Disparidades urbanas: como as castas moldam as cidades indianas

A segregação residencial na Índia urbana vem do antigo sistema de castas que divide a sociedade em grupos hierárquicos. Os ambientes construídos são um reflexo da ordem social e dos ideais dinâmicos da sociedade. Bairros e cidades são relíquias culturais moldadas por diversas comunidades, algumas com mais voz do que outras. Nas últimas décadas, as metrópoles indianas têm crescido com a urbanização. A segregação residencial que padroniza as cidades da Índia pode ser compreendida através do sistema de castas. A questão, no entanto, é em grande parte interseccional. Forças enraizadas em classe, religião e gênero também estruturam o cenário social do país.

Disparidades urbanas: como as castas moldam as cidades indianas - Imagem 4 de 6Disparidades urbanas: como as castas moldam as cidades indianas - Imagem 2 de 6Disparidades urbanas: como as castas moldam as cidades indianas - Imagem 5 de 6Disparidades urbanas: como as castas moldam as cidades indianas - Imagem 1 de 6Disparidades urbanas: como as castas moldam as cidades indianas - Mais Imagens+ 1

Na Índia, as castas são um sistema de hierarquia social baseado na ocupação hereditária. A sociedade primitiva foi fragmentada em amplas categorias - os brâmanes (sacerdotes), Kshatriyas (guerreiros), Vaishyas (mercadores) e os Shudras (trabalhadores). Na base da hierarquia estão os Dalits - um grupo tradicionalmente considerado “intocável” devido a seus trabalhos “impuros”, como lidar com couro, limpar banheiros ou descartar cadáveres. Shudras e Dalits foram rotulados de “castas inferiores”, enquanto o restante foi chamado de “castas superiores” com base na religião e ideias de pureza e poluição.

Disparidades urbanas: como as castas moldam as cidades indianas - Imagem 6 de 6
O sistema de castas na Índia. Imagem cortesia de British Library

As castas influenciaram uma segregação quase perfeita dos espaços residenciais na Índia rural. Os assentamentos refletem a ordenação hierárquica dos grupos de castas na sociedade. Historicamente, as chamadas castas superiores e inferiores foram espalhadas por razões como proximidade ocupacional, laços de parentesco e crenças religiosas. Os sacerdotes residiam em localidades geralmente ao redor de um templo central. Outras castas "superiores" viviam nas proximidades do núcleo da aldeia. Castas de artesãos e trabalhadores os cercavam em casas menores, e dalits “intocáveis” foram enviados para as margens da aldeia. Os dalits eram os mais afastados do templo e das atividades religiosas. Essa estratificação social acabou levando a práticas discriminatórias e acesso desigual à infraestrutura pública.

Uma característica única das residências rurais indiano é a localização do banheiro, construído separado da casa e mais distante dela. Os banheiros foram relegados à parte mais baixa de um “sistema de castas espaciais” por serem “poluídos”. Trabalhadores de saneamento “intocáveis” teriam acesso separado para limpar e esvaziar os banheiros. Esses grupos também foram impedidos de entrar em casas de “castas superiores”. “Tais ‘autorizações sociais’ em espaços como templos ou banheiros são a raiz da opressão de castas”, acredita o Dr. Raees Muhammed, fundador e pesquisador da Dalit Camera. “Não apenas pessoas, mas espaços são demarcados como puros ou poluídos”, ele menciona em conversa com o ArchDaily.

Disparidades urbanas: como as castas moldam as cidades indianas - Imagem 2 de 6
Cidade velha, Ahmedabad. Um assentamento 'pol' conhecido por ser composto por grupos de castas particulares. Imagem © orange tuesday sob licença CC BY-NC 2.0

B.R. Ambedkar - um reformador social dalit e autor da Constituição da Índia - acreditava que a migração de castas marginalizadas para áreas urbanas os ajudaria a escapar da discriminação e até mesmo da identidade de casta. As cidades de hoje têm correspondido moderadamente a essa expectativa. Estudos mostram que mesmo as maiores metrópoles apresentam altos graus de segregação residencial baseada em castas. Independentemente do tamanho da cidade, a divisão permanece a mesma.

Contra o pano de fundo da urbanização, as castas são divididas entre terrenos de elite e favelas. Enquanto em um estado, uma sociedade habitacional foi construída exclusivamente para brâmanes, outros estados abrigam guetos dalits mal conservados. A segregação residencial atravessa escalas espaciais. Além do nível da cidade, os bairros apresentam subagrupamentos intensos. A divisão existe ainda dentro das localidades de castas "inferiores", na ordem hierárquica das ocupações "poluidoras".

Disparidades urbanas: como as castas moldam as cidades indianas - Imagem 4 de 6
Um típico assentamento de padres rurais na Índia. Imagem cortesia de Sekharipuram Agraharam

Algumas práticas casteístas chegaram às cidades. Acesso separado, elevadores e banheiros para dalits continuam sendo uma norma em áreas residenciais. As empregadas domésticas que vivem em casa são geralmente alojadas em “aposentos de empregados” dentro de conjuntos de bangalôs. Trabalhadores visitantes ficam em favelas ou guetos próximos. Na década de 1990, o contexto urbano inaugurou o fenômeno da “apartmentização”. Agora, as empregadas domésticas têm um pequeno quarto e banheiro ou uma cama em algum canto. Sempre que possível são mantidas entradas separadas.

A urbanização removeu alguns aspectos da discriminação, mas a instituição da casta ainda está viva na Índia urbana. As razões para a persistência da segregação baseada em castas são complexas. “A casta é uma lente através da qual se pode ver a segregação residencial, e são muitas as lentes”, compartilha Vidyasagar Sharma, pesquisador sobre pertencimento e identidade espacial no país.

Disparidades urbanas: como as castas moldam as cidades indianas - Imagem 5 de 6
As castas foram segregadas com base na proximidade ocupacional. Imagem © Steve Evans sob licença CC BY-NC 2.0

Como a estratificação nas aldeias está ligada à ocupação, teorizou-se que as oportunidades de trabalho e o anonimato oferecidos pelas cidades apagariam o preconceito. O sobrenome, a localidade e a ocupação de um indivíduo são marcadores invisíveis de sua identidade social. Idealmente, os migrantes urbanos deveriam poder deixar sua “bagagem de casta” nas portas das cidades. Com a casta sendo uma estrutura tão rígida e sistêmica, isso se mostra difícil. A disparidade econômica e as relações de propriedade são algumas questões influenciadas pelas castas que perpetuam a segregação urbana. Grupos marginalizados também enfrentam discriminação no mercado de aluguel.

Disparidades urbanas: como as castas moldam as cidades indianas - Imagem 3 de 6
Castas "superiores" afastadas de espaços e atividades "poluídas". Imagem © Meena Kadri sob licença CC BY-NC-ND 2.0

“Casta não tem significado sem espaço discriminatório”, afirma o Dr. Muhammed. Durante suas viagens ao exterior, o pesquisador se sentiu acolhido, incluído e livre de castas. Socialmente, ele não precisava carregar o peso de sua identidade. A acessibilidade e o uso justo do espaço público desempenham um papel importante na promoção do pertencimento entre os marginalizados. A experiência da identidade espacial permeia todos os aspectos da vida e deve desempenhar um papel inexorável na cocriação do espaço urbano.

Democratizar uma cidade é uma tarefa difícil, que todas as nações do mundo enfrentam. As estruturas sociais inelásticas continuarão a projetar suas sombras no âmbito urbano. Esses sistemas devem derreter antes que quaisquer políticas de mudança possam moldar o ambiente construído. A cidade só se manifesta como a mente coletiva de seu povo.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Democratização do Design. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Disparidades urbanas: como as castas moldam as cidades indianas" [Urban Disparities: How Caste Shapes Cities ] 10 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983911/disparidades-urbanas-como-as-castas-moldam-as-cidades-indianas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.