Hall de entrada: ideias para dar as boas vindas na sua casa

Se a máxima "a primeira imagem é a que fica" for levada a sério, na arquitetura, o hall de entrada ganha uma importância fundamental. Esse pequeno espaço, além de dar as boas vindas à casa, também pode ganhar diversas outras funções: armazenar objetos, abrigar uma área de espera e leitura, distribuir a circulação da residência, expor uma pintura. Enfim, são diversas as possibilidades de pensar e ocupar esse ambiente, por isso, apresentamos aqui três diretrizes projetuais que podem te ajudar na hora de pensá-lo.

Hall de entrada: ideias para dar as boas vindas na sua casa - Imagem 2 de 13Hall de entrada: ideias para dar as boas vindas na sua casa - Imagem 3 de 13Hall de entrada: ideias para dar as boas vindas na sua casa - Imagem 4 de 13Hall de entrada: ideias para dar as boas vindas na sua casa - Imagem 5 de 13Hall de entrada: ideias para dar as boas vindas na sua casa - Mais Imagens+ 8

Elementos soltos e de apoio

Talvez a forma mais fácil de configurar um hall de entrada esteja em trazer diferentes elementos para o espaço. Bancos, poltronas, aparadores, quadros, plantas. Estes são alguns dos exemplos de como o ambiente pode ganhar mais personalidade, mas também se tornar mais funcional no dia-a-dia da casa. Para isso é importante pensar na circulação do ambiente, de forma que o mobiliário ou as plantas não compliquem a passagem.

Hall de entrada: ideias para dar as boas vindas na sua casa - Imagem 13 de 13
Casa Ex Fábrica Richaud / Richaud Arquitectura. Foto: © Manolo R. Solis

Outra dica é pensar na forma que você deseja pendurar os quadros ou espelhos, pois eles podem modificar a sensação espacial, ampliando o espaço ou o tornando mais acolhedor. Além disso, pensar em mobiliários que podem ter mais de uma função, como um banco que pode abrigar sapatos embaixo dele, é uma ótima ideia para otimizar ainda mais o espaço.

Hall de entrada: ideias para dar as boas vindas na sua casa - Imagem 4 de 13
Casa Alegre / RAWI Arquitetura + Design. Foto: © Juliana Deeke

Destaque material

Se em muitos lares o hall de entrada pode ser visto como um espaço esquecido e sem protagonismo, em outros ele se exalta a partir da cor ou do material adotado como revestimento. Pensar nas texturas ou num tema monocromático distinto do resto da casa, o coloca em lugar de destaque devido ao tom único que ganha e também pode trazer diferentes ritmos e surpresas para aqueles que visitam sua residência.

Hall de entrada: ideias para dar as boas vindas na sua casa - Imagem 7 de 13
Apartamento Cervantes / Mandarina Arquitetura. Foto: © Nathalie Artaxo

Independente do tamanho do Hall de Entrada, ou mesmo se ele é definido como um ambiente, o simples fato de destacar a área da porta de sua casa, já pode fazer toda a diferença no ambiente.

Hall de entrada: ideias para dar as boas vindas na sua casa - Imagem 10 de 13
Apartamento Una / Studio92 Arquitetura. Foto: © Mariana Orsi

Mobiliário fixo e integrador

Num projeto ainda mais complexo, é possível imaginar um grande mobiliário, como uma estante, ou um banco de maior escala, que compõe com todo o espaço e cria uma transição suave entre a área de entrada e os outros ambientes residenciais.

Hall de entrada: ideias para dar as boas vindas na sua casa - Imagem 12 de 13
Casa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura. Foto: © Ricardo Oliveira Alves

Aqui sempre vale pensar que a textura dos materiais, suas cores, iluminação ou ainda aberturas, que permitem transparência e conexão visual, são elementos fundamentais na hora de pensar a composição como um todo. 

Hall de entrada: ideias para dar as boas vindas na sua casa - Imagem 6 de 13
Apartamento FA / João Tiago Aguiar Arquitectos. Foto: © Fernando Guerra | FG+SG

Publicado originalmente em 15 de fevereiro de 2022, atualizado em 6 de dezembro de 2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Hall de entrada: ideias para dar as boas vindas na sua casa" 29 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976929/hall-de-entrada-ideias-para-dar-as-boas-vindas-na-sua-casa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.