Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura

Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MesaApartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, CadeiraApartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama, VigaApartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Matú Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cris Farhat
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Branco Casa, Casa Trópico, Ceci Yakabi, Deezing Kids, Dpot Objetos, Estúdio Bola, Il Casa Lingo, Luiza Perea, Líder Interiores, Maq Móveis, Marcenaria Santana, Mi.Dois.Mi, Paula Tsuyama Paisagista, Portobello, SABBIA, Serralheria Edição Limitada, The Cube
  • Arquitetos Responsáveis: Gabrieli Azevedo, Fernanda Lins, Bruna Marchiori, Ana Pernambuco
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa
© Cris Farhat

Descrição enviada pela equipe de projeto. Mirela e Roberto nos procuraram para projetar seu primeiro apartamento juntos. Além das demandas naturais do viver a dois, seria também uma união de famílias multiespécies (além do casal, 3 gatos e dois cachorros, sendo um deles deficiente visual). Daí em diante, mesclamos os interesses e personalidades de cada um: ela das artes, literatura, mais romântica, e ele da música, dos discos e do estilo industrial. O ponto concêntrico entre essas duas diferentes personalidades está no amor entre eles e aos animais que foram se somando à essa família tão diversa. Mirela, em nosso primeiro contato, falou sobre o interesse em "gatificar" o seu lar, e conseguimos assim elaborar um projeto que atendesse a todos tanto em nível de função quanto de estética.

Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Cris Farhat
Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Cris Farhat

Diante do contexto apresentado pelos clientes, construímos a nossa narrativa de diretrizes de projeto, de como poderíamos costurar demandas tão diferentes de uma maneira harmônica e equilibrada. Assim criamos uma área social que atende um pouco a demanda de cada um: uma estante-playground para os gatos, um sofá baixo e modular para ajudar na acessibilidade dos cachorros, um escritório para o Roberto trabalhar e tocar guitarra e um grande banco abaixo da janela para a Mirela ter seus momentos de leitura, contemplação e expor algumas peças de arte e de valor afetivo.

Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, Cadeira
© Cris Farhat
Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Imagem 28 de 30
Planta
Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Cadeira
© Cris Farhat

Nas áreas íntimas o direcionamento foi o mesmo, sendo um dos quartos o templo de meditação, leitura e exposição dos itens mais pessoais da Mirella, outro quarto com demandas maiores de armazenamento e uma linguagem mais industrial para o Roberto e enfim o quarto do casal, que na verdade é o quarto da família. Neste, o grande tablado não só amarra as demandas de armazenamento e acessibilidade, como também organiza o espaço de dormir de maneira confortável para toda família permanecer junta mas cada um com o seu espaço. Por último, a ideia de transformar o original banheiro de serviço em sauna foi um desafio interessante, principalmente pelas dimensões do espaço e as demandas e especificações funcionais para o bom funcionamento de uma sauna. Era um desejo uma sauna minimalista e impactante, e por isso também trabalhamos com uma única linha de revestimentos da Portobello tanto para piso como paredes, mas com cores diferentes e complementares em cada trecho da sauna, sem que pesasse esteticamente nesse pequeno ambiente.

Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama, Viga
© Cris Farhat

A estante de prateleiras em serralheria branca na sala sem dúvida foi um dos principais pontos, onde tentamos conciliar função e design à um equipamento que normalmente tem pouco apelo estético. Visto a importância dos bichinhos na família, tivemos liberdade para assumir este item como uma peça de destaque, com formas e dimensões compatíveis com a escala do apartamento. Outro item de grande destaque é o tablado do quarto do casal, que tem como função aconchegar todos os moradores da casa em uma só estrutura.

Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira
© Cris Farhat

Além disso, alçapões e acessos especiais auxiliam no armazenamento e organização das roupas de casa. Esse desenho foi traçado a partir do comentário que os clientes apresentaram sobre a preocupação com o acesso dos bichinhos por baixo da cama box que eles possuíam anteriormente, entrando em vãos perigosos e de difícil alcance. O tablado foi o resultado do bloqueio deste acesso, somado a demais funções facilitadoras em relação ao espaço deste ambiente. A cozinha, por sua vez, foi projetada com uma marcenaria sob medida, de cantos arredondados, pela tentativa de fugir do óbvio conciliando formas e funções mais diferenciadas.

Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, Iluminação, Prateleira
© Cris Farhat
Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Imagem 29 de 30
Axo
Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira, Janela
© Cris Farhat

Diversos mobiliários como cadeiras, poltronas e etc. utilizados no layout são da marca de mobiliários escolares dos moradores. Desde o início os clientes sugeriram que utilizássemos algumas peças da Maq. de maneira inusitada, podendo personalizar totalmente os acabamentos de cores e tecidos. Foi uma surpresa muito feliz quando nos deparamos com peças não só interessantes estéticamente e super funcionais, como também com toda uma linha assinada pelo arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum. Além da estética e funcionalidade muito bem atendidas pelas peças, foi o elo final para um lar cheio de referências afetivas da família.

Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Cris Farhat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Angélica, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura" 16 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976928/apartamento-arluzia-matu-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.