Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura

Festivais de música podem oferecer a artistas, designers e arquitetos uma plataforma para apresentar seu trabalho para grandes multidões. A própria escala dessas instalações, o espaço para exploração artística e o vasto público que alcançam podem representar aos designers uma oportunidade para mostrar suas ideias. Através da escala, cor, imagens e iluminação, essas instalações criam impressões duradouras nas pessoas que frequentam esses eventos e naqueles que as veem através de notícias ou redes sociais. Alguns temas explorados este ano incluíram reformular elementos familiares de formas inéditas, geometrias abstratas de grande escala e o uso de materiais inovadores.

Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 2 de 15Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 3 de 15Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 4 de 15Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 5 de 15Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Mais Imagens+ 10

Apresentar objetos familiares de forma inovadora

Maggie West / Eden


Artigo Relacionado

Artigo Relacionado

Nesta instalação do Coachella, a fotógrafa e artista Maggie West recontextualizou plantas através de sua escala massiva e iluminação estranha. Cada lado da instalação de 17 metros de altura apresentava fotografias tiradas sob uma iluminação surreal de luz fria ou quente. À noite, a instalação se iluminava, projetando efeitos visuais baseados nas características naturais de cada planta.

Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 4 de 15
Eden. Imagem © Lance Gerber
Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 8 de 15
© Lance Gerber
Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 11 de 15
Eden. Imagem © Lance Gerber

Estudio Normal / Capot

O escritório de arquitetura Estudio Normal reutilizou noventa e cinco capôs de carros para projetar o epicentro escultural do Lollapalooza de Buenos Aires. Eles os arranjaram em forma de cone para criar sombra para o público. A instalação nasceu ao observar o papel alternativo que os capôs dos carros estacionados desempenham na cidade, como assentos para socializar.

Kumkum Fernando / The Messengers

O artista Kukum Fernando fundiu simbologia asiática com geometrias futuristas para criar figuras semelhantes a totens para o Coachella. Inspirado em sua criação no Sri Lanka, ele deu um toque futurista aos mitos e imagens com os quais cresceu para dar características únicas a cada escultura, produzindo criaturas com cores vivas e criaturas detalhadas semelhantes a robôs.

Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 3 de 15
The Messengers. Imagem © Lance Gerber
Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 10 de 15
The Messengers. Imagem © Lance Gerber
Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 7 de 15
The Messengers. Imagem © Lance Gerber

A intersecção de arte e tecnologia

Vincent Leroy / Molecular Cloud

A instalação cinética e reflexiva de Vincent Leroy tinha como objetivo alterar a percepção do público do espaço no Coachella. As instalações em forma de nuvem do artista consistiam em uma série de esferas cor-de-rosa em movimento que refletiam as multidões e seu entorno.

Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 6 de 15
Molecular Cloud. Imagem © Lance Gerber
Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 15 de 15
Molecular Cloud. Imagem © Lance Gerber

Ozel Office / Holoflux

O estúdio de arquitetura da UCLA, Guvenc Ozel, criou uma peça escultural abstrata que exibia arte digital. O escritório interdisciplinar projetou uma peça que tinha como objetivo reformular a percepção do visitante sobre o digital e o físico. À noite, ela se iluminava, projetando cores e formas brilhantes e criando maneiras totalmente diferentes de entender a geometria de longe e de perto.

Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 13 de 15
Holoflux. Imagem © Lance Gerber
Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 12 de 15
© Lance Gerber

Experimentando novos materiais

MIT Media Lab / The Living Knitwork

O pavilhão vivo do MIT no Burning Man usou tramas de fios ativos elétricos tricotados em 3D para iluminar sua geometria em forma de flor. Seus fios continham sensores que respondiam à interação do usuário fornecendo iluminação e mudando de cor. A materialização do projeto mesclou perfeitamente tecnologia, arquitetura e expressão artística para criar uma experiência que levava os usuários a uma jornada narrativa e interativa.

Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 2 de 15
The Living Knitwork. Imagem © Irmandy Wicaksono
Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 9 de 15
© Irmandy Wicaksono
Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura - Imagem 14 de 15
The Living Knitwork. Imagem © Irmandy Wicaksono

Simon Carroll / Hayes Pavilion

O designer de cenários de festival Simon Carroll projetou um pavilhão feito de madeira recuperada e micélio no festival de Glastonbury. A estrutura em espiral de 26 metros de comprimento tinha uma parede revestida com biomaterial cultivado a partir de fungos. Essa instalação chamou a atenção para biomateriais alternativos que poderiam ser usados para criar os cenários elaborados que demandam os festivais de música.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Resumo do Ano. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Carla Bonilla Huaroc. "Festivais de música em 2023: a interseção entre arte, tecnologia e arquitetura" [2023 Music Festival Installations: At the Intersection of Art, Technology and Architecture] 21 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011062/festivais-de-musica-em-2023-a-intersecao-entre-arte-tecnologia-e-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.