Como podemos transformar nossas cidades com o uso da tecnologia?

Segundo estimativas das Nações Unidas, atualmente mais de 55% da população mundial vive em cidades ou áreas urbanizadas, com uma forte probabilidade de este numero aumentar para quase 70% ao longo das próximas décadas. Apesar deste previsível e vertiginoso crescimento populacional urbano, muitas das grandes cidades do mundo têm feito pouco ou quase nada para qualificar suas infraestruturas já muito precárias e insuficientes. De fato, o que se desenha a nossa frente é o grande desafio da vez, talvez um dos maiores que a humanidade já enfrentou. Se a solução dos problemas de grande escala parece algo impraticável ou até impossível, talvez devêssemos buscar resolver os pequenos problemas, um de cada vez.

À medida que a atual crise sanitária mundial continua a perseverar, deixando um rastro de devastação na economia global e colocando em evidencia os muitos dos problemas sociais que por anos estiverem escondidos por baixo dos panos, estamos finalmente chegando a um ponto de inflexão. Neste cenário, não podemos nos concentrar em apenas um problema de cada vez, não há mais tempo para isso. Talvez o verdadeiro desafio dos dias de hoje esteja em criar um sistema capaz de responder este amontoado de problemas de forma holística, soluções inteligentes que nos possibilitem construir cidades mais inteligentes e equitativas. O futuro das nossas cidades—e da humanidade—talvez seja mais dependente de pequenas iniciativas e startups do que de grandes investimentos públicos em infraestrutura.

Como podemos transformar nossas cidades com o uso da tecnologia? - Imagem 4 de 4
Hosta Labs is developing 3D models created from regular pictures for design and renovation. By reducing the time and money it takes for architects, contractors and designers to obtain room dimensions and create floorplans for renovations, the company is changing the way we experience and furnish our built environment.. Image © URBAN-X

A URBAN-X, uma iniciativa criada pela MINI, foi desenvolvida exatamente com este objetivo: promover o desenvolvimento de soluções simples para as cidades do futuro. Através de um programa de investimento à curto prazo, a MINI procura fornecer os meios para que pequenos empreendedores possam desenvolver projetos que busquem propor soluções para pequenos problemas. Com mais de 50 startups em seu portfólio e projetos implementados em mais de 100 cidades ao redor do mundo, o projeto URBAN-X está construindo um catálogo de pequenas soluções que em conjunto, poderão causar um impacto decisivo no combate as principais mazelas que recaem sobre a nossa sociedade hoje. Com pessoas trabalhando em projetos relacionados à arquitetura, saúde pública e a infra-estrutura urbana—para citar apenas algumas das iniciativas—a empresa acredita que este pode ser o caminho para avançarmos coletivamente em direção à um mundo melhor.

Como uma incubadora de ideias revolucionárias, a URBAN-X pretende acelerar o processo e desenvolvimento de novas tecnologias, permitindo que em um tempo muito curto, elas saiam do papel e passem a ser implementadas na prática. Isso só é possível graças a um amplo ecossistema de maturação de pequenas iniciativas, as quais recebem um apoio financeiro e acompanhamento por equipes de especialistas além de recursos complementar necessários.

Como podemos transformar nossas cidades com o uso da tecnologia? - Imagem 2 de 4
RoadBotics empowers cities to assess roads using artificial intelligence. We automate inspections and generate objective, actionable data about road networks. . Image © URBAN-X

Uma das startups incluídas no projeto, a Roadbotics, utiliza Inteligência Artificial para automatizar processos e gerar mapas detalhados, analisando e classificando dados sobre a infraestrutura urbana em mais de 160 cidades ao redor do mundo. Disponível em forma de aplicativo para celular, o Roadbotics permite que os seus usuários possam criar pesquisas detalhadas e objetivas sobre a qualidade das ruas e calçadas de uma cidade.

Quanto ao setor imobiliário, a FIRMUS AI é uma iniciativa que utiliza o aprendizado de máquina e a IA para alertar os usuários sobre possíveis erros de construção e riscos baseados no histórico do setor. Estima-se atualmente que as empresas de construção civil deixem de faturar um 50% a mais somente por repetir os mesmos erros de sempre. A FIRMUS AI permite que as empresas criem uma lista de verificação de itens e processos para garantir um menor desperdício e uma maior eficiência em seus processos.

A 3AM Innovations, por sua vez, desenvolveu um sistema de rastreamento e compartilhamento de dados para que os bombeiros registrem seus movimentos com os demais colegas. Ao minimizar os riscos que a falta de comunicação pode causar, softwares inteligentes permitem resolver problemas simples de forma prática e segura.

Como podemos transformar nossas cidades com o uso da tecnologia? - Imagem 3 de 4
Stae provides a civic intelligence platform that empowers local government to leverage and visualize all sources of data in the city, in a no-code environment.. Image © URBAN-X

Soluções mágicas que nos permitam construir cidades melhores no futuro não existem. Elas não vão cair do céu enquanto estivermos sentados e esperando. Tampouco devemos depositar muita esperança nas políticas públicas, ainda que devemos cobrar que seus processos sejam mais rápidos e desburocratizados. A verdadeira mudança talvez esteja em cada um de nós, em um espaço de compartilhamento onde pequenas iniciativas possam nos ajudar a lidar melhor com problemas bastante simples porém, ainda sem solução. Não são apenas os entes públicos os responsáveis por nossas cidades. Embora o investimento público em infraestrutura ainda seja a principal forma de alavancar o desenvolvimento urbano de uma cidade, não há como resolver todos os problemas de uma só vez. Precisamos da tecnologia e também de pessoas dispostas a investir em soluções inteligentes que nos ajudem a construir uma sociedade melhor para o futuro—uma sociedade melhor para todos nós.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Como podemos transformar nossas cidades com o uso da tecnologia?" [From the Grassroots Up: How We Can Transform the Future of Cities One Startup at a Time] 10 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951006/como-podemos-transformar-nossas-cidades-com-o-uso-da-tecnologia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.