8 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo

8 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo - Imagem 1 de 9
OMA e Jason Long / Reutilização adaptativa da histórica estação de correios de Houston. Imagem © Leonid Furmansky

Durante o ano passado, as práticas estabelecidas continuaram a defender a transformação das estruturas existentes, com a reutilização adaptativa e os retrofits cada vez mais se tornando um aspecto definidor da arquitetura contemporânea. Desde a renovação de estruturas históricas até a reutilização adaptativa de instalações obsoletas, a ideia de dar uma vida nova às construções existentes foi adotada como premissa para uma prática mais sustentável, mas também para reforçar a identidade urbana e cultural das cidades. Descubra oito projetos e obras recentemente concluídas que mostram uma nova prática comum de reutilização dos edifícios existentes.

8 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo - Imagem 2 de 98 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo - Imagem 3 de 98 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo - Imagem 4 de 98 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo - Imagem 5 de 98 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo - Mais Imagens+ 4

OMA e Jason Long / Reutilização adaptativa da histórica estação de correios de Houston é aberta ao público

8 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo - Imagem 7 de 9
OMA e Jason Long / Reutilização adaptativa da histórica estação de correios de Houston. Imagem © Leonid Furmansky

Através da reutilização adaptativa e intervenções precisas, Jason Long e OMA New York transformaram o histórico armazém de triagem dos Correios em um novo destino público e local cultural para Houston, apresentando uma coleção diversificada de programas destinados a evoluir e se adaptar às necessidades da cidade. O armazém dos Correios de Barbara Jordan foi construído em 1962, utilizado pelo Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS) até 2015. O re-desenvolvimento do local, iniciado em 2019, viu a oportunidade de preservar o enorme edifício e integrá-lo ao tecido do centro de Houston.

MVRDV transforma antiga fábrica de Shenzhen em centro criativo com cobertura verde pública

8 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo - Imagem 5 de 9
Idea Factory / MVRDV. Image © Xia Zhi

MVRDV concluiu recentemente a "Idea Factory", transformando uma fábrica desativada em um centro criativo com um importante foco voltado para a comunidade. Localizado na vila urbana de Nantou, em Shenzhen, China, o projeto de reutilização adaptativa reforma a estrutura existente para acomodar escritórios enquanto adiciona uma nova camada de espaço público. Este último assume a forma de uma paisagem composta por bambus, implementada na cobertura, abrigando atividades que fornecem um novo espaço de lazer para o bairro historicamente desfavorecido.

David Chipperfield vence concurso para reformar edifício histórico em Nova Iorque

8 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo - Imagem 8 de 9
1014 Fifth Avenue . Imagem © Sebastian Kaempf KARO Architects

O escritório de David Chipperfield acaba de ser escolhido como o grande vencedor do concurso para o projeto de renovação do histórico casarão da Quinta Avenida número 1014 na cidade de Nova Iorque, um edifício de 1907 e de propriedade do governo alemão, o qual deverá ser utilizado como espaço cultural e lugar de encontro. Intitulada “An Open House”, a proposta apresentada pela David Chipperfield Architects, e desenvolvida em conjunto com os escritórios de Nova Iorque KARO Architects e Patarus Group, procura reorganizar todo o programa do edifício, redesenhando seus espaços interiores de forma promover uma maior acessibilidade e integração dos mesmos, ao mesmo tempo, em que procura resgatar algumas das mais importantes características do histórico edifício.

Studio Gang transforma o antigo correio de Chicago em um escola de manufatura de roupas e hub comunitário

8 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo - Imagem 6 de 9
Cortesia de Studio Gang

Studio Gang revelou a 63rd House, seu projeto para a nova escola de manufatura da Blue Tin Production no coração do sudoeste de Chicago. A nova sede é um projeto de reuso adaptativo do edifício dos correios com dois pavimentos, construído em 1920, em Chicago. O local contará com uma mistura de espaços para reuniões e sala dos artistas em torno de uma sala central para a comunidade, "centralizando o bem-estar dos trabalhadores, aprofundando as conexões com os moradores e parceiros do bairro, e construindo uma mobilidade econômica a longo prazo e equidade racial em toda a cidade".

Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável

8 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo - Imagem 3 de 9
Edifício Marcel Breuer transformado em hotel. Imagem © Becker + Becker

O Pirelli Tire Building, projetado por Marcel Breuer em 1969, está sendo transformado em um hotel segundo projeto desenvolvido pela Becker and Becker. Desocupado desde 1999, o antigo edifício de escritórios da Armstrong Rubber Co. nos Estados Unidos foi recentemente vendido à empresa de construção do também arquiteto Bruce Redman Becker, que em 2020 deu início ao projeto que pretende transformar este ícone brutalista em um hotel boutique de energia zero com capacidade para 165 quartos. Apropriando-se da estrutura existente de um dos edifícios brutalistas mais significativos construídos nos Estado Unidos, o novo hotel sustentável da Becker and Becker pretende ser um modelo para futuros projetos de hotéis de energia zero, combinando suas características arquitetônicas únicas com inovadoras soluções de reutilização adaptativa.

GMP transforma uma fábrica de aço de Xangai em uma Academia de arte

8 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo - Imagem 2 de 9
GMP converte fábrica de aço de Xangai em academia de arte. Imagem © Willmore CG

A Gmp ganhou um concurso para redesenhar uma fábrica de aço inoxidável, desativada para acomodar a Academia de Belas Artes de Xangai. Em sintonia com o novo interesse da China na reutilização adaptativa, o projeto mantém a estrutura central do edifício industrial de 860 metros de comprimento, assim como suas torres de ventilação. Ao mesmo tempo, o projeto reconfigura a fachada e acentua o eixo central através de uma mistura de espaços sociais. O projeto faz parte de um plano maior de remodelação para transformar o antigo parque industrial em um bairro de arte.

Herzog & de Meuron converte usina elétrica em complexo de uso misto em São Francisco

8 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo - Imagem 4 de 9
© Herzog & de Meuron. Imagem Station A

Começou a obra do projeto de transformação, assinado por Herzog & de Meuron, de uma antiga usina de energia em um projeto de uso misto em São Francisco, nos Estados Unidos. Projetado em colaboração com os arquitetos da Adamson Associates, com sede na Califórnia, a reutilização adaptativa da icônica Station A é parte do projeto da Estação Elétrica de Portrero, que consiste na extensão do bairro Dogpatch a partir do desenvolvimento de uma área industrial de 29 acres. O design de Herzog & de Meuron retém e reaproveita várias características do edifício industrial, enquanto adiciona uma estrutura leve com estrutura de aço no topo, dando assim uma nova vida a um dos marcos de São Francisco.

MVRDV inicia a renovação da Shenzhen Tower

8 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo - Imagem 9 de 9
Renovação do Centro de Mulheres e Crianças de Shenzhen. Imagem cortesia de MVRDV

As obras de renovação do Centro de Mulheres e Crianças de Shenzen, projetado pelo MVRDV, foram iniciadas. A torre de uso misto com uma variedade de funções públicas sofreu uma transformação abrangente. Construído durante o crescimento explosivo da cidade após a designação de Zona Econômica Especial nos anos 80, o edifício é um dos muitos que se aproximam do fim de sua vida útil inicial, e o projeto de reutilização adaptativa da MVRDV estabelece um importante precedente para a reurbanização destes edifícios, trazendo cor, vegetação e uma nova camada de espaços públicos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "8 Projetos em que arquitetos adotaram o retrofit e o reuso adaptativo" [8 Stories of Architects Embracing Refurbishment and Adaptive Reuse] 17 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975526/8-projetos-em-que-arquitetos-adotaram-o-retrofit-e-o-reuso-adaptativo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.