Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa

Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 2 de 14Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 3 de 14Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 4 de 14Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 5 de 14Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Mais Imagens+ 9

Para algumas pessoas pendurar quadros nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, além das obras retratarem uma imagem que traduz parte da personalidade dos moradores, imaginar formas de composição que tornem o ambiente ainda mais agradável pode ser desafiador. Pensando nisso, trazemos aqui alguns exemplos e diretrizes que podem ser adotadas para facilitar o momento de criar uma exposição na sua casa.

A primeira regra é saber que não há regras e muito menos uma forma correta de fazer isso no seu lar, afinal, as possibilidades são infinitas. No entanto, algumas dicas podem ser fundamentais para apontar caminhos que ajudam a pensar o espaço de acordo com os quadros.

Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 6 de 14
Apartamento Louveira / Ana Sawaia Arquitetura. Foto: © Carolina Lacaz

No campo profissional da expografia, uma montagem fina sempre começa com os quadros colocados no chão - com a devida proteção embaixo deles - no lugar onde serão pendurados. Esse exercício básico ajuda a ter uma noção de escala e qual papel cada pintura desempenha em relação ao espaço e outras obras. Além disso, para gerar uma certa acessibilidade visual, recomenda-se pendurá-los a uma altura central (medida pelo centro do quadro) de 1,50 m do nível do chão. Outra importante lembrança está em calcular o intervalo das molduras, que podem ter diferentes centímetros, para garantir que as pinturas estejam todas no mesmo alinhamento.

Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 5 de 14
Apartamento TAL / Triplex Arquitetura. Foto: © Manu Oristanio
Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 11 de 14
© ArchDaily
Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 7 de 14
Apartamento 112 Sul / CoDA arquitetos. Foto: © Joana França

Se a maioria das exposições seguem um alinhamento central, existem outras possibilidades que podem ser pensadas, como um alinhamento pela base ou topo das pinturas. O fato de pendurar os quadros em casa, tornam as regras menos rígidas e as possibilidades de composição são ainda mais livres.

Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 13 de 14
© ArchDaily
Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 4 de 14
Casa Seção / Debaixo do Bloco Arquitetura. Foto: © Joana França
Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 14 de 14
© ArchDaily

Quanto mais você explorar, mais poderá criar suas próprias diretrizes de acordo com os móveis, plantas e, principalmente, a própria arquitetura do espaço. Através dos quadros você pode não apenas preencher uma parede gerando ritmo no espaço, mas também pontuar elementos verticais, horizontais ou, até mesmo, destacar uma área.

Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 12 de 14
© ArchDaily
Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 2 de 14
Apartamento RR / StudioLIM. Foto: © André Mortatti
Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 10 de 14
© ArchDaily

Por fim, lembramos que nem sempre é necessário pendurar uma obra. Você pode simplesmente apoiá-las em outras superfícies, como estantes, prateleiras, bancos ou chão. Essa é uma ótima alternativa para aqueles que possuem medo de furar uma parede e se arrepender logo em seguida. 

Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 9 de 14
© ArchDaily
Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa - Imagem 8 de 14
Apartamento do Gabriel e da Juliana / INÁ Arquitetura. Foto: © Maura Mello

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Ideias e dicas de como pendurar quadros na sua casa" 20 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976195/ideias-e-dicas-de-como-pendurar-quadros-na-sua-casa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.