Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa

Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa - Imagem 2 de 10Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa - Imagem 3 de 10Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa - Imagem 4 de 10Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa - Imagem 5 de 10Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa - Mais Imagens+ 5

Na arquitetura, o mais comum é desenhar apenas para os humanos. No entanto, abranger o escopo do projeto para outras espécies é um exercício que vem sendo proposto em diversas encomendas. De um mobiliário específico até o design de interiores todo pensado para o animal, as possibilidades de criar um ambiente mais lúdico e confortável, tanto para humanos quanto para os animais, são diversas. 

Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa - Imagem 2 de 10
Apartamento Higienópolis / Teresa Mascaro. Foto: © Pedro Mascaro

São diversos os projetos que partem dessa pauta e geram espaços para que os gatos consigam fazer exercícios, encontrar nichos de descanso, para não acessarem partes que possuem elementos decorativos e arremessá-los no chão ou, até mesmo, por questões de seguranças do próprio bichano.

Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa - Imagem 10 de 10
Nionohama Apartment House Renovation / ALTS Design Office. Foto: © Fuji-Shokai / Masahiko Nishida

No Apartamento Fradique, realizado pelo Studio92 Arquitetura, uma das principais exigências era que a cozinha fechasse o acesso dos gatos enquanto estivessem cozinhando, pois no passado, um dos pets sofreu um pequeno acidente no fogão. Portanto, aqui eles perderam o acesso a esse espaço, mas ganharam protagonismo na estante da sala, que foi desenhada para ter o uso de “playground” pelos gatos e sem perder sua função. Nela, os gatos conseguem acesso para alguns nichos e prateleiras, de forma que sua circulação é limitada para não terem acesso nas partes que recebem objetos de decoração. Pensando em estantes, outro exemplo está na proposta de Teresa Mascaro realizada no Apartamento Higienópolis, na qual as prateleiras de compensado naval na sala, através de buracos, permitem que os gatos se exercitem e subam até o nível mais alto, em concreto armado, que contorna toda área social e serve de recurso para iluminação indireta.

Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa - Imagem 5 de 10
Apartamento Fradique / Studio92 Arquitetura. Foto: © Mariana Orsi

Numa ação mais modesta, mas que ainda olha para os residentes felinos, uma mesa de centro foi desenhada para que servisse de rede a eles no Apartamento Mira, projetado pelo SuperLimão. Já no Apartamento Loloite, URBANODE arquitetura foi um pouco além e desenhou um móvel para os gatos da casa, que faz as vezes de guarda-corpo para a escada.

Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa - Imagem 9 de 10
Apartamento Mira / SuperLimão. Foto: © Maíra Acayaba
Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa - Imagem 6 de 10
Apartamento Loloite / URBANODE arquitetura. Foto: © Marcelo Donadussi

Nesse sentido mais multifuncional, de aproveitar algum função já existente da casa para transformá-la num mobiliário para gatos, Adhoc Arquitectura y Territorio, criou um espaço próprio para gatos na Casa f(x): um jardim que se materializa em armários rolantes, com buracos e degraus concebidos para que os felinos possam brincar, servindo ao mesmo tempo como elementos que ocultam a lavanderia.

Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa - Imagem 4 de 10
Casa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio. Foto: © David Frutos
Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa - Imagem 8 de 10
Casa rosada dos gatos / KC Design Studio. Foto:© Hey! Cheese

Por fim, em intervenções mais radicas, temos dois exemplos nos quais os apartamentos possuem ambientes pensado especificamente para os animais de estimação. No caso do Apartamento Arluzia, desenhado por Matú Arquitetura, a cliente expressou desde o início o interesse em "gatificar" o seu lar, o que trouxe uma ótica específica para o projeto e permitiu elaborar um desenho que atendesse a todos tanto em nível de função quanto de estética através de uma estante-playground para os gatos ou até mesmo pelo simples gesto de uma passagem inferior pelas portas, a fim de permitir a circulação dos bichos. Já o KC Design Studio, por meio de detalhes, encontrou a transformação do conceito entre os espaços como mobiliário e o mobiliário como espaço na Casa Rosada dos Gatos, onde, por exemplo, a escada na qual os gatos caminham combina com a mesa do escritório do proprietário, assim o dono pode trabalhar e brincar com os animais ao mesmo tempo.

Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa - Imagem 7 de 10
Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura. Foto: © Cris Farhat

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Mobiliário para gatos: mais conforto e saúde para os felinos em casa" 20 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977799/mobiliario-para-gatos-mais-conforto-e-saude-para-os-felinos-em-casa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.