Escritório coreano Mass Studies projetará o pavilhão Serpentine 2024

O arquiteto coreano Minsuk Cho, e seu escritório Mass Studies, foram selecionados para projetar o 23º Serpentine Pavilion, que será inaugurado em 5 de junho de 2024, nos Jardins de Kensington, em Londres. Intitulada "Vazio Arquipelágico", a iteração dessa icônica comissão consistirá em cinco 'ilhas' exibidas ao redor de um espaço aberto, desmembrando a estrutura em uma série de elementos menores entrelaçados com a ecologia natural do parque. O pavilhão estará aberto ao público de 7 de junho a 27 de outubro de 2024, com uma prévia para a imprensa dois dias antes da abertura oficial.

O pavilhão multifacetado é organizado em torno de um vazio central, que atua como um madang, pequeno pátio muitas vezes encontrado em antigas casas coreanas que reúne todas as narrativas das atividades cotidianas individuais e coletivas. Este singular vazio central é projetado para atuar de maneira semelhante, ancorando o arquipélago e as estruturas que o cercam.

Escritório coreano Mass Studies projetará o pavilhão Serpentine 2024 - Imagem 3 de 3
23º Serpentine Pavilion por Mass Studies. Imagem cortesia da Serpentine Gallery

Ao redor deste vazio, as ilhas do pavilhão são concebidas como "máquinas de conteúdo", cada uma servindo a um propósito diferente. A "Gallery" se tornará o principal ponto de entrada, expandindo as atividades curatoriais do Serpentine South. O "Auditorium" está planejado para se tornar o principal espaço de reunião, próximo à pequena "biblioteca" ao norte do pavilhão, que oferece a opção de pausa e reflexão. A "Tea House" se inspira no papel histórico da galeria como um pavilhão de chá, enquanto a "Play Tower" abre o espaço com uma estrutura em rede para incentivar interações dinâmicas.


Artigo Relacionado

Reveja as seis últimas edições do Serpentine Pavilion

Os espaços entre essas estruturas também possuem identidades distintas, atuando como limiares entre o parque circundante e as atividades do pavilhão. Todos esses espaços adaptáveis são criados para receber pessoas e oferecer espaços flexíveis para programas ao vivo. O pavilhão oferece uma plataforma interdisciplinar para encontros relacionados à música, poesia, palavras faladas e dança, junto com as ativações de tecnologia e ecologia do Serpentine.

Começamos nos perguntando o que pode ser descoberto e adicionado ao local do Serpentine, que já explorou mais de 20 iterações desenhadas por uma lista de grandes arquitetos e artistas. Para abordar este novo capítulo de forma diferente, em vez de vê-lo como uma tela em branco, abraçamos o desafio de considerar os muitos elementos periféricos existentes enquanto exploramos o centro como um vazio. Também abordamos a história do Serpentine Pavilion. Ao inverter o centro como um vazio, deslocamos nosso foco arquitetônico do centro construído no passado, facilitando novas possibilidades e narrativas. - Minsuk Cho, Arquiteto, Mass Studies

Fundada em 2003 por Minsuk Cho em Seul, Coreia, a Mass Studies investiga questões de contexto, produção em massa, condições urbanas emergentes e nichos culturais para encontrar as condições espaciais definidoras do presente. O escritório concentra-se em sistemas espaciais, materiais/técnicas de construção e divergências tipológicas que influenciam a produção arquitetônica. Em 2014, o Pavilhão Coreano na Bienal de Arquitetura de Veneza, com curadoria de Minsuk Cho, junto com Hyungmin Pai e Changmo Ahn, foi premiado com o Leão de Ouro. O escritório também está por trás de projetos envolventes, como o Southcape Owner's Club: Clubhouse, com curvaturas que o integram à paisagem circundante, o Songwon Art Center ou os Pavilhões da Casa de Chá Osulloc na Coreia do Sul.

Escritório coreano Mass Studies projetará o pavilhão Serpentine 2024 - Imagem 2 de 3
Minsuk Cho. Imagem cortesia da Serpentine Gallery

A nomeação de Minsuk Cho reforça a intenção do Serpentine de destacar nomes emergentes na prática arquitetônica. No ano passado, o projeto esteve a cargo da arquiteta Lina Ghotmeh, nascida em Beirute e com base em Paris, que centralizou sua abordagem em torno da ideia de se reunir para compartilhar uma refeição e participar de conversas. Edições anteriores apresentaram instalações como a Black Chapel de Theaster Gates, o "símbolo de união" de Francis Kéré, a "colina rochosa" de Junya Ishigami e a "parede descomprimida" do BIG.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Escritório coreano Mass Studies projetará o pavilhão Serpentine 2024" [Serpentine Announces Korean Office Mass Studies as the Designer of the 23rd Pavilion] 31 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012687/escritorio-coreano-mass-studies-projetara-o-pavilhao-serpentine-2024> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.