Dorte Mandrup vence concurso internacional para o novo Exilmuseum em Berlim

Dorte Mandrup venceu o concurso internacional para projetar o novo Exilmuseum em Berlim. Localizado ao lado das ruínas da histórica estação ferroviária Anhalter Bahnhof, o museu contará histórias de pessoas que fugiram durante o regime nazista e também voltará sua atenção às questões atuais de imigração e violência. A proposta do estúdio reinterpreta as ruínas do pórtico de Askanischer Platz, um monumento e símbolo daqueles que foram levados ao exílio durante a Segunda Guerra Mundial.

Dorte Mandrup vence concurso internacional para o novo Exilmuseum em Berlim - Imagem 2 de 3
© MIR

Segundo a equipe de projeto, o Exilmuseum se concentrará na experiência humana do exílio, especialmente entre os anos 1933 e 1945, ao mesmo tempo que examina as questões atuais de fluxos migratórios. O fundador e diretor criativo, Dorte Mandrup, disse que a equipe se sente honrada em "fazer parte da criação de um lugar onde a compreensão do exílio está sendo iluminada. Nunca foi mais urgente do que hoje, em que mais de 65 milhões se encontram exiladas". A equipe trabalhará em parceria com a Höhler & Partner e a TOPOTEK1, ambas da Alemanha, e também com a empresa de engenharia Buro Happold.

O novo Exilmuseum explorará os movimentos atuais de refugiados e migrantes a partir dos temas de expulsão, emigração, exílio e genocídio. “Engajar-se com o tema do exílio pós-1933 é, acima de tudo, encontrar histórias humanas de dramas extraordinários. É fundamental lembrar o que os refugiados daquela época sofreram e também o que alcançaram, até porque lança luz sobre o presente e sobre um futuro cada vez mais marcado pelo fluxo migratório ”disse o Prof. Dr. Christoph Stölzl, Diretor e Fundador do Exilmuseum Berlin .

Dorte Mandrup vence concurso internacional para o novo Exilmuseum em Berlim - Imagem 3 de 3
© MIR

O programa do museu incluirá uma exposição permanente e mostras especiais, além de instalações educativas e um restaurante. O projeto também abordará biografias individuais de exilados, traçando suas trajetórias de vida por meio de "experiências imersivas". O Stiftung Exilmuseum Berlin foi estabelecido em 2018 como uma iniciativa cívica da laureada do Nobel, Herta Müller, do ex-presidente alemão, Joachim Gauck, e do negociante de arte e cofundador da Villa Grisebach, Bernd Schultz. Os custos de construção e equipamento são estimados em 27 milhões de euros, e a inauguração está prevista para 2025.

Via Dorte Mandrup

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Dorte Mandrup vence concurso internacional para o novo Exilmuseum em Berlim" [Berlin's New Exile Museum Winning Design Unveiled] 19 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945880/dorte-mandrup-vence-concurso-internacional-para-o-novo-exilmuseum-em-berlim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.