Os 22 projetos mais esperados de 2022

Com o início do novo ano analisamos os projetos mais esperados para 2022. Em uma mistura de programas culturais e comerciais, os projetos estão localizados nos cinco continentes, muitos com previsão de construção para vários anos. Projetados em uma ampla gama de escalas, eles representam uma mistura de paisagens interconectadas, museus e novos arranha-céus.

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 2 de 27Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 3 de 27Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 4 de 27Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 5 de 27Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Mais Imagens+ 22

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 20 de 27
Cortesia de Bjarke Ingels Group

Vários projetos este ano tiveram cronogramas de construção moldados pela disponibilidade de recursos e questões de trabalho relacionadas à pandemia. Ao mesmo tempo, também existem projetos que avançaram rapidamente e sua construção mostra as diferenças das condições de obra em todo o mundo. Desenhados a partir de diversos climas e abordagens de materiais, eles refletem o design e a construção através de uma lente global.

A seguir, os projetos que esperamos ver em 2022:

Taipei Performing Arts Center por OMA

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 21 de 27
© Chris Stowers

O Taipei Performing Arts Center (TPAC) do OMA em Taiwan está quase finalizado. Composto por três teatros, cada um funcionando de forma autônoma, o projeto do OMA busca afastar-se do consenso tradicional de centros de artes cênicas com simplesmente um grande auditório, um teatro de médio porte e uma caixa preta de pequeno porte. A sua forma compacta permite várias “faces” definidas pelo teatro individual que se projeta desde o cubo central.

Sydney Modern por SANAA

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 15 de 27
Cortesia de SANAA

SANAA, com sede em Tóquio, projetou um novo anexo à Galeria de Arte de New South Wales (AGNSW) em Sydney. Como o primeiro edifício do escritório na Austrália, o projeto transformará o principal museu de arte e se conectará por meio de um jardim de artes público ao ar livre com vista para o porto de Sydney. O novo edifício foi projetado para contrastar com o volume neoclássico do século XIX da Galeria como uma adição leve, transparente e aberta.

Torre Rosewood São Paulo por Ateliers Jean Nouvel

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 10 de 27
© Ateliers Jean Nouvel

Jean Nouvel revelou o design de seu projeto para a torre em 2016: o edifício de 22 andares está localizado perto da Avenida Paulista em São Paulo. O arranha-céu, apelidado de Rosewood, faz parte da Cidade Matarazzo, um terreno de 27.000 metros quadrados contendo edifícios históricos que já compuseram a maternidade Filomena Matarazzo. Local tombado como patrimônio, o Allard Group está restaurando os edifícios e criando um centro cultural, do qual a nova torre de Nouvel será um componente central. Definida para conter um hotel e unidades residenciais, a torre de Nouvel foi projetada para ser uma continuação vertical da paisagem local.

Abrahamic Family House por Adjaye Associates

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 4 de 27
Cortesia de Adjaye Associates

O Adjaye Associates foi selecionado como vencedor do concurso The Abrahamic Family House, em Abu Dhabi. O projeto de referência, na Ilha Saadiyat, é um espaço onde 3 religiões se unirão com a implantação de uma mesquita, uma sinagoga e uma igreja. Situado em um pavilhão de visitantes secular, o projeto encomendado pelo Comitê Superior para a Fraternidade Humana é o primeiro de seu gênero.

3D Printed Homes por Bjarke Ingels Group (BIG)

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 16 de 27
Cortesia de ICON, BIG, LENNAR

A empresa de construção residencial Lennar e a empresa de tecnologias de construção ICON estão colaborando com o BIG-Bjarke Ingels Group para construir a maior comunidade de casas impressas em 3D até hoje. Espera-se que o bairro de 100 casas em Austin seja inaugurado em 2022 e combinará a robótica, o software e os materiais avançados inovadores da ICON com os desenhos do BIG. O projeto ocorre após a escassez de mão-de-obra e material, que tornou a casa própria fora do alcance de muitas famílias americanas, com um déficit de quase 5,5 milhões de casas unifamiliares em todo o país.

Valley por MVRDV

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 3 de 27
Cortesia de MVRDV

Com sua paisagem de terraços de pedra irregulares, janelas salientes e varandas cobertas de densa vegetação projetada pelo arquiteto paisagista Piet Oudolf, o Valley traz o verde necessário para o distrito comercial de Zuidas, em Amsterdã. Projetado para a EDGE Technologies, o projeto de uso misto de 75.000 m2 contém apartamentos, lojas, escritórios, institutos culturais e um centro criativo, com destaque para um "nível vale" de acesso público localizado na base do edifício, nos andares 4 e 5.

Studio City por Zaha Hadid Architects

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 19 de 27
Cortesia de Minmud

Localizado no distrito de Cotai, em Macau, adjacente ao cruzamento da Lotus Bridge com a China continental, o resort Studio City, inspirado em Hollywood, recebe hóspedes e visitantes da cidade desde 2015. Nomeado em 2017 para expandir o resort, Zaha Hadid Architects projetou o Studio City Phase 2 com novas instalações de lazer, entretenimento e hospitalidade, incluindo um dos maiores parques aquáticos internos e externos da Ásia e um Cineplex de seis telas, juntamente com amplos espaços para conferências e exposições.

Nanjing Vertical Forest por Stefano Boeri Architetti

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 5 de 27
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

A Floresta Vertical de Nanjing está localizada no distrito de Nanjing Pukou, uma área selecionada para liderar o processo de modernização do sul de Jiangsu e o desenvolvimento da área do rio Yangtze. As duas torres que compõem o complexo são caracterizadas pela alternância de varandas e floreiras modeladas na Floresta Vertical de Milão, e as fachadas abrigam 600 árvores de grande porte, 200 árvores de médio porte e mais de 2.500 arbustos e plantas rasteiras que cobrirão uma área de 4.500 metros quadrados.

The ReefLine por OMA

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 2 de 27
Cortesia de OMA

OMA e Shohei Shigematsu projetaram uma proposta para o primeiro parque de esculturas subaquáticas e recifes artificiais de Miami Beach na Flórida. Trabalhando com Ximena Caminos e BlueLab Preservation Society, o projeto funcionará como um recife artificial para proteger e preservar a vida marinha e a resiliência costeira de Miami. Chamado ReefLine, o projeto será um novo parque público subaquático de esculturas de 11 quilômetros com trilhas para snorkel e recife artificial localizado na costa de Miami Beach.

Istanbul Modern por Renzo Piano Building Workshop

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 24 de 27
Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

O Museu Moderno de Istambul, no bairro histórico de Beyoğlu, está localizado na margem ocidental do Estreito de Bósforo, de frente para o bairro de Sultanahmet. Um novo edifício substituirá o existente atualmente localizado entre as ruas da cidade velha do bairro de Gálata e o terminal de cruzeiros portuário. O novo museu se tornará um ponto focal urbano entre a cidade antiga a oeste, o Bósforo ao sul, o Tophane Park ao norte e o novo empreendimento à beira-mar de Galataport a leste, que substitui a antiga atividade do cais.

San Pellegrino Flagship Factory por Bjarke Ingels Group (BIG) & West 8

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 25 de 27
Cortesia de Bjarke Ingels Group

Bjarke Ingels Group (BIG) foi revelado como o vencedor de um concurso para projetar a nova sede e fábrica de engarrafamento da San Pellegrino, localizada no local de mesmo nome nos Alpes do norte da Itália. O briefing do concurso pedia aos arquitetos que renovassem e expandissem a sede histórica da empresa líder mundial de água mineral com gás, com um “design verdadeiramente inovador e tecnologicamente avançado” destinado a integrar-se à estética natural do terreno circundante.

Bezalel Academy por SANAA

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 7 de 27
Cortesia de SANAA

O novo campus do SANAA para a Bezalel Academy of Arts and Design em Jerusalém está pronto para ser inaugurado em 2022. Inicialmente proposto em 2013, o novo projeto para a escola nacional de artes de Israel começou em 2015. O campus está sendo construído no Complexo Russo no centro da cidade de Jerusalém. O projeto reunirá 2.500 alunos e 500 membros do corpo docente à medida que a escola deixa o atual Campus Mount Scopus.

Xi'an International Football Centre por Zaha Hadid Architects

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 6 de 27
Cortesia de Atchain

Zaha Hadid Architects revelou imagens do novo Centro Internacional de Futebol de Xi'an para a Copa da Confederação Asiática de Futebol (AFC). A instalação incluirá um estádio com capacidade para 60.000 lugares, juntamente com espaços cívicos, esportivos e recreativos para a cidade. Oferecendo condições ideais para o futebol, o Centro Internacional de Futebol de Xi'an também foi projetado de forma a maximizar seu uso pelas gerações futuras após o torneio de 2023.

Lanternen por Snøhetta & WERK Arkitekter

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 9 de 27
© MIR

WERK e Snøhetta foram selecionados como vencedores da competição para o projeto do centro marítimo no porto de Esbjerg, na Dinamarca. A proposta coloca em prática um edifício brilhante intitulado Lanternen (Lanterna), uma nova adição que reunirá atividades comunitárias. O novo marco costeiro é um centro marítimo e vivo para a comunidade ao longo da costa oeste da Dinamarca. Imaginado como uma lanterna radiante numa paisagem muito particular, o projeto pretende potencializar a ligação entre a cidade e o mar.

Arkansas Museum of Fine Arts por Studio Gang

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 22 de 27
Cortesia de Studio Gang

Criando um espaço vibrante para interação social, educação e apreciação pelas artes, o projeto do Studio Gang para o Museu de Belas Artes do Arkansas transforma essa instituição cultural em um espaço cívico exclusivo. Trabalhando de dentro para fora, o projeto - que inclui novas construções e reformas - esclarece a organização do interior do edifício, ao mesmo tempo em que estende a presença da AMFA no histórico MacArthur Park, abrindo o museu para a cidade de Little Rock.

Sundby School por Henning Larsen & SKALA Architects

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 27 de 27
Cortesia de Henning Larsen

Localizada na região de Lolland-Falster, na Dinamarca, a Henning Larsen e a SKALA's New School em Sundby marcaram o início de um projeto histórico para a arquitetura sustentável de instalações educacionais do país. A escola primária está definida para ser o maior projeto de construção no município de Guldborgsund que garante altos parâmetros de sustentabilidade e envolvimento da comunidade. A escola deverá abrir as suas portas no final do verão de 2022, acolhendo mais de 580 alunos num terreno voltado para a natureza.

Hekla Tower por Ateliers Jean Nouvel

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 11 de 27
© Ateliers Jean Nouvel

Jean Nouvel projetou essa torre de 220 metros de altura no principal distrito comercial de Paris, La Défense. O arquiteto e proprietário do escritório francês tem um relacionamento de trinta anos com a área de La Défense, que remonta a 1982, quando terminou em segundo lugar no concurso para a Arca. O Hekla será composto por 47 andares com escritórios, unidades residenciais privadas e alojamento estudantil.

Booking Headquarters por UNStudio

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 14 de 27
Courtesy of UNStudio

A sede da Booking.com está localizada no centro da cidade de Amsterdã, atualmente em construção na Oosterdokseiland, e é parte de um dos maiores projetos urbanos da Europa Ocidental. O campus da Booking.com se tornará um ambiente animado onde as pessoas podem se conhecer, inspirar, viver, trabalhar e se divertir. O campus da Booking.com é o último "subplano" da Oosterdokseiland e é imaginado como um centro social projetado especificamente para incentivar encontros.

1,000 Trees por Heatherwick Studio

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 23 de 27
Cortesia de Heatherwick Studio

No final de 2021, o Heatherwick Studio concluiu a primeira fase do 1,000 Trees Development em Shanghai. O projeto de 300 mil metros quadrados foi concebido como uma porção de topografia que toma a forma de "duas montanhas arborizadas" compostas por 400 terraços e 1000 colunas estruturais. O megaprojeto está localizado na Moganshan Road, em Shanghai, próximo ao M50 Art District da cidade. As últimas imagens divulgadas mostram um projeto que cresce a partir de seu contexto e se conecta ao rio adjacente.

Santiago International Airport por ADPi e Luis Vidal + architects

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 26 de 27
Cortesia de Nuevo Pudahuel

O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez no Chile é um importante hub de conexão entre América, Oceania e Europa e está entre os mais eficientes e modernos da América Latina. A crescente demanda por voos fez com que o Ministério de Obras Públicas do Chile (MOP) lançasse um projeto de ampliação das infraestruturas que inclui a renovação do terminal existente, a construção de um novo terminal internacional, estacionamento e outros edifícios, estações de tratamento de água e uma central elétrica.

Grand Egyptian Museum por Heneghan Peng Architects & West 8

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 12 de 27
Cortesia de Heneghan Peng Architects

A competição para o projeto foi realizada em 2003 e atraiu cerca de 2.000 inscrições de 83 países. O projeto de Heneghan Peng em um planalto desértico adjacente às grandes Pirâmides de Gizé e Cairo abrigará a maior coleção individual de artefatos egípcios e, com 100.000 m2, um dos maiores museus do mundo. Incluirá um amplo espaço de galeria, instalações para conferências, bibliotecas e instalações de pesquisa, além de espaço dedicado à programação pública.

Hermès Workshops por Lina Ghotmeh Architecture

Os 22 projetos mais esperados de 2022 - Imagem 17 de 27
Cortesia de Lina Ghotmeh Architecture

Esses novos escritórios da Hermès surgem do contorno exato do terreno. São atraídos pela natureza próxima e colocados na perspectiva da altimetria da região. A sua malha ortogonal, orquestrada pelo seu funcionamento interno, desdobra-se no terreno, encontra o solo, abarca a paisagem e dialoga com o território. Os grandes arcos 'panorâmicos' seguem a moldura dos escritórios.

Faltou algum projeto? Nos informe aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Os 22 projetos mais esperados de 2022" [The 22 Most Anticipated Projects of 2022] 12 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975377/os-22-projetos-mais-esperados-de-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.