Estudantes de arquitetura da Somália preservam digitalmente o patrimônio construído de seu país - antes que seja tarde demais

via Somali Architecture

Desde o início da guerra civil em 1991, as paisagens política e arquitetônica da Somália, no Leste da África, têm sido instáveis. Enquanto os centros urbanos do país, como a capital Mogadíscio, ostentam um tecido diversificado de mesquitas históricas, cidadelas e monumentos ao lado de estruturas cívicas modernistas, as décadas de conflito resultaram na destruição de muitas estruturas importantes. E, embora a luta tenha diminuído substancialmente nos últimos anos, o futuro do patrimônio arquitetônico do país ainda está longe de alguma segurança.

Em resposta a isso, estudantes de arquitetura somali residentes no Reino Unido, Itália e Estados Unidos se uniram para criar o Somali Architecture, um projeto de pesquisa que arquiva e "reconstrói" digitalmente estruturas icônicas por meio de modelos 3D. O objetivo é “preservar a identidade e a autenticidade” da Somália por meio de sua arquitetura - existente e destruída. “Queremos que cada construção icônica do passado seja reinterpretada para um futuro mais coerente”, dizem os estudantes.

Veja a seguir uma seleção das estruturas que a Somali Architecture descobriu e reconstruiu até agora.

Assembleia Nacional

Assembleia Nacional. Imagem via Somali Architecture

Enquanto a Somália passou grandes períodos de tempo sem governo desde o colapso de 1991, no regime do presidente Mohammed Siad Barre, a capital do país, Mogadíscio, já abrigou a Assembléia Nacional modernista completa com sua ampla entrada que remete ao Chandigarh de Le Corbusier. Enquanto a estrutura de três volumes, atravessada por dois pátios, foi originalmente construída em 1972, a atual Assembleia ainda abriga algumas atividades governamentais após uma restauração parcial em 2012.

Parlamento Antigo

Parlamento Antigo. Imagem via Somali Architecture

O antigo edifício do Parlamento foi construído no início dos anos 1970, nos primeiros anos do governo socialista de Siad Barre, quando o país estava intimamente ligado à União Soviética. Projetado em uma forma triangular com uma fachada de tijolos, apenas a estrutura da torre de 15 metros, juntamente com algumas paredes exteriores permanecem até hoje.

Arba'a Rukun

Arba’a Rukun. Imagem via Somali Architecture

Erguida em 1260, Arba’a Rukun - popularmente conhecida como a Mesquita dos Quatro Pilares - é uma das mais antigas e importantes Mesquitas em Mogadíscio. Ela foi recentemente restaurada com ajuda da Turquia.

Catedral Católica Romana

Igreja Católica Romana. Imagem via Somali Architecture

A catedral de Mogadíscio era uma monumental igreja católica desenhada pelo arquiteto italiano Vandone di Cortemilia e construída entre 1925 e 1928. A catedral funcionou por quase 70 anos antes da guerra civil forçar seu fechamento. Em 2008, a maioria da edificação foi destruída restando apenas uma única parede das duas torres de inspiração normanda na fachada.

Hotel Al-Curuuba

Hotel Al-Curuuba. Imagem via Somali Architecture

Outrora um marco importante na cidade, o curvo hotel de quatro pavimentos Al-Curuuba serviu para o fluxo de turistas e dignitários italianos no início da década de 1980. Hoje, apenas três dos quatro andares permanecem em pé, com grande parte do prédio reduzido a ruínas, parecendo como um esqueleto de sua antiga imponência. No entanto, os arcos pontiagudos que definem a fachada do Hotel ainda refletem o caráter da estrutura outrora palaciana.

Teatro Nacional da Somália

Teatro Nacional da Somália. Imagem via Somali Architecture

Oficialmente inaugurado em 1967 como um presente do líder chinês Mao Zedong, o complexo do Teatro Nacional já foi um marco cultural central em Mogadíscio, palco de uma variedade de artes cênicas. O teatro flutuante apoiado por uma série de pilotis finos e edifícios circundantes foi danificado nos primeiros meses da guerra civil, onde eles eventualmente serviriam como armazenamento de armas. Desde 2011, a estrutura passou por um desenvolvimento significativo na esperança de reabrir no futuro.

Farol de Mogadishu

Farol Mogadíscio. Imagem via Somali Architecture

O antigo Farol de Mogadishu está situado à beira do porto antigo da cidade, com vista para o extenso Oceano Índico. A estrutura em ruínas já foi um farol e marco da prosperidade econômica da cidade - servindo como uma importante cidade portuária por anos - antes de sua negligência final nas últimas décadas.

Masaajidk Ishahaysiga (A Mesquita da Solidariedade Islâmica)

Mesquita da Solidariedade Islâmica. Imagem © ctsnow via Wikimedia licensed under CC BY 2.0

Com suporte financeiro da Arábia Saudita, a Mesquita para a Solidariedade Islâmica inaugurou oficialmente em 1987 e serviu como mesquita para a capital por 4 anos antes de seu fechamento durante a guerra civil. A Mesquita reabriu suas portas em 2006 e passou por significativos reparos em 2015. 

Administração Regional Benadir

Administração Regional Benadir. Imagem via Somali Architecture

A edificação de dois pavimentos da Administração Regional Benadir ocupou o braço administrativo do governo regional em suas alas neoclássicas perfuradas por arcos mouriscos. Essas alas ladeavam uma praça central e uma grande entrada que atualmente é usada pelo prefeito de Mogadíscio.

Saiba mais sobre o projeto em seu site oficial e Instagram.

Sobre este autor
Cita: Pavka, Evan. "Estudantes de arquitetura da Somália preservam digitalmente o patrimônio construído de seu país - antes que seja tarde demais" [Somali Architecture Students Digitally Preserve Their Country's Heritage—Before It's Too Late] 26 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893050/estudantes-de-arquitetura-da-somalia-preservam-digitalmente-o-patrimonio-construido-de-seu-pais-antes-que-seja-tarde-demais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.