Mapa mostra as calçadas de Nova Iorque onde é possível manter o distanciamento social

Na medida em que o distanciamento social se torna a nova norma na luta contra o COVID-19, é difícil seguir a regra dos dois metros de distância nas cidades densas. A urbanista Meli Harvey desenvolveu um mapa de Nova Iorque que mostra a largura das calçadas da cidade, destacando as áreas onde o distanciamento social pode ser mantido.

Mapa mostra as calçadas de Nova Iorque onde é possível manter o distanciamento social - Mais Imagens+ 10

Usando informações do banco de dados de calçadas da cidade, o mapa "mostra exatamente o quão estreitas são as calçadas de Nova Iorque, com cores sobrepostas ao desenho da cidade". Com efeito, em Nova Iorque e na maioria das metrópoles, é difícil seguir a regra dos dois metros já que as calçadas não são largas o suficiente.

Cortesia de Meli Harvey

Como planejadora urbana, já passo muito tempo pensando em como usamos o espaço público. Quando a pandemia teve início, de repente as regras que governam a maneira como as pessoas interagem no espaço público foram viradas de cabeça para baixo. Todos se tornaram conscientes de como as qualidades da rua afetavam sua capacidade de manter a distância social. Queria documentar um fator que desempenha um papel importante em como as pessoas podem manter o distanciamento social. -- Meli Harvey 

Cortesia de Meli Harvey

Enquanto que o maior desafio enfrentado por Harvey era mostrar a largura das calçadas a partir das bases de dados disponíveis fornecidas pelo portal Open Data da cidade de Nova Iorque, o projeto em si tem um objetivo muito maior e visa iniciar o debate sobre o futuro dos espaços públicos.

Harvey se surpreendeu com a inexistência de dados sobre as larguras das calçadas. "Temos grandes quantidades de dados sobre ruas, pois elas dizem respeito a automóveis e outras formas de mobilidade. No entanto, quando se trata de caminhar, há pouquíssimos dados com os quais trabalhar [...] Para além da pandemia, espero que as pessoas reflitam mais sobre como nossos espaços públicos definem nossa experiência enquanto pedestres. O mapa serve como um documento de como as práticas de planejamento dos últimos séculos afetaram nossas paisagens peatonais."

Via The Verge.

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Mapa mostra as calçadas de Nova Iorque onde é possível manter o distanciamento social" [New York Map Highlights Sidewalks with Social Distancing Possibilities] 30 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938422/mapa-mostra-as-calcadas-de-nova-iorque-onde-e-possivel-manter-o-distanciamento-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.