O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Renovação
  4. Brasil
  5. SuperLimão Studio
  6. 2018
  7. Apartamento Mira / SuperLimão Studio

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Apartamento Mira / SuperLimão Studio

  • 21:00 - 23 Janeiro, 2019
Apartamento Mira / SuperLimão Studio
Apartamento Mira / SuperLimão Studio, © Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

© Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba + 31

  • Arquitetos

  • Localização

    São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil
  • Equipe de Projeto

    Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Antonio Carlos Figueira de Mello, Juliana Sae, Carolina Gurgel
  • Área

    240.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O partido arquitetônico do projeto para o apartamento no Edifício Mira, em São Paulo, foi criar uma atmosfera contemporânea e ao mesmo tempo com cara de casa, a partir da escolha dos acabamentos, materiais e mobiliário. Entregue na laje, o imóvel deveria contar com três suítes, escritório, sala de visitas integrada à sala e à cozinha, home theater, lavanderia e uma generosa despensa.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
Planta
Planta
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Projetado para receber um casal com dois filhos e seus gatos, os espaços foram pensados para atender às diferentes necessidades da família. O escritório deveria ser bem pensado, já que os clientes costumam trabalhar em casa; foi desenhado pelo SuperLimão um sofá confortável para acomodar toda família e planejada uma cozinha integrada à sala de jantar. Para as gatas, foi desenvolvida uma mesa de centro que servisse de rede. O casal pediu que o hall tivesse um espaço para guardar sapatos e, para isso, foi desenhado um banco de madeira com uma prateleira sob o assento: sentar para descalçar-se em um lugar funcional.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

A concepção se deu a partir de quatro elementos: o cimento, a madeira, o tijolo e uma extensa paleta de cores. O cimento queimado se espalha no apartamento pelo piso e toma a forma de uma bancada de concreto que atravessa toda a sala até o home theater. A madeira foi utilizada no forro da área social e no piso do home theater. O tijolo, já presente na fachada do prédio, foi trazido para dentro na parede da sala de jantar. Foram utilizadas mais de 35 cores, aplicadas em paredes, forros, portas, marcenarias e luminárias.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

No layout, a posição da porta de entrada foi alterada a fim de se aproveitar a parede da sala de estar: a bancada de concreto que corre a sala até a sala de tv serve como apoio para enfeites e quadros, além de abrigar um armário abaixo dela. O porcelanato da cozinha, entregue com o apartamento, foi substituído pelo piso de cimento queimado para aumentar ainda mais a integração entre a sala de jantar e a cozinha. Foi desenhado um tapete de ladrilho hidráulico ao redor da ilha do fogão, variando entre quatro tons de verdes e azuis.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

A churrasqueira foi desmontada e transformada em um espaço para fazer pizza. A cuba e o espaço da churrasqueira foram mantidos e cobertos por uma bancada de pedra. O projeto de iluminação buscou soluções de iluminação indireta, por meio de led nas prateleiras e sancas, e iluminação pontual com o uso de abajures. O paisagismo é prático e funcional: foram dispostos vasos com árvores frutíferas e uma pequena horta.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Mira / SuperLimão Studio" 23 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908533/apartamento-mira-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.