Novas imagens do mais recente projeto do BIG para Toronto

KING Toronto. Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group

O Bjarke Ingels Group revelou recentemente as mais novas imagens do projeto habitacional King Street West em Toronto, no Canadá. Concebido como um conjunto de pixels extrudados, as unidades vão se sobrepondo umas as outras de forma a criar uma série de espaços abertos que funcionarão como varandas para salas comerciais e unidades habitacionais. Formalmente, esta abordagem permitiu escalonar o edifício frente aos edifícios históricos existentes no entorno. As últimas imagens revelam como será tanto o interior quanto o exterior deste edifício que nos faz lembrar do clássico projeto de Moshe Safdie em Montreal.

Novas imagens do mais recente projeto do BIG para Toronto - Mais Imagens+ 6

KING Toronto. Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group

O King Street West será construído em uma área chave para a cidade de Toronto. Localizado na confluência de três importantes parques urbanos criados durante o século passado, o BIG, a Westbank e a Allied Properties REIT conceberam este edifício de uso misto à partir de uma praça pública que deverá transformar-se no novo centro social do bairro, conectando os vários percursos caminháveis que atualmente atravessam o terreno do projeto. O edifício parte de uma organização perimetral como nos tradicionais blocos de quadra de seu entorno imediato, contando ainda com uma ampla praça pública em forma de pátio interno que será aberto ao público. Ao redor desta praça, o King Street West se eleva gradualmente em seu conjunto de pixels, módulos padronizados com uma orientação à 45 graus em relação às vias perimetrais, aumentar a exposição à luz do sol e a ventilação natural.

KING Toronto. Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group
KING Toronto. Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group
KING Toronto. Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group

O movimento aparentemente sinuoso da fachada foi concebido para acomodar o maior número possível de espaços abertos entre os módulos. "Com o projeto do King Street West, estamos procurando uma tipologia alternativa para substituir a tradicional "base e torre" que vemos em todos os quatro cantos da cidade de Toronto, além de revisitar algumas das propostas mais revolucionárias já vistas no país, como o Habitat 67 de Safdie por exemplo. Mas em vez de um experimento utópico em uma ilha remota, estamos propondo uma intervenção vibrante em um dos maiores centros urbanos do país. Seria muito estranho se uma das cidades mais heterogêneas do mundo continuasse a construir apenas a mesma e homogênea tipologia arquitetônica". Bjarke Ingels, sócio fundador da BIG.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Novas imagens do mais recente projeto do BIG para Toronto" [New Renderings Revealed for BIG's King Street West in Toronto] 08 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907320/novas-imagens-do-mais-recente-projeto-do-big-para-toronto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.