Costa do Marfim: a evolução da arquitetura moderna na África Ocidental

Historicamente, a Costa do Marfim é um país considerado inovador, e de alguns anos pra cá, é uma das nações da África Ocidental que tem se comprometido a desenvolver uma nova linguagem arquitetônica. Localizada entre a Gana e a Libéria, a Costa do Marfim abriga uma enorme variedade de edifícios icônicos de arquitetura modernista. Antes da colonização francesa, a Costa do Marfim fazia parte de Gyaaman, dominada pelo Império Kong e Baoulé. Ao longo dos últimos anos, os mais importantes projetos de arquitetura desenvolvidos no país procuram reinterpretar as suas referencias históricas para criar um novo modelo para o futuro.

Costa do Marfim: a evolução da arquitetura moderna na África Ocidental - Mais Imagens+ 6

© Iwan Baan

Embora o país siga crescendo a um ritmo acelerado, a Costa do Marfim procura equilibrar a preservação das culturas locais com uma política de forte desenvolvimento econômico. Desde o litoral, na cidade portuária de Abidjan, até o profundo interior do país, a Costa do Marfim se tornou um dos estados mais prósperos da África Ocidental. Assim como as décadas de 1960 e 70 foram um período de experimentação com a arquitetura modernista na África, agora podemos dizer que uma nova arquitetura está florescendo na Costa do Marfim. A arquitetura moderna ganhou força após a independência do país em 1960. Anos depois, após um conturbado período, o país foi transformado pelo golpe militar de 1999 e duas guerras civis subsequentes.

Atualmente, a arquitetura da Costa do Marfim pode ser considerada uma mistura de experimentações formais e uma confluência da cultura local de forma mais ampla. O setor da construção civil voltou a crescer a um ritmo acelerado e o país está desenvolvendo uma série de novos projetos públicos e privados. O resumo que iremos apresentar a seguir, procura explorar esta atual conjuntura do país, selecionando alguns dos projetos mais recentes assim como as obras mais icônicas construídas durante os primeiros anos após a independência da Costa do Marfim há quase meio século.

Pavilhão de Bambu por Koffi & Diabaté

© François-Xavier Gbré

Para o projeto do Pavilhão de Bambu, Koffi & Diabaté buscaram inspiração na luz, no espaço e no ar. Com o pavilhão de bambu, nosso objetivo era criar um espaço decididamente moderno, mas misturado com o meio ambiente. A principal característica deste pavilhão é o uso de bambu local - da região de Assinie-Mafia - em seus fechamentos e o feito de que o espaço pode se tornar aberto, devido à incorporação de caixilhos de correr.

Hotel Villa Lepic por Paola Bagna

© François-Xavier Gbré

Aninhado entre palmeiras e plantas tropicais, este diamante bruto inspirado na arquitetura de Le Corbusier manteve suas melhores características estéticas apesar de recorrentes problemas de impermeabilização e conservação. Paola Bagna foi a arquiteta responsável pelo projeto de reforma desta antiga casa, transformando-a em um hotel boutique com capacidade para dezessete quartos, incluindo uma área de recepção, um restaurante, salas de reunião e espaço para eventos além de um bar, um SPA e uma piscina no jardim.

Ginásio Lycée Blaise Pascal por Koffi & Diabaté

© François-Xavier Gbré

O térreo, onde estão os vestiários, é um bloco mais opaco e intimista. No segundo pavimento (como no nível do andar seguinte após o piso térreo), a fachada é feita de chapa perfurada e tem dois usos. Ela fornece proteção passiva contra a luz solar direta e garante conforto térmico através da ventilação natural. A temperatura quase constante do pavilhão desportivo, o verdadeiro "pulmão do projeto", torna o ar condicionado dispensável, mesmo quando as temperaturas atingem 35° no exterior.

Hotel Ivoire por Heinz Fenchel e Thomas Leitersdorf

© Iwan Baan

Projetado pelos arquitetos israelenses Heinz Fenchel e Thomas Leitersdorf, a impressionante torre do Hotel Ivoire na cidade de Abidjan foi construída entre 1962-70 e ainda hoje, o Hotel Ivoire continua sendo um dos principais exemplos da arquitetura moderna da Costa do Marfim, abrigando o único centro de convenções e hotel cinco estrelas da capital econômica do país.

Igreja Assinie-Mafia por Koffi & Diabaté

© François-Xavier Gbré

Neste projeto, nosso objetivo era ir além do tradicional para criar um edifício em conformidade com as normas religiosas, que fosse moderno e imponente. Queríamos projetar um edifício simples, mas com caráter, complexo em seus detalhes e com ênfase na ventilação natural. O projeto foi construído como parte de uma série de iniciativas em relação com a comunidade.

Swiss Embassy por LOCALARCHITECTURE

© Iwan Baan

Até 2015, a embaixada da Suíça na Costa do Marfim ocupou uma sala no icônico edifício chamado de Pirâmide de Abidjan, projetada pelo arquiteto italiano Rinaldo Olivieri e construída entre 1968 e 1973. E então, em 2013, o Office Fédéral des Constructions et de la Logistique (OFCL - Escritório Federal Suíço de Construção e Logística) decidiu adquirir a antiga residência do embaixador norueguês em Cocody e os arquitetos da LOCALARCHITECTURE foram convidados para desenvolver o projeto de reforma e expansão do edifício para ser a nova sede da embaixada no país.

La Pyramide por Rinaldo Olivieri

© Iwan Baan

Projetada pelo arquiteto italiano Rinaldo Olivieri e construída entre 1970 e 1973, a Pirâmide de Abidjan é considerada um dos principais monumentos modernistas da arquitetura africana, uma pirâmide de concreto com terraços escalonados ao redor de um núcleo cúbico. O edifício acolheu uma série de instituições estrangeiras e empresas da cidade de Abidjan, enquanto no térreo funcionava um centro comercial.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Costa do Marfim: a evolução da arquitetura moderna na África Ocidental" [Côte d'Ivoire: Modern Architecture Along Africa's Ivory Coast] 19 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930562/costa-do-marfim-a-evolucao-da-arquitetura-moderna-na-africa-ocidental> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.