O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia

Em quase todas as línguas indianas, um termo coloquial para "família" (ghar wale em hindi, por exemplo) se traduz literalmente como "aqueles que estão em (minha) casa". Tradicionalmente, os lares indianos abrigavam gerações de uma família sob o mesmo teto, formando bairros próximos de parentes e amigos. A arquitetura residencial, portanto, foi influenciada pelas necessidades desse sistema familiar. Espaços de interação social são essenciais na habitação coletiva, assim como estruturas que se adaptam às necessidades de mudança de cada família. A relação matizada entre cultura, tradições e arquitetura é maravilhosamente manifestada na sintaxe espacial da habitação indiana.

O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 2 de 14O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 3 de 14O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 4 de 14O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 5 de 14O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Mais Imagens+ 9

A habitação na Índia é um fenômeno complexo de entender, pois é influenciado por fatores econômicos, sociais, ambientais e políticos. O tecido urbano do país é composto por assentamentos informais, colônias residenciais e condomínios fechados - divisões homogêneas baseadas na identidade social e econômica. Antes da urbanização, os bairros indianos eram bem conectados e adequados às necessidades das pessoas, mas a indústria da construção, motivada pelo capitalismo, causou uma separação entre cultura, comunidade e arquitetura.

O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 13 de 14
As zonas públicas da casa são usadas de forma flexível durante os festivais. Imagem © Ossip van Duivenbode
O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 2 de 14
Projeto Habitacional Sublime Ordinário / DCOOP. Imagem Cortesia de Sublime Ordinariness

A boa arquitetura responde ao contexto sociocultural de sua localização para promover a convivência. A cultura imita de perto os padrões comportamentais de uma comunidade que evoluiu organicamente ao longo de décadas. Oferece uma compreensão de como as pessoas vivem e operam significativamente em redes locais. Os arquitetos são fundamentais na criação de sistemas vivos culturalmente informados. Quatro projetos indianos contemporâneos demonstram como as respostas espaciais aos ideais sociais podem beneficiar as pessoas:

Versatilidade: Projeto Habitacional Sublime Ordinário / DCOOP

O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 6 de 14
Projeto Habitacional Sublime Ordinário / DCOOP. Imagem Cortesia de Sublime Ordinariness
O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 7 de 14
Projeto Habitacional Sublime Ordinário / DCOOP. Imagem Cortesia de Sublime Ordinariness

O projeto de habitação coletiva do DCOOP se inspira nos assentamentos vernaculares de chawl encontrados no oeste da Índia. Normalmente, um chawl é uma série de ambientes ligados por um corredor compartilhado que também funciona como um espaço de limiar funcional. Esses espaços semiabertos são nós de interação social e oferecem abrigo do clima quente e úmido.

O projeto responde com sensibilidade às necessidades culturais da família e da comunidade, apesar das limitações espaciais. Cada habitação contém espaços multifuncionais não denominados que atendem às necessidades da família. Nos lares indianos, as atividades são fluidas e os espaços tendem a ser usados ​​de forma mais orgânica. Famílias de diferentes tamanhos podem usar este espaço para estudar, dormir, cozinhar ou comer.

O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 8 de 14
Nos lares indianos, as atividades são fluidas e os espaços são usados organicamente. Imagem © Rajesh Vora

O projeto nos arredores de Mumbai busca estabelecer a interação da comunidade e gerar um sentimento de pertencimento entre os moradores. O corredor limiar atua como uma transição entre o interior e o exterior. A cozinha foi posicionada de frente para este espaço, permitindo que as mulheres, principais donas de casa, socializem e cuidem dos filhos desde o interior.

Conectividade: Projeto de Requalificação da Favela de Sanjaynagar / Community Design Agency

O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 3 de 14
Projeto de requalificação da favela de Sanjaynagar / Community Design Agency. Imagem © Rajesh Vora
O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 9 de 14
Projeto de requalificação da favela de Sanjaynagar / Community Design Agency. Imagem © Rajesh Vora

Em um clima quente como o da Índia, o melhor lugar para se estar é ao ar livre e a céu aberto. Os pátios são, portanto, um elemento vernacular essencial na habitação indiiana, formando um espaço compartilhado de troca. Localizado em Ahmednagar, Maharashtra, este projeto abriga 298 famílias em grupos organizados em torno de pátios comunitários de tamanhos variados. Nas casas indianas, os espaços ao ar livre são áreas para tarefas diárias, como lavar, cozinhar ou secar roupas, criar animais de estimação e conversar com os vizinhos.

O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 10 de 14
Os espaços ao ar livre são importantes para atividades culturais como lavar os pés antes de entrar em casa. Imagem cortesia de Community Design Agency

Localizado em Ahmednagar, Maharashtra, o projeto visa fornecer residências decentes e socialmente sensíveis para as famílias da região. A Community Design Agency desenhou o projeto remetendo à escala do assentamento inicial da comunidade. Os assentamentos tradicionalmente organizados melhoram a conectividade entre pessoas e sistemas criados pelo homem. Ao realocar uma comunidade, especialmente moradores de favelas, é importante manter suas conexões sócio-espaciais intactas no nível da rua garantindo sua solidariedade e resiliência.

Diversidade: Torres do Futuro / MVRDV

O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 11 de 14
Torres do Futuro / MVRDV. Imagem © Ossip van Duivenbode
O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 12 de 14
Torres do Futuro / MVRDV. Imagem © Ossip van Duivenbode

O primeiro projeto do MVRDV na Índia responde com sucesso às necessidades socioeconômicas do país, ao mesmo tempo em que introduz uma nova abordagem à habitação. Com um alto grau de desigualdade de renda, a população urbana da Índia é segregada em apartamentos luxuosos e guetos apertados. O tecido urbano resultante é fragmentado e sem coesão social entre os diferentes grupos da sociedade. O projeto aborda, portanto esta questão fornecendo habitação a preços acessíveis para vários setores da crescente população de Pune, Maharashtra.

O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 4 de 14
Torres do Futuro / MVRDV. Imagem © Ossip van Duivenbode

A cidade vertical tem 1.068 apartamentos de diferentes tipos para acomodar todo o espectro da classe média da cidade. Unidades de apartamentos que variam de 45 a 450 metros quadrados estão espalhadas por todo o edifício para permitir que famílias com crianças, casais jovens, solteiros e idosos se misturem facilmente. Pátios públicos e terraços comunitários favorecem a interação entre os vizinhos. O edifício oferece uma boa circulação de ar, destacando-se dos altos apartamentos em forma de caixa que dominam a Índia urbana.

Flexibilidade: Estratégia de Habitação Adicional na Índia / Filipe Balestra & Sara Göransson

O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 5 de 14
IEstratégia de Habitação Adicional na Índia / Filipe Balestra & Sara Göransson. Imagem Cortesia de Filipe Balestra & Sara Göransson
O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia - Imagem 14 de 14
IEstratégia de Habitação Adicional na Índia / Filipe Balestra & Sara Göransson. Imagem Cortesia de Filipe Balestra & Sara Göransson

Com a vida multigeracional vem a necessidade das casas crescerem e se modificarem. Na Índia, as famílias adicionarão quartos, andares e outros volumes às suas casas existentes para acomodar novos membros da família no nascimento, adoção ou casamento. Com as dicas da "construção adicional tradicional" e da Belapur Housing de Charles Correa, Filipe Balestra & Sara Göransson desenvolveram uma estratégia replicável para sistemas de habitação a preços acessíveis. O projeto contemporâneo entende a necessidade da família de aumentar gradualmente suas residências à medida que o orçamento se torna disponível. Com ele os moradores adquirem um senso de propriedade, permitindo que personalizem suas casas como quiserem.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: O que é uma boa arquitetura?, orgulhosamente apresentado pelo nosso primeiro livro: The ArchDaily Guide to Good Architecture. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "O que podemos aprender com a habitação coletiva na Índia" [Learnings from Collective Housing in India ] 08 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988946/o-que-podemos-aprender-com-a-habitacao-coletiva-na-india> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.