100architects transforma ponte em Xangai em equipamento lúdico de lazer e mobilidade

O escritório 100architects desenvolveu uma proposta para recuperar a ponte peatonal Puji Road em Xangai, China. Intitulado High Loop, o projeto procura transformar a plataforma de 1km de extensão em um equipamento lúdico e colorido, sem alterar profundamente sua estrutura.

100architects transforma ponte em Xangai em equipamento lúdico de lazer e mobilidade - Mais Imagens+ 37

Cortesia de 100 Architects

A transformação da icônica ponte que liga os distritos de Zhabei e Jing'an, cruzando o rio Suzhou, ocorre após a primeira reforma em 2009, por ocasião da Expo Xangai. À época, a estrutura fora modificada para “permitir o acesso de modais ativos de transporte, como bicicletas e patinetes, além dos pedestres, melhorando a conectividade” entre as duas margens.

Cortesia de 100 Architects

O 100architects propôs transformar a ponte em um parque elevado, substituindo o cinza escuro do asfalto por cores fortes e vibrantes, melhorando o sistema de circulação e adicionando bolsões funcionais.

Cortesia de 100 Architects

O projeto segrega os tipos de mobilidade por cores, "criando uma hierarquia de ritmos pelos quais a ponte pode ser atravessada". Uma pista linear na cor verde clara demarca o percurso de bicicletas e patinetes, ao passo que uma faixa sinuosa em magenta delimita o espaço para a circulação mais lenta dos pedestres. 

Cortesia de 100 Architects

Zonas em ciano definem os espaços de parada e permanência, que incluem mirantes, áreas de piquenique, lounges e pequenos anfiteatros. Esses bolsões com funções sociais contrastam com o mobiliário urbano em cor amarela. 

Cortesia de 100 Architects
Cortesia de 100 Architects

  • Nome do projeto: High Loop
  • Autoria:  100architects (Xangai)
  • Equipe de projeto:Marcial Jesús, Javier González, Lara Broglio, Mónica Páez, Keith Gong, Cosima Jiang, Ponyo Zhao, Elena Michelutti, Ginger Huang
  • Área: 1.000 metros lineares
  • Status: Concepção
  • Localização: Ponte Puji Road, Distrito de Jing’an, Xangai (China)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "100architects transforma ponte em Xangai em equipamento lúdico de lazer e mobilidade" [100architects Regenerates Pedestrian Bridge in Shanghai, China, with Colorful Spaces] 14 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944926/100architects-transforma-ponte-em-xangai-em-equipamento-ludico-de-lazer-e-mobilidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.