Arquitetura do Reino Unido

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Reino Unido

Projetos mais recentes em Reino Unido

Últimas notícias em Reino Unido

Tendas: uma linguagem arquitetônica

Ela é uma forma arquitetônica onipresente. Uma tipologia que atravessa séculos e fronteiras, um marco em todas as culturas. A tenda. Na sua forma mais simples – é um abrigo, um material colocado sobre uma armação de madeira. É uma linguagem arquitetônica que está intrinsecamente ligada à vida nômade. Yurts, por exemplo, funciona como uma moradia facilmente portátil para os povos cazaque e quirguiz. Ao mesmo tempo, as tendas provaram ser um precedente estilístico popular para os arquitetos, sendo as estruturas leves do arquiteto alemão Frei Paul Otto um exemplo disso. A tenda é uma linguagem arquitetônica complicada – que atravessa a linha entre o temporário e o permanente, e que também funciona como um símbolo de riqueza e um símbolo de escassez.

RIBA anuncia os vencedores do London Awards 2022

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou os projetos vencedores do prêmio de arquitetura RIBA London 2022. A lista de 42 obras inclui projetos que vão desde um conjunto habitacional sustentável até uma escola de culinária para crianças, apresentando as melhores intervenções arquitetônicas em Londres nos últimos dois anos. Os projetos foram selecionados por um júri regional, que visitou todos os 66 projetos selecionados. Os vencedores do RIBA London Award agora serão considerados para o altamente cobiçado RIBA National Award em reconhecimento à sua excelência arquitetônica, que será anunciado em junho.

Desenhos de arquitetura: imaginando o futuro

O icônico desenho do Mausoléu para Newton, uma ilustração monocromática de Etienne-Louis Boullée; os desenhos experimentais de Lebbeus Woods, com cenas urbanas que evocam um futuro distante; ou os conhecidos desenhos da utópica Ville Radieuse de Le Corbusier. O desenho, assim como outras formas de representar arquitetura, sempre foram um meio útil para contemplar ideias arquitetônicas sobre o futuro. É fascinante olhar para esses desenhos futuristas feitos no passado.

Reino Unido paralisa projeto de David Adjaye para Memorial do Holocausto

Após autorizarem a construção do Memorial do Holocausto e Centro de Aprendizado projetado por Adjaye Associates, junto com Ron Arad Architects e Gustafson Porter + Bowman, as autoridades do Reino Unido decidiram interromper o projeto devido a uma disputa legal. A decisão decorre de um apelo feito pelo ex-Arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, apoiado por grupos comunitários locais, líderes judeus e sobreviventes do Holocausto, que argumenta que o projeto está sendo construído no local errado.

Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço

Nas discussões arquitetônicas atuais, a sustentabilidade é um tema chave. As empresas de arquitetura adotam o termo como uma parte fundamental de seu ethos de design, e as escolas de arquitetura globalmente integraram o projeto de arquitetura “verde” como um componente central de seus currículos. Essa conversa sobre sustentabilidade também foi filtrada em ações mais individuais que podem ser tomadas em seu contexto imediato. On-line, por exemplo, há muitos guias sobre como tornar sua casa mais ecológica e eficiente em termos de energia.

Adulação e demonização: materialidade versus moralidade

Há séculos e séculos, nós construímos — e nossa diversidade no ambiente construído global é prova disso. As muitas culturas diferentes por todo o planeta já construíram de muitas maneiras diferentes ao longo da história, adaptando materiais encontrados localmente às suas estruturas. Hoje, em nosso presente globalizado, os materiais de construção são transportados por todo o globo, longe de suas origens, uma situação que significa que dois edifícios em lados completamente opostos do planeta podem ser mais ou menos similares. 

Modernismo, transatlânticos e classe: reflexões sobre progresso e o status quo

O início do século XX presenciou o nascimento da arquitetura modernista. Trouxe consigo um movimento arquitetônico principal que gerou movimentos derivados. Uma figura frequentemente vista como indivíduo definidor desse movimento é Le Corbusier, cujo tratado de 1923 Por uma Arquitetura influenciou seus contemporâneos — um manifesto que inclui a famosa frase "uma casa é uma máquina de morar" onde a boa arquitetura teria que ser intrinsecamente ligada a sua função e às exigências da indústria.

A pandemia interrompeu o processo para reduzir as emissões de carbono?

Com a magnitude e a urgência da crise imediata da Covid-19 no mundo, iniciativas foram concentradas em salvar vidas, ao invés de focarem em preocupações relacionadas ao caminho para zerar as emissões de carbono. Zerar as emissões líquidas de carbono no setor de construção é definido por quando a quantidade de emissões de carbono associadas com a construção de um prédio e sua finalização totalizam zero. Um prédio de zero energia terá um consumo total líquido de energia de zero; a quantidade total de energia utilizada pelo prédio anualmente é igual à quantidade de energia renovável gerada no terreno construído.

Brasil e Portugal têm patrimônio cultural em lista de sítios ameaçados

O World Monuments Fund divulgou sua lista World Monuments Watch 2022, uma seleção de 25 sítios em todo o mundo que possuem grande importância cultural e patrimonial, mas estão enfrentando ameaças econômicas, políticas ou naturais. A seleção deste ano destaca questões globais como mudanças climáticas, turismo desenfreado, sub-representatividade e recuperação após crises, exigindo planos de preservação imediatos.

Prêmio Mies van der Rohe 2022 divulga lista de finalistas

A Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram os sete finalistas que competirão pelo Prêmio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea 2022 – Prêmio Mies van der Rohe. A lista inclui cinco projetos na categoria Arquitetura e outros dois na categoria Arquitetura Emergente que são "modelos e referências para políticas urbanas locais". Os vencedores serão anunciados em abril deste ano e a cerimônia acontecerá em maio.