPPA. Foto: © Julia Totoli

Diversos estudos demonstram que apropriar-se de formas e elementos naturais, bem como promover as relações físicas e visuais com a paisagem natural é uma ação que gera um impacto positivo no bem-estar das pessoas. Sendo assim, trazer o verde para um contato mais próximo no seu cotidiano, pode ajudar a trabalhar suas emoções. Afinal, além dos fatores estéticos, acompanhar o crescimento de uma planta, entender como ela vai se modificando de acordo com a luz e o espaço, mexer com a terra e ver o florir durante a primavera, são apenas alguns dos atos que trazem novos valores e sentimentos para cada usuário.

Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Imagem 10 de 14
Espaço Smart Work / Piacesi Arquitetos Associados. Foto: © Gustavo Xavier

Ambientes temáticos

Quarto da raiva, da música, dos cristais, da biblioteca, da massagem. São todos ambientes que por adotarem um tema facilitam a concepção do projeto e ajudam a atingir o objetivo desejado, deixando quem o usa mais à vontade para sentir determinadas emoções. Sendo assim, vale a pena compreender qual é o desejo por trás da construção de um ambiente e focar em objetos e cores que se aproximem do tema, sem esquecer de investir na qualidade do mobiliário para garantir um maior conforto e funcionalidade.

Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção - Imagem 4 de 14
Padaria Breadway / Lera Brumina + Artem Trigubchak. Foto: © Mikhail Loskutov

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Decoração emotiva: a tendência dos espaços voltados para a emoção" 18 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979373/decoracao-emotiva-a-tendencia-dos-espacos-voltados-para-a-emocao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.