Leeza SOHO / Zaha Hadid Architects

Leeza SOHO / Zaha Hadid Architects

© Hufton+Crow© Hufton+Crow© Hufton+Crow© Hufton+Crow+ 37

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  172800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Hufton+Crow
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: B&B Italia, Beijing Huaxin Ocean, Boon Edam, Elmes, Gretsch­-Unitas, HAY, Hitachi, Hong Fa, Jiangsu Huatong, Kin Long, Kohler, Nippon Paint, Noble, Samsung, Tianjin Yaopi, eGRow
  • Arquitetos Responsáveis:Zaha Hadid, Patrik Schumacher
  • Zha Diretor De Projeto:Satoshi Ohashi
  • Zha Arquiteto De Projeto:Philipp Ostermaier
  • Zha Arquitetos Associados:Kaloyan Erevinov, Ed Gaskin, Armando Solano
  • Zha Equipe De Projeto:Yang Jingwen, Di Ding, Xuexin Duan, Samson Lee, Shu Hashimoto, Christoph Klemmt, Juan Liu, Dennis Brezina, Rita Lee, Seungho Yeo, Yuan Feng, Zheng Xu, Felix Amiss, Lida Zhang, Qi Cao
  • Zha Diretores Do Concurso:Satoshi Ohashi, Manuela Gatto
  • Zha Líderes Da Equipe Do Concurso:Philipp Ostermaier, Dennis Brezina, Claudia Glas Dorner
  • Zha Equipe Do Concurso:Yang Jingwen, Igor Pantic, Mu Ren, Konstantinos Mouratidis, Nicholette Chan, Yung-Chieh Huang
  • Cliente:SOHO China Limited
  • Projeto Executivo:Beijing Institute of Architectural Design
  • Estruturas:Bollinger + Grohmann (Stage 0,1); China Academy of Building Research (Stage 2); Beijing Institute of Architectural Design (Stage 3,4)
  • Facahda:Konstruct West Partners (Stage 2); Kighton Facade (Stage 3,4); Yuanda (Stage 3,4)
  • Instalações :Parsons Brinkerhoff (Stage 2); Beijing Institute of Architectural Design (Stage 3,4)
  • Iluminação:J+B Studios Architectural Design (Stage 2); Light Design (Stage 2,3); Leuchte (Stage 4)
  • Paisagismo:Zaha Hadid Architects (Stage 2,3); Ecoland (Stage 4) 
  • Interiores:Zaha Hadid Architects (Stage 2,3); HuaTeng (China) (Stage 4)
  • Sinalização:Dongdao (Stage 4,5)
  • Leed:Schneider Electric (Stage 2)
  • Heliponto:Zhi Jiu (Stage 3,4)
  • Consultoria De Tráfego:Dazhengtong (Stage 3,4)

  • Quantitativos:Liby Limited (Stage 2)

  • Supervisão De Obra:Shuangyuan (Stage 5)
  • Modelmaker:Gaojie (Stage 2,3)

  • Imagens:MIR (Stage 3,4), Cosmoscube (Stage 3,4), Frontop (Stage 2), Gozen (Stage 2), Zero (Stage 2), Atchain (Stage 4)
  • Construção:China State Construction Engineering Corporation Nr. 8
  • Execução Fachada:Yuanda, Lingyun
  • Execução Interiores:Suzhou Gold Mantis, Beijing Qiaoxin
  • Execução Paisagismo:Jingtai
  • Elevadores E Escadas:Hitachi
  • Execução Iluminação Exterior:eijing Jiahe Jinye Lighting Engineering Co. Ltd
  • Execução Das Instalações:Yiju
Mais informaçõesMenos informações
© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na região sudoeste da cidade de Pequim, a torre Leeza SOHO foi concebida como o principal ponto de referência do novo distrito comercial de Fengtai - um vibrante centro financeiro e importante elemento de conexão entre o centro da cidade e o recentemente inaugurado Aeroporto Internacional Daxing, ao sul de Pequim. O distrito comercial de Fegntai integra o novo plano urbanístico multimodal da cidade, concebido para melhor acomodar o crescimento urbano de Pequim sem sobrecarregar a infraestrutura existente na região central da cidade.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

O Leesa SOHO é um arranha-céu de quarenta e cinco pavimentos e mais de 170.000 m², projetado pela equipe da Zaha Hadid Architects para atender à crescente demanda de pequenas e médias empresas por espaços flexíveis de escritórios na cidade de Pequim. Atravessado por um túnel do metrô, o novo terreno onde se ergue o mais novo projeto do Zaha Hadid Architects na China encontra-se adjacente à estação de trens do novo distrito de Fengtai, no entroncamento de cinco novas linhas de transporte público que estão sendo construídas para melhor atender a região sudoeste de Pequim.

Cortesia de Zaha Hadid Architects
Cortesia de Zaha Hadid Architects
Cortesia de Zaha Hadid Architects
Cortesia de Zaha Hadid Architects

Cortada ao meio pela linha do metrô que atravessa o terreno, a torre se desdobra em dois volumes verticais paralelos que, embora separados por um átrio central, encontram-se unificados através de uma fachada única que envolve e abraça o edifício do térreo ao quadragésimo quinto pavimento. O espaço vazio entre as duas torres se transforma em uma espécie de pátio que percorre toda a extensão vertical do edifício, transformando-se no átrio mais alto do mundo, com 194,15 metros de altura, um espaço dinâmico resultante do movimento estrutural das duas metades da torre que girando sobre o próprio eixo, se re-alinham com a via de acesso no ponto mais alto do edifício. O átrio foi concebido para aproximar e conectar as duas metades da torre, criando um dinâmico movimento cênico, atravessado por uma série de passarelas no 13º, 24º, 35º e 45º pavimentos; além disso, desde o interior do edifício e em todos os seus pavimentos, é possível ter um panorama completo do skyline de Pequim.

Cortesia de Zaha Hadid Architects
Cortesia de Zaha Hadid Architects

O monumental átrio do Leeza SOHO atua ainda como uma espécie de praça pública, acolhendo diversos programas e atividades que movimentarão o novo distrito comercial de Fengtai, conectando as duas torres além de oferecer pontos de vista para diferentes direções da cidade; criando um novo e extraordinário espaço cívico para Pequim, diretamente conectado à rede pública de transporte da cidade. A presença do átrio entre as duas torres permite uma ampla iluminação natural dos espaços interiores do edifício, atuando ainda como um importante elemento para o sistema de ventilação da torre, maximizando o efeito chaminé e a pressão positiva nos níveis inferiores limitando assim a entrada de ar quente e facilitando o processo de filtragem de ar no interior do edifício.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

O sistema de fachada do edifício conta com vidros de auto desempenho e operação manual, permitindo uma melhor circulação do ar para controlar a temperatura no interior da torre; através deste sistema integrado é possível ter um maior controle de temperatura, resultando em uma alta eficiência energética do edifício como um todo. As duas metades da torre se movimentam de tal forma a melhor sombrear os espaços públicos do átrio, enquanto a fachada protegida de vidro mantém um ambiente interno confortável ainda que em condições climáticas extremas.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Como um dos primeiros escritórios de arquitetura do mundo à desenvolver e gerenciar projetos de arquitetura de grandíssima escala em sistemas BIM, o Zaha Hadid Architects emprega as mais novas tecnologias para projetar e construir edifícios com baixo consumo de energia e alta eficiência energética. Em parceria com a SOHO China, a ZHA desenvolveu recentemente quatro diferentes edifícios, totalizando 1,4 milhão de metros quadrados de uso misto nas cidades de Pequim e Xangai.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

O projeto da Leeza SOHO foi desenvolvido para atender os mais altos padrões de sustentabilidade definidos pelo Green Building Council dos EUA e deverá receber a certificação LEED Gold em breve. O avançado sistema de gerenciamento de energia do edifício projetado pela Zaha Hadid Architects é capaz de monitorar as condições de conforte e o consumo de energia de todo o edifício em tempo real. Além isso, a torre conta com sistemas de recuperação de calor, ventiladores, caldeiras de refrigeração, iluminação e controles de alta eficiência. A torre conta ainda com sistemas de coleta e armazenamento de água da chuva, sistemas hidráulicos de baixa vazão e reutilização de águas cinzas, além de contar com uma cobertura verde que colabora com o isolamento térmico do edifício e um sistema fotovoltaico para a captação e produção de energia limpa.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow
© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

No subsolo, o estacionamento do Leeza SOHO conta com 2.680 vagas para bicicletas, vestiários, chuveiros e áreas de recarga para carros elétricos e híbridos; materiais de compostos orgânicos de baixa volatilidade foram instalados em todos os espaços da torre, minimizando a pegada de carbono do edifício além de contar com filtros de alta eficiência para a remoção de partículas sólidas do ar.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Leeza SOHO / Zaha Hadid Architects" [Leeza SOHO / Zaha Hadid Architects] 25 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928985/leeza-soho-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.