MIR

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Zaha Hadid Architects projeta novo complexo de escritórios no centro de Hong Kong

O escritório Zaha Hadid Architects divulgou seu mais recente projeto, o Murray Road, um edifício de 36 pavimentos localizado no coração do distrito comercial de Hong Kong. Conformando novas praças públicas repletas de vegetação, o projeto ocupa um lote nas proximidades das estações de metrô Central e Admiralty MTR.

© Cosmocube© MIR© MIR© Arqui9+ 10

MAD projeta Centro Aquático para as Olimpíadas de Paris 2024

O escritório MAD Architects divulgou sua proposta para o Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Imaginando a instalação esportiva como uma obra de arte pública urbana que representa a beleza e a esperança de Paris, a proposta foi criada em colaboração com três estúdios franceses, Jacques Rougerie Architecture, Atelier Phileas Architecture e Apma Architecture.

MAD divulga projeto para o Parque Cultural da Baía de Shenzhen

MAD Architects apresentou seu projeto para o Parque Cultural da Baía de Shenzhen, localizado ao longo da costa de Shenzhen, China. O planejamento estabelece um complexo cultural de 51.000 metros quadrados que inclui um Salão de Design Criativo, o Museu de Ciência e Tecnologia de Shenzhen e um vasto espaço verde público.

© Proloog© Proloog© Proloog© Proloog+ 20

A evolução da representação na arquitetura (e qual é o seu futuro)

De acordo com Howard Gardner, a inteligência humana pode ser dividida em oito categorias, sendo uma delas, a inteligência espacial. Gardner define este tipo de inteligência como a capacidade do ser humano em imaginar e dar forma à modelos tridimensionais da realidade. A arquitetura, assim como a escultura, é uma das disciplinas que mais se beneficiam desta faculdade. Considerando isso, neste artigo procuramos explorar como a representação da arquitetura evoluiu ao longo do tempo e como ela está se tornando cada dia mais fiel à imagem idealizada por quem a projetou.

Conheça alguns dos maiores estúdios de visualizações de arquitetura do mundo

Em um mundo dominado por imagens, nosso modo de fazer e consumir arquitetura está se tornando cada dia mais dependente do visual. Deste modo, ferramentas de representação estão passando a desempenhar um papel cada vez mais decisivo na forma como concebemos e desenvolvemos nossos projetos. Em muitos casos, escritórios de arquitetura se vem compelidos à buscar ajuda, voltando-se à experientes estúdios de modelagem e renderização 3D para poder retratar mais fidedignamente seus conceitos e ideias.

Google Campus by BIG and Heatherwick Studio. Image © Hayes DavidsonLeningrad Siege Museum by Lahdelma & Mahalmäki Architects. Image © Brck Visual11th Street Bridge Park by OMA. Image © Luxigon111 West 57th Street Tower by SHoP Architects. Image © Hayes Davidson+ 23

Marshall Blecher & Studio Fokstrot projetam ilhas flutuantes no porto de Copenhague

Marshall Blecher e o Studio Fokstrot projetaram uma série ilhas flutuantes no porto da cidade de Copenhague. Alterando a paisagem urbana, o projeto pode ser usado por velejadores, pescadores, nadadores ou pessoas interessadas em fazer piqueniques ou observar as estrelas.

Centro de conferências de Zaha Hadid Architects em Unicorn Island está prestes a ser concluído

O centro de exposições e conferências Start-Up, primeiro edifício do masterplan Unicorn Island, em Chengdu, China, está prestes a ser concluído. Desenvolvido por Zaha Hadid Architects, o masterplan de 67 hectares oferecerá ambientes de lazer e trabalho para empresas chinesas e internacionais.

© MIR© MIR© MIR© MIR+ 7

Dorte Mandrup vence concurso para edifício cultural e observatório de baleias na Noruega

O escritório de arquitetura dinamarquês Dorte Mandrup A/S venceu o concurso internacional para projetar The Whale (A Baleia), uma nova atração turística para o norte da Noruega, que contará as histórias desta majestosa criatura marinha através da arte, ciência e arquitetura.

© MIR© MIR© MIR© Dorte Mandrup+ 8

Torre de TV futurista em Istambul está perto de ser concluída

A Melike Altınışık Architects, com sede na Turquia, divulgou mais detalhes sobre a construção da Torre de Rádio e TV Çamlıca de Istambul, com 369 metros. A torre de telecomunicações evoca uma sensação de movimento e ritmo dentro de sua silhueta que muda quando vista desde diferentes direções pela cidade.

© NAARO© NAARO© NAARO© NAARO+ 6

Centro de exposições em forma de looping está sendo construído na China

© Powerhouse Company
© Powerhouse Company

A construção do Loop of Wisdom em Chengdu, na China, está a todo vapor. Projetado pela Powerhouse Company, o projeto foi concebido como um Centro de Exposições que abriga também o novo Portal de entrada para o recém inaugurado distrito Unis Chip City de Chengdu. A estrutura consiste em uma enorme cobertura sinuosa, pintada em vermelho vívido, que serpenteia em meio a um exuberante parque natural, convidando os visitantes a percorrer este percurso panorâmico e desfrutar das impressionantes vistas para o parque.

© MIR© Silkroad© MIR© Powerhouse Company+ 5

Gustafson Porter + Bowman vence concurso para remodelação do entorno da Torre Eiffel

Gustafson Porter + Bowman acaba de ser anunciado como o grande vencedor do concurso de remodelação do entorno da Torre Eiffel de Paris. Entre os projetos finalistas, selecionados a partir de quarenta e duas propostas enviadas na primeira etapa do concurso, figuravam: Amanda Levete em parceria com GROSS.MAX, Agence Ter em colaboração com Carlo Ratti Associati e a equipe do Explorations Architecture, a dupla formada por Koz Architectes e Atelier Roberta e finalmente os vencedores Gustafson Porter + Bowman. Chamada de OnE, a proposta procura ressaltar o eixo urbano sobre o qual a Torre foi implantada, celebrando o principal monumento parisiense e colocando-o no centro do novo projeto, bem no coração de um novo parque público monumental que conecta a Praça do Trocadero, o Palácio de Chaillot, a Pont d'Iéna, o Campo de Marte e a Escola Militar.

© MIR© MIR© MIR© MIR+ 7

Os projetos mais aguardados de 2019

À medida que 2018 chega ao fim, voltamos nossos olhos para os projetos que estamos mais aguardados de 2019. Muitos dos projetos listados aqui estão em andamento há anos, tendo já experimentado as frustrações inerentes de uma profissão que depende de investimentos significativos e longos prazos - para não mencionar as mudanças de políticas.

Taipei Performing Arts Centre / OMA. Image © OMAUnder / Snohetta. Image © Snohetta and MIR© MIR . ImageLeeza SOHO / Zaha Hadid ArchitectsRuby City Linda Pace Foundation / Adjaye Associates. Image Courtesy of Adjaye Associates+ 61

Mirante panorâmico projetado pelo MAD dará novo uso a um antigo armazém em Roterdã

A MAD Architects acaba de apresentar as últimas imagens da sua proposta para o mirante panorâmico da Fenix Warehouse em Roterdã. Encomendado pela Fundação Droom en Daad, o mirante representa o primeiro projeto cultural público realizado pela MAD na Europa, convidando-nos a redescobrir a história esquecida de um edifício que já foi um dos maiores armazéns do mundo.

O mirante é parte de um projeto de restauração mais amplo, o qual será liderado pelo escritório Bureau Polderman, com sede na mesma cidade holandesa. A estrutura está situada em meio a uma das mais antigas "chinatowns" da Europa, às margens do porto de Roterdã.

Por dentro do átrio mais alto do mundo, projetado por Zaha Hadid Architects

Foram divulgadas novas fotografias da Leeza SOHO projetada por Zaha Hadid Architects, uma torre de escritórios de uso misto no Leeza Financial Business District de Pequim. Com o átrio mais alto do mundo, a estrutura costura duas seções diferentes da torre, criando uma espécie de fusão visual.

As novas imagens exaltam o átrio de 190 metros de altura que se eleva e percorre toda a altura do edifício, projetado para “se erguer como um único volume, dividido em duas metades”. O projeto de 172.800 metros quadrados se localiza sobre uma estação de metrô em construção que, quando concluída, conformará um novo hub de transporte. 

© Satoshi Ohashi (Zaha Hadid Architects)© MIR© MIR© MIR+ 6

Centro de Conferências Yabuli do MAD Architects começa a ser construído na China

Tiveram início as obras do Centro de Conferências do China Entrepreneur Forum, projetado pelo MAD Architects e localizado nas montanhas de Yabuli, no nordeste da China. Com uma paisagem montanhosa coberta de neve e conhecida por suas temperaturas congelantes, a região de Yabuli recebe o encontro anual do Fórum Empresarial da China (CEF), considerado o “Davos da Ásia”.

O projeto do MAD, também conhecido como “Centro de Conferências Yabuli”, procura incorporar e mostrar as “ambições, ideologias e o pensamento crítico avançado dos membros da CEF” através de uma estrutura semelhante a uma tenda definida por linhas suaves e inclinadas.

© MIR© MIR© MIR© MIR+ 12

Zaha Hadid Architects divulga fotografias do átrio mais alto do mundo em construção em Pequim

Cortesia de Zaha Hadid Architects e SOHO China
Cortesia de Zaha Hadid Architects e SOHO China

O escritório Zaha Hadid Architects divulgou fotografias inéditas mostrando o andamento das obras do edifício Leeza SOHO, uma torre de escritórios de uso misto em Lize Financial Business District de Pequim. O projeto apresenta uma estrutura metálica torcida que entrelaça duas seções separadas da torre, fundindo-as visualmente, e terá o átrio mais alto do mundo, que se prolonga por todo o edifício.

© Di Ding (Zaha Hadid Architects)© Yicheng Yang (SOHO China)Render. Imagem © MIRRender. Imagem © MIR+ 11

Luminosidade fluida: A iluminação arquitetônica na obra de Zaha Hadid

Leeza SOHO, em construção 2017, Pequim / China. Imagem © MIR
Leeza SOHO, em construção 2017, Pequim / China. Imagem © MIR

Os projetos de Zaha Hadid são notáveis não só por suas formas inovadoras de manusear materiais tangíveis, mas também pela sua imaginação em relação à luz. Suas teorias de fragmentação e fluidez são técnicas projetuais bem conhecidas que possibilitaram sua descoberta de formas. No entanto, seus avanços no uso da luz para transmitir sua arquitetura foram, muitas vezes, negligenciados -mesmo que tenham se tornado um elemento essencial para revelar e interpretar sua arquitetura. A transição de três décadas de linhas mínimas de luz no seu projeto do Corpo de Bombeiros de Vitra até o átrio mais alto do mundo no arranha-céu Leeza SOHO, que recolhe uma abundância de luz natural, mostra o notável desenvolvimento do legado luminoso de Zaha Hadid.

Centro Heydar Aliyev, 2013, Baku / Azerbaijão. Imagem © Hélène BinetEstação de Trem Nordpark, 2007, Innsbruck / Áustria. Imagem © <a href='https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hungerburgbahn-Bergstation.JPG'>Wikimedia user Hafelekar</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en'>CC BY-SA 3.0</a>Museu MAXXI, 2009, Roma / Itália. Imagem © Iwan BaanCentro de Ciências Phaeno, 2005, Wolfsburg / Alemanha. Imagem © Werner Huthmacher+ 13

Zaha Hadid Architects divulga imagens da torre com o átrio mais alto do mundo

© MIR
© MIR

O escritório Zaha Hadid Architects divulgou novas imagens do projeto Leeza SOHO, seu arranha-céu de uso misto localizado no Distrito Financeiro de Lize em Pequim. O projeto é notável por seu átrio de 190 metros de altura que se prolonga por todos os pavimentos do edifício. Na base da torre, um novo centro de transportes dará acesso a uma linha de metrô ainda em construção.