Conheça alguns dos maiores estúdios de visualizações de arquitetura do mundo

Em um mundo dominado por imagens, nosso modo de fazer e consumir arquitetura está se tornando cada dia mais dependente do visual. Deste modo, ferramentas de representação estão passando a desempenhar um papel cada vez mais decisivo na forma como concebemos e desenvolvemos nossos projetos. Em muitos casos, escritórios de arquitetura se vem compelidos à buscar ajuda, voltando-se à experientes estúdios de modelagem e renderização 3D para poder retratar mais fidedignamente seus conceitos e ideias.

Conheça alguns dos maiores estúdios de visualizações de arquitetura do mundo - Mais Imagens+ 18

O trabalho destes estúdios de criação de imagens é muitas vezes da maior importância para o sucesso de um projeto, pois traduzem conceitos até certo ponto abstratos em dados visuais capazes de seduzir o público, transmitindo e exacerbando as principais qualidades de um projeto, construindo uma narrativa convincente e de fácil digestão. Através de suas imagens hiperrealistas, as renderizações traduzem uma série de dados técnicos e complexos de forma legível e de fácil compreensão para o grande público. O que diferencia as imagens criadas por empresas especializadas do setor das renderizações feitas pelos próprios arquitetos que desenvolvem os seus projetos, é um domínio maior das ferramentas disponíveis e um pensamento criativo capaz de agregar valor, um valor que nós arquitetos desconhecemos – ou simplesmente porque não fomos treinados para ver.

A seguir, enumeramos alguns dos mais famosos estúdios de criação de imagens de arquitetura do mundo todo, cada um com sua exclusiva forma de expressão ou identidade própria. Domínio de escala, composição e conteúdo fazem com que estas imagens se transformem em algo mais do que uma simples renderização, eles traduzem conceitos abstratos em representações concretas e envolventes capazes de despertar as mais variadas emoções em quem as observa.

MIR

The Whale by Dorte Mandrup. Image © MIR

O estúdio norueguês MIR é um dos mais importantes escritórios de renderização do mundo. Entre seus clientes estão escritórios como BIG, Zaha Hadid Architects, Dorte Mandrup Arkitekter, Kengo Kuma & Associates, Snøhetta, Ricardo Bofill Taller de Arquitectura, Mad Architects para citar apenas alguns. Especializado em projetos de arquitetura e stararchitects, o MIR é o estúdio responsável pelas imagens de projetos como o The Whale, The Twist, Greenland's National Gallery ou o Leeza SOHO. Fundado em 2000 por Trond Greve Andersen e Mats Andersen, o MIR é composto por uma equipe enxuta de apenas oito colaboradores. Com uma imagem em constante evolução, mas com uma estratégia única e uma linguagem própria, o trabalho de MIR pode ser definido como uma abordagem tecnicamente sofisticada e uma atmosfera hiperrealista. Os noruegueses claramente advogam à favor de uma iluminação dramática e uma paleta de cores simples e enfática. Em seu já vasto portfólio, há uma recorrente ênfase na relação da arquitetura com a paisagem.

Luxigon

Brown Performing Arts Center by REX. Image © Luxigon

O Luxigon é um dos mais renomados e reconhecidos estúdios de renderização da atualidade, uma empresa com sedes em Paris, Los Angeles e Milão. Entre seus principais clientes encontram-se alguns dos mais importantes escritórios de arquitetura do planeta como REX, OMA, MVRDV e COBE. Fundado em 2007 pelo arquiteto e designer gráfico Eric de Broche des Combes, a pegada do estúdio é a criação de imagens para concursos – geralmente vencedoras. Como resultado, a linguagem do Luxigon tem um quê de abstração, assim como uma atmosfera extremamente dramática e conceitual. Em termos de workflow, o estúdio prefere trabalhar com pós-produção, tanto por razões de flexibilidade quanto por uma questão de prazo — quase sempre muito curtos. Em muitos casos, o Luxigon é contratado para acompanhar o processo de projeto, atuando também como uma espécie de consultoria, ajudando as equipes dos escritórios de arquitetura a preencher as lacunas durante a modelagem e a encontrar soluções criativas que possam contribuir para com o desenvolvimento de seus projetos. Deliberadamente fazendo uso de elementos inusitados em suas imagens, o Luxigon procura enfatizar a natureza ilustrativa de suas renderizações – contrapondo-se ao hiper-realismo de forma crítica. Inspirando-se em elementos cinematográficos, fotografia e pintura, o estilo do Luxigon é único e facilmente reconhecível, imagens altamente saturadas e cores complementares.

Brick Visual

Hangzhou Tower by SOM. Image © Brck Visual

Com sua sede principal instalada na capital húngara, e uma subsede recentemente inaugurada em Cluj, a Brick Visual é um escritório de renderização com mais de 50 funcionários e um abrangente portfólio composto por imagens estáticas, animações e RV. Com uma impressionante lista de clientes, como BIG, Snohetta, SOM, OMA, MVRDV, ou COBE, a Brick Visual encara o mundo da renderização como uma nova forma de arte. O estúdio é responsável pela criação de algumas das imagens mais convincentes que circulam pela internet, ilustrando propostas vencedoras como o projeto do BIG para o Masterplan do Smithsonian Campus em Washington DC, ou as marcantes imagens do arranha-céu em Hangzhou projetado pelo SOM. Com uma paleta de cores sombrias, o trabalho da Black Visual pode ser definido como uma variação do fotorrealismo — imagens provocantes e cenários oníricos. Além de trabalhar sob encomenda, a empresa também se envolve na formação de novos “artistas da imagem”, promovendo cursos de pós-produção, animação e visualização através de sua empresa subsidiada Brick Academy.

Hayes Davidson

111 West 57th Street Tower by SHoP Architects. Image © Hayes Davidson

Fundada em 1989, antes mesmo da gênese do termo “3D”, o Hayes Davidson é um dos mais antigos estúdios de criação de imagens do mundo e o primeiro em abrir as suas portas no Reino Unido. Com sede em Londres e com uma equipe formada por arquitetos, artistas e fotógrafos, o escritório é visitado frequentemente por funcionários da Zaha Hadid Architects, Foster + Partners, Adjaye Associates, Heatherwick Studio, Rafael Viñoly Architects e SHoP Architects. O estilo de trabalho do estúdio consiste principalmente em imagens hiper-realistas, gerando imagens simples e carregadas de otimismo. Algumas de suas renderizações mais famosas incluem aquelas criadas para o 111 West 57th Street projetado pela SHoP Architects e paro o complexo residencial projetado pelo BIG em Toronto. Além disso, a Hayes Davidson também desenvolve infográficos e animações para seus parceiros, desenvolvendo uma própria metodologia de análise de projetos através de imagens, fornecendo dados precisos sobre os projetos em relação ao seu contexto.

Estes escritórios são apenas alguns exemplos – a ponta do iceberg. Conhecer melhor o processo de criação de imagens e os escritórios que a elas se dedicam pode nos ajudar a melhor compreender a essência por trás de nossos próprios projetos, imagens que são muito mais do que meras representações, capazes de construir narrativas que encontram ressonância na nossa forma particular de encarar a arquitetura.

Wilhelmshaven by Dorte Mandrup. Image © MIR

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Conheça alguns dos maiores estúdios de visualizações de arquitetura do mundo" 20 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941567/conheca-alguns-dos-maiores-estudios-de-visualizacoes-de-arquitetura-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.