Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa

Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Imagem 2 de 27Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Imagem 3 de 27Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Imagem 4 de 27Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Imagem 5 de 27Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Mais Imagens+ 22

O artesanato traduz a cultura de um povo e, por isso, carrega em si uma forte presença quando colocado nos espaços residenciais. Através das mais variadas técnicas, ele representa métodos tradicionais e age na memória de cada pessoa que o atravessa. Sendo assim, independente da escala na qual ele se apresenta - desde pequenos objetos de arte até grandes móveis, ou até mesmo como um componente da própria arquitetura -, pensar em elementos artesanais pode configurar um importante passo para aprimorar a linguagem estética de um projeto. 

Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Imagem 13 de 27
Estúdio Elã / Natália Lemos + Paula Pupo. Foto: © Denilson Machado – MCA Estúdio

Quando cada vez mais encontramos peças padronizadas e industriais, o artesanato pode trazer um caráter mais único e exclusivo para um ambiente. Pois, tratam-se de objetos que tem como matéria prima a madeira, sisal, tecidos, folhas secas, argila e que podem, ou não, passar por técnicas mais apuradas como carpintaria, tecelagem e cerâmica. Processos únicos que muito raramente criam peças idênticas. Como existem diversas formas de trazer esses materiais para o espaço construído, reunimos algumas possibilidades abaixo: 

Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Imagem 15 de 27
Casa em Rifaina / Cacau Ribeiro Interiores. Foto: © Denilson Machado – MCA Estúdio

Composições em conjunto

Ao criar um conjunto de peças que trazem uma mesma linguagem - seja material ou cultural - é possível torná-la mais forte no ambiente, gerando um ponto focal que pode se tornar protagonista e estabelecer a atmosfera do espaço.

Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Imagem 5 de 27
Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados. Foto: © Denilson Machado – MCA Estúdio
Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Imagem 2 de 27
Terraço Roma / Marc Pascal ODA. Foto: © Maureen Evans

Luminárias

Luminárias que utilizam elementos naturais e são criadas a partir de processos artesanais são cada vez mais comuns. Como raramente haverá uma exatamente igual a outra, quando colocadas em conjunto, podem gerar um ritmo inesperado e lúdico no ambiente.

Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Imagem 14 de 27
Casa Alagoas / Tadu Arquitetura. Foto: © João Duayer & Nathalie Ventura
Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Imagem 3 de 27
Casa dos Gelados / Sena Architects. Foto: © Dave Mattu

Contraste com cores

Ao pensar em elemento artesanais, automaticamente nos vem na cabeça tons terrosos. Por esse motivo, pensar em cores contrastantes pode ser uma das opções para destacar o elemento no ambiente e gerar diferentes sensações nos usuários.

Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Imagem 4 de 27
Fazenda Campos Gerais / Tadu Arquitetura. Foto: © João Duayer
Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Imagem 18 de 27
Casa Luar / Coelho Neto Arquitetura. Foto: © Tatiana Galindo Fotografia

Arte

Uma obra de arte realizada por um artesão também traz a característica de ser única. Tal qualidade também se coloca no ambiente onde ela se encontra, pois o objeto é capaz de revelar diferentes atributos da personalidade de quem pensou e habita o espaço.

Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Imagem 20 de 27
Apartamento Bloco A / Alan Chu. Foto: © Djan Chu
Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa - Imagem 7 de 27
Estúdio Elã / Natália Lemos + Paula Pupo. Foto: © Denilson Machado – MCA Estúdio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa" 12 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977386/elementos-artesanais-materiais-e-texturas-para-enriquecer-os-ambientes-da-casa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.