MAD divulga projeto para o Parque Cultural da Baía de Shenzhen

MAD divulga projeto para o Parque Cultural da Baía de Shenzhen

MAD Architects apresentou seu projeto para o Parque Cultural da Baía de Shenzhen, localizado ao longo da costa de Shenzhen, China. O planejamento estabelece um complexo cultural de 51.000 metros quadrados que inclui um Salão de Design Criativo, o Museu de Ciência e Tecnologia de Shenzhen e um vasto espaço verde público.

© Proloog© Proloog© Proloog© Proloog+ 20

Dirigido por Ma Yansong, MAD Architects apresentou o ambicioso projeto cobrindo uma área total construída de 182.000 metros quadrados. Programada para ser concluída em 2023, a proposta é "estabelecida entre a jovem e vibrante cidade de Shenzhen, e a tranquila orla marítima", abordando tanto o passado quanto o futuro. Localizado dentro da área de Houhai do distrito de Nanshan em Shenzhen, conhecido como o "Vale do Silício da China", o Parque Cultural da Baía de Shenzhen visa ajudar a estabelecer o aspecto cultural da cidade.

© MIR
© MIR

Ao construir um marco cultural em um lugar situado entre a energia dinâmica de uma cidade moderna e a natureza pacífica e atemporal, deve-se imaginar um espaço cívico livre - antes de tudo, um parque artístico com funções que complementam sua estética. -- Ma Yansong

Cortesia de MAD Architects
Cortesia de MAD Architects

Composto por uma grande praça ajardinada, o projeto se torna um cenário artístico que inclui instalações como uma área de recepção, salas de exposição padrão, espaço de educação pública, biblioteca, auditório, teatro, café e empresas de apoio. De fato, Ma Yansong afirma que "a arquitetura deve ser integrada à natureza, dando forma a uma paisagem onde se possa encontrar pertencimento espiritual na cidade".

Cortesia de MAD Architects
Cortesia de MAD Architects

Os caminhos para os pedestres levam diretamente da cidade ao parque, conectando a área urbana com o espaço verde público. Uma série de telhados verdes inclinados geram pátios escavados e incorporados.

O parque cria um espaço recreativo ao longo da costa e estabelece múltiplas plataformas para locais de espetáculos ao ar livre e áreas de exposição de arte pública. Além disso, no coração do terreno, uma lagoa contém um anfiteatro com espaço para acomodar 10.000 pessoas.

Cortesia de MAD Architects
Cortesia de MAD Architects

O desejo é criar uma atmosfera surreal, para que as pessoas que visitam, relaxem ou se exercitem, tendo a possibilidade de dialogar com o passado e o futuro. O tempo e o espaço se dissolvem e ficam um contra o outro, manifestando uma sensação de ausência de peso e imaginação desenfreada.  -- Ma Yansong.

Cortesia de MAD Architects
Cortesia de MAD Architects

Ao trazer um conceito visionário para a cidade, onde as pessoas podem estabelecer uma perspectiva renovada de tempo e espaço, o projeto tem dois pavilhões monumentais localizados em lados opostos. "Ao longo do último nível do pavilhão sul, os visitantes podem caminhar pelo espaço de exposição para chegar a uma plataforma de observação com vista para a Baía de Shenzhen e o skyline da cidade". A galeria única pode acomodar uma exposição diversificada de instalações de grande escala, vídeos, multimídia e performances, oferecendo impressionantes efeitos arquitetônicos espaciais, com seu pé-direito mais alto alcançando até 30 metros.

© MIR
© MIR

Parque Cultural da Baía de Shenzhen

  • Localização: Shenzhen, China
  • Tipologia: Salas de exposição, parque
  • Área Terreno: aprox. 51.000 m2
  • Área de Construção: 182.000 m2

  • Arquitetos Responsáveis: Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke Hayano
  • Associados: Kin Li, Tiffany Dahlen
  • Equipe de Projeto: Li Cunhao, Zhang Chao, Neeraj Mahajan, Sun Shouquan, Zhang Yaohui, Huang Jinkun, Maria Corella, Kenji Hada, Lin Zi Han, Yu Lin, Yan Ran, Chen Yi-en , Liu Hailun, Pittayapa Suriyapee, Lei Kaiyun, Alessandro Fisalli, Edgar Navarrete S., Haruka Tomoeda, Lu Zihao

  • Arquiteto Executivo: East China Architectural Design and Research Institute
  • Consultoria Estrutural: Arup Engineering Consulting (Shanghai) Co., Ltd. Shenzhen Branch
  • Consultoria Fachada: RFR (Shanghai) Co., Ltd.
  • Design de Interiores: Shanghai Xian Dai Architectural Decoration & Landscape Design Research Institute Co., Ltd.
  • Iluminação: Beijing NingXhiJing Lighting Design Co., Ltd.
  • Sinalização Gráfica: Kenya Hara (Nippon Design Center)
  • Acústica: Guangdong Qiyuan Architectural Engineering Design Institute Co., Ltd.
  • Consultoria Tráfego: Paimeng Transportation Consulting (Shanghai) Co., Ltd.
  • Avaliação de tráfego: China Urban Development Institute Co., Ltd.
  • Animação: SAN
  • Imagens: Proloog
  • Fotografia de modelos: Guo Xuan

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "MAD divulga projeto para o Parque Cultural da Baía de Shenzhen" [MAD Reveals the Shenzhen Bay Culture Park Masterplan] 06 Jul 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942859/mad-divulga-projeto-para-o-parque-cultural-da-baia-de-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.