Apartamento Mira / SuperLimão

Apartamento Mira / SuperLimão - Madeira, Mesa, CadeiraApartamento Mira / SuperLimão - Imagem 3 de 31Apartamento Mira / SuperLimão - Prateleira, Cama, Dormitório, JanelaApartamento Mira / SuperLimão - Pia, Prateleira, BancadaApartamento Mira / SuperLimão - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: SuperLimão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bel Colore, Carbono, Casa Fortaleza, Estúdio Bola, Estúdio Paulo Alves, Fabia Escobar, Fernando Jaeger, LD Arti, Ornare, Phenícia, Prototype, Securit
  • Equipe De Projeto: Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Antonio Carlos Figueira de Mello, Juliana Sae, Carolina Gurgel
  • Engenharia: ANF
  • Marcenaria: Art In Wood
  • Paisagismo: Teco Paisagismo
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Mira / SuperLimão - Mesa, Cadeira, Viga
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O partido arquitetônico do projeto para o apartamento no Edifício Mira, em São Paulo, foi criar uma atmosfera contemporânea e ao mesmo tempo com cara de casa, a partir da escolha dos acabamentos, materiais e mobiliário. Entregue na laje, o imóvel deveria contar com três suítes, escritório, sala de visitas integrada à sala e à cozinha, home theater, lavanderia e uma generosa despensa.

Apartamento Mira / SuperLimão - Viga
© Maíra Acayaba
Apartamento Mira / SuperLimão - Imagem 29 de 31
Planta
Apartamento Mira / SuperLimão - Mesa, Prateleira, Cadeira, Viga, Dormitório
© Maíra Acayaba

Projetado para receber um casal com dois filhos e seus gatos, os espaços foram pensados para atender às diferentes necessidades da família. O escritório deveria ser bem pensado, já que os clientes costumam trabalhar em casa; foi desenhado pelo SuperLimão um sofá confortável para acomodar toda família e planejada uma cozinha integrada à sala de jantar. Para as gatas, foi desenvolvida uma mesa de centro que servisse de rede. O casal pediu que o hall tivesse um espaço para guardar sapatos e, para isso, foi desenhado um banco de madeira com uma prateleira sob o assento: sentar para descalçar-se em um lugar funcional.

Apartamento Mira / SuperLimão - Imagem 3 de 31
© Maíra Acayaba
Apartamento Mira / SuperLimão - Prateleira, Cama, Dormitório
© Maíra Acayaba

A concepção se deu a partir de quatro elementos: o cimento, a madeira, o tijolo e uma extensa paleta de cores. O cimento queimado se espalha no apartamento pelo piso e toma a forma de uma bancada de concreto que atravessa toda a sala até o home theater. A madeira foi utilizada no forro da área social e no piso do home theater. O tijolo, já presente na fachada do prédio, foi trazido para dentro na parede da sala de jantar. Foram utilizadas mais de 35 cores, aplicadas em paredes, forros, portas, marcenarias e luminárias.

Apartamento Mira / SuperLimão - Madeira, Mesa, Cadeira
© Maíra Acayaba
Apartamento Mira / SuperLimão - Viga
© Maíra Acayaba

No layout, a posição da porta de entrada foi alterada a fim de se aproveitar a parede da sala de estar: a bancada de concreto que corre a sala até a sala de tv serve como apoio para enfeites e quadros, além de abrigar um armário abaixo dela. O porcelanato da cozinha, entregue com o apartamento, foi substituído pelo piso de cimento queimado para aumentar ainda mais a integração entre a sala de jantar e a cozinha. Foi desenhado um tapete de ladrilho hidráulico ao redor da ilha do fogão, variando entre quatro tons de verdes e azuis.

Apartamento Mira / SuperLimão - Bancada, Cozinha, Pia, Viga, Janela
© Maíra Acayaba
Apartamento Mira / SuperLimão - Cadeira, Janela, Terraço
© Maíra Acayaba

A churrasqueira foi desmontada e transformada em um espaço para fazer pizza. A cuba e o espaço da churrasqueira foram mantidos e cobertos por uma bancada de pedra. O projeto de iluminação buscou soluções de iluminação indireta, por meio de led nas prateleiras e sancas, e iluminação pontual com o uso de abajures. O paisagismo é prático e funcional: foram dispostos vasos com árvores frutíferas e uma pequena horta.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Mira / SuperLimão" 23 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908533/apartamento-mira-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.