MAD divulga projeto para o Parque Cultural da Baía de Shenzhen

MAD Architects apresentou seu projeto para o Parque Cultural da Baía de Shenzhen, localizado ao longo da costa de Shenzhen, China. O planejamento estabelece um complexo cultural de 51.000 metros quadrados que inclui um Salão de Design Criativo, o Museu de Ciência e Tecnologia de Shenzhen e um vasto espaço verde público.

MAD divulga projeto para o Parque Cultural da Baía de Shenzhen - Mais Imagens+ 15

Dirigido por Ma Yansong, MAD Architects apresentou o ambicioso projeto cobrindo uma área total construída de 182.000 metros quadrados. Programada para ser concluída em 2023, a proposta é "estabelecida entre a jovem e vibrante cidade de Shenzhen, e a tranquila orla marítima", abordando tanto o passado quanto o futuro. Localizado dentro da área de Houhai do distrito de Nanshan em Shenzhen, conhecido como o "Vale do Silício da China", o Parque Cultural da Baía de Shenzhen visa ajudar a estabelecer o aspecto cultural da cidade.

© MIR

Ao construir um marco cultural em um lugar situado entre a energia dinâmica de uma cidade moderna e a natureza pacífica e atemporal, deve-se imaginar um espaço cívico livre - antes de tudo, um parque artístico com funções que complementam sua estética. -- Ma Yansong

Cortesia de MAD Architects

Composto por uma grande praça ajardinada, o projeto se torna um cenário artístico que inclui instalações como uma área de recepção, salas de exposição padrão, espaço de educação pública, biblioteca, auditório, teatro, café e empresas de apoio. De fato, Ma Yansong afirma que "a arquitetura deve ser integrada à natureza, dando forma a uma paisagem onde se possa encontrar pertencimento espiritual na cidade".

Cortesia de MAD Architects

Os caminhos para os pedestres levam diretamente da cidade ao parque, conectando a área urbana com o espaço verde público. Uma série de telhados verdes inclinados geram pátios escavados e incorporados.

O parque cria um espaço recreativo ao longo da costa e estabelece múltiplas plataformas para locais de espetáculos ao ar livre e áreas de exposição de arte pública. Além disso, no coração do terreno, uma lagoa contém um anfiteatro com espaço para acomodar 10.000 pessoas.

Cortesia de MAD Architects

O desejo é criar uma atmosfera surreal, para que as pessoas que visitam, relaxem ou se exercitem, tendo a possibilidade de dialogar com o passado e o futuro. O tempo e o espaço se dissolvem e ficam um contra o outro, manifestando uma sensação de ausência de peso e imaginação desenfreada.  -- Ma Yansong.

Cortesia de MAD Architects

Ao trazer um conceito visionário para a cidade, onde as pessoas podem estabelecer uma perspectiva renovada de tempo e espaço, o projeto tem dois pavilhões monumentais localizados em lados opostos. "Ao longo do último nível do pavilhão sul, os visitantes podem caminhar pelo espaço de exposição para chegar a uma plataforma de observação com vista para a Baía de Shenzhen e o skyline da cidade". A galeria única pode acomodar uma exposição diversificada de instalações de grande escala, vídeos, multimídia e performances, oferecendo impressionantes efeitos arquitetônicos espaciais, com seu pé-direito mais alto alcançando até 30 metros.

© MIR

Parque Cultural da Baía de Shenzhen

  • Localização: Shenzhen, China
  • Tipologia: Salas de exposição, parque
  • Área Terreno: aprox. 51.000 m2
  • Área de Construção: 182.000 m2

  • Arquitetos Responsáveis: Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke Hayano
  • Associados: Kin Li, Tiffany Dahlen
  • Equipe de Projeto: Li Cunhao, Zhang Chao, Neeraj Mahajan, Sun Shouquan, Zhang Yaohui, Huang Jinkun, Maria Corella, Kenji Hada, Lin Zi Han, Yu Lin, Yan Ran, Chen Yi-en , Liu Hailun, Pittayapa Suriyapee, Lei Kaiyun, Alessandro Fisalli, Edgar Navarrete S., Haruka Tomoeda, Lu Zihao

  • Arquiteto Executivo: East China Architectural Design and Research Institute
  • Consultoria Estrutural: Arup Engineering Consulting (Shanghai) Co., Ltd. Shenzhen Branch
  • Consultoria Fachada: RFR (Shanghai) Co., Ltd.
  • Design de Interiores: Shanghai Xian Dai Architectural Decoration & Landscape Design Research Institute Co., Ltd.
  • Iluminação: Beijing NingXhiJing Lighting Design Co., Ltd.
  • Sinalização Gráfica: Kenya Hara (Nippon Design Center)
  • Acústica: Guangdong Qiyuan Architectural Engineering Design Institute Co., Ltd.
  • Consultoria Tráfego: Paimeng Transportation Consulting (Shanghai) Co., Ltd.
  • Avaliação de tráfego: China Urban Development Institute Co., Ltd.
  • Animação: SAN
  • Imagens: Proloog
  • Fotografia de modelos: Guo Xuan

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "MAD divulga projeto para o Parque Cultural da Baía de Shenzhen" [MAD Reveals the Shenzhen Bay Culture Park Masterplan] 06 Jul 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942859/mad-divulga-projeto-para-o-parque-cultural-da-baia-de-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.