Como decorar a parede da sala?

Um parede vazia nem sempre é um respiro, em alguns momentos ela pode passar uma sensação fria, da falta de algo. E é por esse motivo que ela se apresenta como um espaço a ser ocupado para trazer mais originalidade e um maior caráter para o seu espaço, a questão é: como intervir nela? A seguir, reunimos algumas ideias presentes em diversos projetos para te inspirar. 

Como decorar a parede da sala?  - Imagem 2 de 20Como decorar a parede da sala?  - Imagem 3 de 20Como decorar a parede da sala?  - Imagem 4 de 20Como decorar a parede da sala?  - Imagem 5 de 20Como decorar a parede da sala?  - Mais Imagens+ 15

Prateleiras e tudo o que elas comportam

Pode soar óbvio a ideia de pensar em pratileiras, mas as possibilidades que elas oferecem nem sempre são tão evidentes. Hoje, é possível encontrar no mercado os mais distintos formatos e desenhos de prateleiras, nichos e estantes que podem ocupar um espaço vazio na parede da sua sala. A forma de ocupá-las pode traduzir o caráter das pessoas que habitam a residência - trazendo livros, plantas, velas, aromatizadores, quadros, figuras de ação e qualquer outro objeto que traduza a atmosfera desejada para o ambiente - ou, até mesmo, permitir um design para os animais de estimação.

Como decorar a parede da sala?  - Imagem 4 de 20
Apartamento Arluzia / Matú Arquitetura. Foto: © Cris Farhat
Como decorar a parede da sala?  - Imagem 10 de 20
Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura. Foto: © Carolina Lacaz

Galeria

Diferentes tamanhos, artes e contrastes podem ser pensados para trazer mais personalidade para a sua sala. As formas de pendurar as obras na parede são as mais diversas, mas vale lembrar que existem muitas possibilidades em jogo: optar por diferentes molduras ou manter uma mesma linha, trazer obras com tamanhos distintos ou que sigam uma certa simetria, pensar o conteúdo como com fotografias ou algo mais abstrato, mesclar quadros com objetos, pratos, tapeçarias, artes estampadas em tecidos e espelhos. As opções são infinitas e vale a pena pesquisar aquilo que mais reflete a atmosfera que você quer transmitir através do espaço.

Como decorar a parede da sala?  - Imagem 3 de 20
Apartamento 501 / TRPC Arquitetos. Foto: © Manuel Sá
Como decorar a parede da sala?  - Imagem 8 de 20
Apartamento Galeria / Küster Brizola Arquitetos. Foto: © Eduardo Macarios

Reciclando materiais

Com criatividade, tudo é possível. O que o campo da arte chama de ready-made, pode ser facilmente adaptado para um uso decorativo na sua casa. Encontrar objetos que não são vistos normalmente como obras de arte e ressignificá-los os exibindo como um elemento artístico pode trazer um forte elemento para o ambiente. A principal dica aqui está em intervir nesses elementos ao adicionar novas cores, alterar suas texturas ou revelar novas formas de posicioná-los.

Como decorar a parede da sala?  - Imagem 14 de 20
Casa das Árvores / Sala 03 Arquitetura. Foto: © Favaro Jr
Como decorar a parede da sala?  - Imagem 17 de 20
Apartamento Rosa / CoDA arquitetos. Foto: © Júlia Tótoli

Elementos artesanais

Trazer parte da natureza e do fazer humano é adicionar um toque de cultura no seu espaço. Dependendo do objeto desejado, ele pode ser bastante acessível. Cestas de palhas, chapéus ou folhas secas, são alguns dos exemplos. Todos apresentam tons naturais, que normalmente combinam com qualquer outra cor. Além disso os elementos artesanais trazem uma identidade ímpar, uma vez que na maioria das vezes são peças únicas.

Como decorar a parede da sala?  - Imagem 15 de 20
Apartamento Bloco A / Alan Chu. Foto: © Djan Chu
Como decorar a parede da sala?  - Imagem 19 de 20
Casa MPM / Bossa Arquitetura. Foto: © Evelyn Müller

Jogo de texturas

Nem sempre é fácil pensar o que desejamos expor nas paredes de nossas salas. Pensar o todo como um primeiro passo, pode ser mais simples para algumas pessoas, por isso, trazer diferentes texturas para as paredes de um ambiente já pode ser o suficiente para ocupar a sensação incomôda de vazio. Revelar os tijolos por trás dos revestimentos, uma pintura com cores contrastantes, um painel de madeira ou ainda um elemento texturizado são algumas das opções nesse sentido. 

Como decorar a parede da sala?  - Imagem 12 de 20
Apartamento 111 / Estúdio Lota. Foto: © Guilherme Uemura
Como decorar a parede da sala?  - Imagem 20 de 20
Apartamento São Miguel / Membrana Arquitetura. Foto: © Haruo Mikami

As cores podem mudar tudo 

Já falamos algumas vezes sobre como as cores podem mudar a nossa percepção do espaço, por isso, aqui vamos destacar apenas o fato de que uma pintura distinta pode trazer toda a originalidade desejada para o espaço. Seja através de desenhos abstratos, graffitis ou painéis, o que importa é buscar uma paleta que traga os efeitos desejados para os interiores.

Como decorar a parede da sala?  - Imagem 6 de 20
Apartamento Maga / Angá Arquitetura. Foto: © Carolina Lacaz
Como decorar a parede da sala?  - Imagem 18 de 20
Apartamento Mira / SuperLimão. Foto: © Maíra Acayaba

Lidando com o vazio

Nem sempre estamos com recursos para intervir diretamente nas paredes da sala e podemos pensar que deixá-las vazias vazias pareça uma opção estranha, mas dependendo da escala e proporção do ambiente, esta pode ser uma ótima solução, afinal, ocupar as paredes de forma exagerada pode gerar uma poluição visual e causar um certo desconforto. Nesse caso, uma boa opção está em concentrar elementos decorativos e outras texturas no centro do ambiente, seja dispostos no chão ou pendurados, como uma iluminária com um design que merece destaque no espaço, por exemplo.

Como decorar a parede da sala?  - Imagem 13 de 20
Apartamento Itararé / Estúdio Lota. Foto: © Guilherme Uemura

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Como decorar a parede da sala? " 05 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982239/como-decorar-a-parede-da-sala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.