Como guardar a bicicleta em pequenos espaços?

Como guardar a bicicleta em pequenos espaços? - Imagem 1 de 9
Sant Antoni Apartment / CaSa - Colombo and Serboli Architecture. Foto: © Roberto Ruiz

Há alguns anos, a bicicleta era vista mais como uma opção de lazer e esporte em grandes cidades brasileiras. Hoje, diante da crise climática, o preço da gasolina e com planejamentos mais amigáveis aos ciclistas (mesmo que longe do ideal), a magrela tem ganhado cada vez mais destaque e se tornado uma opção de transporte para a população. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil achar um cantinho para guardar ela no nosso lar. Por isso, no Dia Mundial da Bicicleta, apresentamos algumas possibilidades para você.

Como guardar a bicicleta em pequenos espaços? - Imagem 2 de 9Como guardar a bicicleta em pequenos espaços? - Imagem 3 de 9Como guardar a bicicleta em pequenos espaços? - Imagem 4 de 9Como guardar a bicicleta em pequenos espaços? - Imagem 6 de 9Como guardar a bicicleta em pequenos espaços? - Mais Imagens+ 4

Suporte de paredes

Talvez a solução mais comum seja ocupar alguma parede que esteja sobrando na sua casa ou apartamento e pendurá-la. No mercado existem vários modelos disponíveis de suportes ou ganchos, mas você também pode criar algo mais específico para o seu canto. Nesta opção, a bicicleta fica levantada, na vertical ou horizontal, e pode servir inclusive como um elemento de decoração do espaço. Aqui, vale se atentar para o cuidado necessário para que as rodas não sujem as paredes, sendo assim, é fundamental que haja um distanciamento calculado ou a possibilidade de pintar a parede num tom mais escuro ou forrá-la com algum outro material.

Como guardar a bicicleta em pequenos espaços? - Imagem 9 de 9
Casa Pacheco Leão AL / Atelie de Arquitetura. Foto: © Andre Nazareth

Postes e prateleiras

Caso você tenha a opotunidade de um projeto próprio para o mobiliário de seu lar, o desenho das prateleiras podem servir para pensar espaços onde guardar ou apoiar sua bicicleta, seja integrada num armário maior ou em formato de nichos que permitem o encaixe dela. Outra opção, é encomendar postes de metal, do chão ao teto, que podem oferecer diferentes alturas para pendurar a sua bike. 

Como guardar a bicicleta em pequenos espaços? - Imagem 4 de 9
Apê Oficina / Tribeira. Foto: © Bernardo Moreira

Bicicleta no teto

Suspender a bicicleta pode ser uma boa alternativa para liberar ainda mais espaço útil na casa. A maneira mais simples dessa opção está em colocar dois ganchos no teto para pendurá-la de ponta cabeça, pelas rodas. Nesse caso, é necessário verificar se o teto é resistente, não apenas um gesso, para sustentar o peso necessário e, também, avaliar se existe uma altura confortável para erguer a biciclea e encaixá-la nos ganchos. Outra solução que também pode ser instalada de forma simples é um sistema de polia, ou guindastes, que possibilite o içamento da bike sem tanto esforço. A estrutura fica parecendo com a de um varal suspenso: você utiliza roldanas fixas e livres com ganchos pendurados numa corda de nylon que passa por ganchos parafusados (fixos) na parede. 

Como guardar a bicicleta em pequenos espaços? - Imagem 2 de 9
Casa Quatá / Canoa Arquitetura. Foto: © Manuel Sá

Ocupando ambientes

Por fim, sempre vale buscar por alguma área ociosa na casa, como pode ser o caso do canto de uma varanda - onde seria necessário tomar cuidado com as intempéries e garantir que a bike se mantenha protegida para evitar futuros problemas - ou embaixo de escadas, que normalmente é um espaço difícil de utilizar.

Como guardar a bicicleta em pequenos espaços? - Imagem 6 de 9
Casa RR / Escala Arquitetura. Foto: © MCA Estúdio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Como guardar a bicicleta em pequenos espaços?" 22 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983071/como-guardar-a-bicicleta-em-pequenos-espacos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.