O que fazemos com os resíduos? A economia circular e o hemisfério sul

Muitas pessoas pelo mundo concordam que estamos passando por uma emergência climática. O relatório do IPCC, divulgado no ano passado, dificulta a leitura. Os profissionais do ambiente construído passaram a direcionar as ações climáticas, com organizações como ACAN e Architects Declare promovendo o ensino sobre o carbono e pedindo aos designers que reavaliassem sua prática.

O que fazemos com os resíduos? A economia circular e o hemisfério sul - Imagem 2 de 12O que fazemos com os resíduos? A economia circular e o hemisfério sul - Imagem 7 de 12O que fazemos com os resíduos? A economia circular e o hemisfério sul - Imagem 3 de 12O que fazemos com os resíduos? A economia circular e o hemisfério sul - Imagem 4 de 12O que fazemos com os resíduos? A economia circular e o hemisfério sul - Mais Imagens+ 7

Nessa conversa mais ampla sobre mudanças climáticas, uma frase é frequente – a economia circular. No centro disso, uma economia circular redefine a maneira como o mundo consome e produz bens e serviços. É uma estrutura econômica, mas também social, que busca uma mudança do consumo de recursos finitos e procura – na medida do possível – eliminar o desperdício com resíduos e a poluição.

O que fazemos com os resíduos? A economia circular e o hemisfério sul - Imagem 6 de 12
Lixo eletrônico em Agbogbloshie - Accra,Gana. Imagem © Wikimedia User Muntaka Chasant licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.

Através do escopo de arquitetura e do design, a definição é mais aparente. A transição para fontes de energia renovável é o centro das conversas sobre design, e a reutilização, reparo e reciclagem de materiais tornou-se o modus operandi de vários estúdios de arquitetura. Do ponto de vista urbano, a economia circular também é um assunto frequente nas discussões e na formulação de políticas, com cidades como Praga estabelecendo uma economia circular local.

A própria essência de uma economia circular significa a profunda interrogação de sistemas inter-relacionados, desde a escala local, regional, até a global. Isso significa a inclusão holística do hemisfério sul. É um termo controverso, mas útil – que define estados menos desenvolvidos economicamente, a maioria dos quais sofreu o peso do imperialismo e do colonialismo e, assim, enriqueceu os estados do hemisfério norte.

Tem menos a ver com o fato de essa inclusão estar acontecendo ou não. Ela está. Mas, em vez disso, especialmente no que diz respeito ao ambiente construído no hemisfério sul, soluções adaptadas à economia circular às vezes podem não aproveitar adequadamente os sistemas disponíveis.

O que fazemos com os resíduos? A economia circular e o hemisfério sul - Imagem 9 de 12
Assentamento informal em Mumbai, Índia - com origens no colonialismo e no capitalismo. Imagem © Johnny Miller

A fundação Ellen MacArthur – buscando inspirar a construção de uma economia circular positiva no futuro – possui um extenso número de recursos examinando a economia circular de vários pontos de vista. Para o contexto africano, a fundação dispõe de um documento de levantamento de oportunidades em relação à economia circular e ao ambiente construído. É um levantamento detalhado – incorporando soluções como o uso de materiais locais na construção rural e urbana e defendendo o design bioclimático.

No entanto, a pesquisa não leva em conta importantes considerações sistêmicas – como a importante advertência de que os países africanos estão longe de estar em igualdade de condições. Uma maneira muito visível disso se manifestar é no que pode ser visto como a questão integral que uma economia circular procura eliminar – a questão dos resíduos.

Longe de ser um conceito abstrato, os resíduos têm ramificações extremamente reais para a saúde urbana das cidades africanas, criando riscos de doenças e inundações – sem falar no impacto ambiental. Esse desperdício em muitos países africanos e outros países do hemisfério sul, no entanto, está longe de ser apenas um problema interno. Pelo contrário, uma grande quantidade dos resíduos encontrados nesses países é importada.

O que fazemos com os resíduos? A economia circular e o hemisfério sul - Imagem 11 de 12
Resíduos em Nairobi, Quênia. Imagem © Luvin Yash via Shutterstock

A estrutura da economia global como é hoje criou um sistema extremamente desigual onde os países mais ricos enviam resíduos para o exterior para reduzir os aterros domésticos. A União Europeia é a maior exportadora de resíduos plásticos, enquanto os EUA lideram como o maior exportador entre os países.

Em Gana, resíduos plásticos vindos da Europa chegam constantemente às praias devido à ligação do país com o Oceano Atlântico. O Quênia, apesar da proibição de plásticos descartáveis em áreas protegidas, ainda está inundado com plásticos de países desenvolvidos do mundo. Não abordar esse desequilíbrio de poder inerente ao buscar a aplicação de uma economia circular coloca em risco a implementação de soluções paliativas no ambiente construído que funcionam mal como projetos de longo prazo.

Em meio ao cenário do problema dos resíduos plásticos no Quênia, uma start-up norueguesa fez parceria com a ONU-Habitat para um projeto ambicioso – construir moradias com plástico reciclado. Os resíduos plásticos são triturados e misturados com outros materiais para criar uma estrutura robusta.

O que fazemos com os resíduos? A economia circular e o hemisfério sul - Imagem 8 de 12
Bangladesh. Imagem © UN Habitat

Com uma casa de exemplo a ser construída no Quênia, é um objetivo admirável, mas que expõe os limites de documentos como o produzido pela fundação Ellen MacArthur – não se envolver com o comércio global de resíduos plásticos. Uma economia circular verdadeiramente bem-sucedida analisará a eliminação de resíduos não apenas no contexto local – mas questionará para onde todos os resíduos nas nações desenvolvidas realmente vão.

Casas feitas de plástico reciclado no Quênia podem resolver a questão do fornecimento imediato de moradia – mas projetos como esse estão longe de ser verdadeiras histórias de sucesso em reciclagem e eliminação de resíduos se ainda mais resíduos de países desenvolvidos  chegarem às cidades quenianas no futuro.

Na Costa do Marfim, foram iniciados projetos em parceria com a UNESCO que visam converter resíduos plásticos em tijolos, que serão usados para construir salas de aula. A questão mais ampla – a de um continente tenso por uma relação econômica exploradora – permanece.

O que fazemos com os resíduos? A economia circular e o hemisfério sul - Imagem 10 de 12
Abrigo temporário para famílias desabrigadas em Guapi, Colômbia - feito de tijolos plásticos. Imagem cortesia de Conceptos Plásticos

O design, é claro, é uma ferramenta extremamente limitada em meio a um quadro social mais amplo. À medida que o comércio global de resíduos plásticos e o comércio de resíduos em geral continua a exportar os verdadeiros custos do gerenciamento adequado de resíduos para economias mais frágeis, é importante que os resíduos na conversa da economia circular não sejam simplesmente “desconsiderados” e declarados como resolvidos.

É importante ter uma conversa mais fundamentada, em que as casas feitas de plástico reciclado no hemisfério sul não sejam tratadas como uma solução abrangente, mas desencadeiem mudanças críticas nas políticas e na atual ordem econômica global.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Economia Circular. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maganga, Matthew. "O que fazemos com os resíduos? A economia circular e o hemisfério sul" [What Do We Do With Waste? The Circular Economy and the Global South] 03 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983379/o-que-fazemos-com-os-residuos-a-economia-circular-e-o-hemisferio-sul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.