Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica

A arquitetura como resultado da ação humana sobre a paisagem, confronta-se sempre com o desafio de construir relações entre o espaço construído e o contexto natural específico. Quando tratamos de edifícios enterrados, este vínculo se torna ainda mais evidente além de um fator fundamental para o sucesso do projeto. Neste contexto, a decisão de intervir na paisagem natural, seja enterrando ou aterrando, geralmente trás uma série de benefícios para um projeto de arquitetura, entre os quais podemos destacar a integração com o contexto e outros benefícios técnicos, como por exemplo, uma melhor eficiência termodinâmica.

Dito isso, compilamos aqui um conjunto de 15 projetos de arquitetura que se utilizam de diferentes estratégias de intervenção na paisagem natural, compondo um catálogo de soluções que respeitam o ambiente e a topografia natural. Estes projetos apresentam espaços que se beneficiam da intervenção humana sobre a paisagem, passando muitas vezes despercebidos e proporcionando experiências espaciais surpreendentes. É hora de descermos a escada e descobrirmos o fantástico mundo subterrâneo da arquitetura:

África

Pousada Ecológica Witklipfontein / GLH Architects

Localização: Vredefort, 9595, África do Sul
Ano:
2018

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 2 de 46
© Damien Huyberechts

A pousada foi projetada para se mesclar e desaparecer na natureza circundante. A parte inferior da colina foi levemente levantada para que a casa deslize por debaixo dela. A construção promoveu uma combinação única de técnicas tradicionais de construção vernacular, aliadas a um design minimalista contemporâneo.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 3 de 46
© Damien Huyberechts

Com vista para as planícies, as paisagens panorâmicas obscurecem os limites entre o interior, e a natureza do entorno, permitindo uma experiência única de vida no campo. O clima na região de Free State, com sua grande variação térmica diária de 20 graus, possibilitou a utilização do princípio da massa térmica, em vez do sistema de ar condicionado mecânico. A massa térmica nivela as temperaturas ao longo do ano, através de espessas paredes de pedra, de terra (terra batida, adobe e sacos de areia), e o telhado verde.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 4 de 46
Cortesía de GLH Architects

Ásia

Centro de Visitantes Namchabawa / standardarchitecture

LocalizaçãoPai, Linzhi, Tibete
Ano: 
2008

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 5 de 46
Cortesía de standardarchitecture

Como algumas rochas se estendem para fora da montanha, o edifício é concebido como uma série de muros de pedra localizados na ladeira, sem janelas voltadas a rodovia de entrada ao oeste, quase sem escala, uma paisagem abstrata na paisagem natural. Visto de longe, não se esconde, nem se destaca do seu contexto como uma peça de arquitetura 'tibetana'.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 6 de 46
Cortesía de standardarchitecture

Aproximando-se do caminho, as pessoas não têm certeza se trata-se de um edifício ou um conjunto de paredes de contenção ou inclusive uma parede 'Mani' aos pés da montanha.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 7 de 46
Cortesía de standardarchitecture

Casa de Telhado Inclinado / BCHO Architects

LocalizaçãoJipyeong-myeon, Yangpyeong-gun, Gyeonggi-do, Coreia do Sul
Ano: 
2014

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 8 de 46
© Sergio Pirrone

A casa de telhado inclinado respeita o fluxo de energia natural das montanhas existentes e celebra uma relação primordial entre as qualidades experienciais da natureza circundante e do edifício.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 9 de 46
© Sergio Pirrone

Aproveitando o declive do local, a casa se mistura com a topografia e se integra parcialmente no solo, enquanto minimiza a escavação da terra. O telhado se inclina para seguir o declive da colina enquanto desaparece no solo.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 10 de 46
Cortesía de BCHO Architects

Renovação de Sítio Arqueológico de Xihoudu / URBANUS

LocalizaçãoRuicheng County, Shanxi Province, China
Ano: 
2019

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 11 de 46
© Baiqiang Cao

O desafio deste projeto portanto, era criar um projeto capaz de ressignificar este importante patrimônio sem no entanto, prejudicar ou esmaecer as sutis nuances deste lugar sagrado. 

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 12 de 46
© Tianpei Zeng

 Ao integrar a Praça ao seu entorno imediato, criamos um lugar místico, espiritual e filosófico, que re-interpreta a filosofia tradicional chinesa — o homem como parte integral da natureza.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 13 de 46
Cortesía de URBANUS

Museu de Arte das Dunas da UCCA / OPEN Architecture

LocalizaçãoQinhuangdao, China
Ano: 
2018

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 14 de 46
© Qingshan Wu

Assim como crianças que se sentam na praia e constroem seus castelos de areia, o museu foi "escavado" nas dunas de forma a criar uma série de espaços interconectados, organicamente moldados que, envoltos pela areia, se assemelham a cavernas - o mais primitivo abrigo do homem, as quais assistiram o nascimento da arte rupestre, talvez a primeira forma de expressão artística da humanidade.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 15 de 46
© Qingshan Wu

Assim, oculto entre o mar e a terra, o Museu de Arte das Dunas é simples, direto e surpreendente - um retorno aos espaços primitivos e atemporais.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 16 de 46
Cortesía de OPEN Architecture

Estátua do Buda em Sapporo / Tadao Ando

LocalizaçãoCementerio Makomanai Takino, Sapporo, Hokkaido, Japão
Ano: 
2015

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 17 de 46
Cortesía de Hokkaido Fan Magazine

Parte do artigo escrito por Patrick Lynch para o ArchDaily: O cliente percebeu que a estrutura de pedra estava fora de escala, dando aos visitantes uma sensação desconfortável. Por essa razão, decidiram contratar Ando para criar um percurso arquitetônico mais sereno até o local.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 18 de 46
Cortesía de Hokkaido Fan Magazine

O novo templo envolve a estátua, deixando apenas o topo de sua cabeça visível do lado de fora da colina, e conta com mais de 150 mil pés de lavanda que permitem que a paisagem mude de verde na primavera para roxo no verão a branco com a neve no inverno.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 19 de 46
Cortesía de Hokkaido Fan Magazine

Europa

TIRPITZ / BIG

Localização6857 Blåvand, Dinamarca
Ano: 
2017

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 20 de 46
© Mike Bink

O "museu invisível" de 2800 m² transforma e expande um bunker alemão da Segunda Guerra Mundial em um complexo cultural inovador que compreende quatro exposições dentro de uma única estrutura, perfeitamente incorporada à paisagem.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 21 de 46
© Rasmus Hjortshøj

O pátio permite o acesso aos quatro espaços subterrâneos da galeria que recebe muita luz natural, mesmo que sejam literalmente esculpidas na areia. As exposições, projetadas pelos holandeses da Tinker Imagineers, mostram experiências temáticas permanentes e temporárias que fundamentam o conto de uma impressionante máquina de guerra.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 22 de 46
Cortesía de BIG

Museu Drents / Erick van Egeraat

LocalizaçãoAssen, Países Baixos
Ano: 
2011

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 23 de 46
© J Collingridge

O projeto do recém inagurado Museu Drents, foi concebido para adequa-lo a sua nova função, criando um novo acesso principal além de acrescentar dois novos espaços subterrâneos interconectados.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 24 de 46
© J Collingridge

O museu tem uma presença dominante, mas não se interpõe no caminho das exposições potenciais.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 25 de 46
Cortesía de Erick van Egeraat

Casa do Penhasco / Dualchas Architects

LocalizaçãoGaltrigill, Isle of Skye, Highland IV55, Escócia
Ano: 
2013

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 26 de 46
© Andrew Lee

A fim de abordar as condições do local, o edifício é composto por dois volumes; um fechado e outro aberto. O primeiro contém todas as funções que servem para apoiar as principais salas abertas. Juntos, um lugar é criado que fornece abrigo e privacidade, mantendo o foco em seus arredores.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 27 de 46
© Andrew Lee

A topografia do local permite que a paisagem circundante seja experimentada como um panorama. O espaço construído termina com o horizonte.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 28 de 46
Cortesía de Daniel Bär

Casa em Sikamino / Tense Architecture Network

LocalizaçãoAttica, Grécia
Ano: 
2012

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 29 de 46
© Filippo Poli

A residência é o seu telhado, com 60 metros de comprimento. Ao se aproximar do terreno, se percebe como uma faixa ligeiramente elevada da crosta terrestre na frente das montanhas distantes de Eubéia. As pessoas podem caminhar por ele. O telhado nasce e retorna de volta para o chão.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 30 de 46
© Filippo Poli

A composição procura fundir vigorosamente a residência com seu terreno alongado. Um nível adicional, totalmente subterrâneo foi introduzido para facilitar as necessidades crescentes de que a vida agrícola requer.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 31 de 46
Cortesía de Tense Architecture Network

Villa Vals / SeARCH + CMA

LocalizaçãoVals, Suíça
Ano: 
2009

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 32 de 46
© Iwan Baan

A introdução de um pátio central no declive íngreme cria uma grande fachada, com um considerável potencial de aberturas de janelas. O ângulo de visão do edifício é ligeiramente inclinado, dando uma visão ainda mais dramática das belas montanhas no lado oposto do vale.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 33 de 46
© Iwan Baan

As leis de planejamento da Suíça ditam que só é possível conceder uma permissão de construção definitiva após um modelo de madeira na escala 1:1 ser feito no local, para ser avaliado com precisão pela comunidade local.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 34 de 46
Cortesía de SeARCH & CMA

Estacionamento Subterrâneo Katwijk aan Zee / Royal HaskoningDHV

Localização: 5433 Katwijk, Países Baixos
Ano:
2016

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 35 de 46
© Luuk Kramer

O estacionamento subterrâneo abriga 663 vagas, ocultas entre as dunas de areia ao longo da costa de Katwijk aan Zee.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 36 de 46
© Luuk Kramer

Para manter e reforçar a relação entre o vilarejo e a praia, e para melhorar os espaços públicos, os projetistas propuseram ocultar o estacionamento dentro das dunas.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 37 de 46
Cortesía de Royal Haskoning DHV

Ponte de Moisés / RO&AD Architecten

LocalizaçãoHalsteren, Países Baixos
Ano: 
2011

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 38 de 46
Cortesía de RO&AD Architecten

Esta fortaleza, agora de caráter recreativo, encontra-se em várias rotas de ciclismo e caminhadas. Seu fosso era pouco profundo; muito raso para cruzá-lo com embarcações e muito fundo para caminhar sobre ele. De longe, a Ponte de Moisés é invisível aos olhos, já que tanto o solo quanto a água estão ao mesmo nível da ponte. 

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 39 de 46
Cortesía de RO&AD Architecten

“Dado que é altamente impróprio construir pontes sobre os fossos de defesa, especialmente do lado da fortaleza em que se espera o inimigo, decidimos projetar uma ponte invisível”. A  começa ao nível do solo, e logo descende abruptamente até ficar debaixo d’água. Sua construção é inteiramente feita de  Accoya e impermeabilizada com folha de EPDM, que resiste também à erosão produzida pela corrente e protege de fungos.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 40 de 46
Cortesía de RO&AD Architecten

Vinícola Antinori / Archea Associati

LocalizaçãoBargino FI, Itália
Ano: 
2012

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 41 de 46
© Pietro Savorelli

O roteiro de projeto centrado na experimentação geo-morfológica de um edifício entendido como a mais autêntica expressão de uma simbiose desejada e uma fusão entre cultura antrópica, o trabalho do homem e seu ambiente de trabalho e natural.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 42 de 46
© Leonardo Finotti

A construção física e intelectual da vinícola tem laços profundos e é enraizada a terra, uma relação tão intensa e sofrida (também em termos econômicos), quanto fazer a imagem arquitetônica esconder-se e misturar-se a esta terra.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 43 de 46
Cortesía de Archea Associati

América do Norte

Sala do Conservatório / archimania

Localização: 882 Curtiswood Ln S, Nashville, TN 37204, EUA
Ano:
2010

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 44 de 46
© David Sundberg/ESTO

Para preservar o protagonismo da residência, archimania projetou uma "desconstrução", localizando os eventos e os espaços de apoio de forma subterrânea.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 45 de 46
© David Sundberg/ESTO

Um pátio de vidro fornece luz natural e espaço verde ao novo centro de eventos. O projeto final é uma instalação de 1300 m² de reunião e refeitório, com espaço para 300 pessoas.

Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica - Imagem 46 de 46
Cortesía de archimania

As descrições de cada projeto foram extraídas dos memoriais enviados ao ArchDaily pelos próprios escritórios.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baraya, Santiago. "Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica" [Arquitectura soterrada por el mundo: 15 ejemplos de mimetización y eficiencia termodinámica] 24 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955131/arquitetura-subterranea-mimese-e-eficiencia-termica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.