O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Serpentine Pavilion de Diébédo Francis Kéré é inaugurado em Londres

Serpentine Pavilion de Diébédo Francis Kéré é inaugurado em Londres

Serpentine Pavilion de Diébédo Francis Kéré é inaugurado em Londres
Serpentine Pavilion de Diébédo Francis Kéré é inaugurado em Londres, Serpentine Pavilion 2017, projetado por Francis Kéré. Serpentine Gallery, Londres (23 de junho - 8 de outubro de 2017) © Kéré Architecture. Image © Iwan Baan
Serpentine Pavilion 2017, projetado por Francis Kéré. Serpentine Gallery, Londres (23 de junho - 8 de outubro de 2017) © Kéré Architecture. Image © Iwan Baan

O Serpentine Pavilion 2017, projetado por Diébédo Francis Kéré (Arquitetura Kéré), foi inaugurado hoje em Londres. Concebido como um micro cosmos - "uma estrutura comunitária dentro dos Jardins de Kensington" - o pavilhão foi projetado para fundir conscientemente as referências culturais da cidade natal de Kéré (Gando, em Burkino Faso), com "técnicas de construção experimental". O arquiteto espera que o pavilhão, como condensador social, "se torne um farol de luz, um símbolo para narrativas e união".

Serpentine Pavilion 2017, projetado por Francis Kéré. Serpentine Gallery, Londres (23 de junho - 8 de outubro de 2017) © Kéré Architecture. Image © Iwan Baan Serpentine Pavilion 2017, projetado por Francis Kéré. Serpentine Gallery, Londres (23 de junho - 8 de outubro de 2017) © Kéré Architecture. Image © Iwan Baan Serpentine Pavilion 2017, projetado por Francis Kéré. Serpentine Gallery, Londres (23 de junho - 8 de outubro de 2017) © Kéré Architecture. Image © Iwan Baan Serpentine Pavilion 2017, projetado por Francis Kéré. Serpentine Gallery, Londres (23 de junho - 8 de outubro de 2017) © Kéré Architecture. Image © Iwan Baan + 4

A post shared by Iwan Baan (@iwanbaan) on

A post shared by Iwan Baan (@iwanbaan) on

Uma grande cobertura de madeira, apoiada por uma estrutura de aço escondida, foi esculpida para mimetizar a cobertura de uma árvore. Quatro entradas conduzem a um pátio central aberto, no qual o ar fresco pode circular livremente. A cobertura, ao abrigar os visitantes do calor do verão de Londres (e, felizmente, da chuva de verão) pode, em caso de chuva, encanar água em direção a um óculo "que canaliza a água da cobertura em uma cachoeira espetacular", antes de passar por um sistema de drenagem no chão "para uso posterior na irrigação do parque."

A post shared by Iwan Baan (@iwanbaan) on

Em Burkina Faso, a árvore é um lugar onde as pessoas se reúnem, onde as atividades cotidianas se desenvolvem sob a sombra de seus ramos. Meu projeto para o Serpentine Pavilion tem uma grande cobertura suspensa feita de aço e uma pele transparente cobrindo a estrutura, que permite que a luz do sol penetre o espaço, protegendo-o da chuva. Os elementos de sombreamento de madeira alinham a parte inferior do telhado para criar um efeito dinâmico de sombra nos espaços interiores. Esta combinação de características promove um senso de liberdade e comunidade; como a sombra dos ramos de árvores, o Pavilhão se torna um lugar onde as pessoas podem se reunir e compartilhar suas experiências diárias.

Fundamental para a minha arquitetura é um sentido de abertura. No pavilhão isto é alcançado pelo sistema de parede, que é composto de blocos de madeira pré-fabricados montados em módulos triangulares com pequenas folgas, ou aberturas, entre eles. Isso cria uma leveza e transparência para o edifício. A composição das paredes curvas é dividida em quatro elementos, criando quatro pontos de acesso diferentes para o Pavilhão. Separados do dossel do telhado, estes elementos permitem que o ar circule livremente por toda parte.

No centro do Pavilhão há uma grande abertura na copa, criando uma conexão imediata com a natureza. Em tempos de chuva, a cobertura se torna um funil que canaliza a água para o coração da estrutura. A coleta da água pluvial atua simbolicamente, destacando a água como um recurso fundamental para a sobrevivência  e prosperidade humana.

À noite, a cobertura se torna uma fonte de iluminação. Perfurações de parede oferecem vislumbres de movimento e atividade dentro do pavilhão para aqueles de fora. Em minha aldeia natal de Gando (Burkina Faso), é sempre fácil localizar uma festa à noite subindo a um terreno mais alto e procurando a fonte de luz na escuridão circundante. Esta pequena luz torna-se maior à medida que mais e mais pessoas chegam para participar do evento. Desta forma, o pavilhão vai se tornar um farol de luz, um símbolo de narrativas e união.

A post shared by Jo Underhill (@jounderhill) on

Francis Kéré é selecionado para projetar o Serpentine Pavilion 2017

O Serpentine Galleries anunciou que o Serpentine Pavilion 2017 será projetado por Diébédo Francis Kéré ( Kéré Architecture), um arquiteto africano que trabalha entre Berlim, Alemanha, e sua cidade natal Gando, em Burkino Faso. O projeto que será construído neste verão nos Kensington Gardens de Londres compreende uma cobertura expansiva apoiada sobre por uma estrutura de aço, imitando a copa de uma árvore.

Sobre este autor
AD Editorial Team
Autor
Cita: AD Editorial Team. "Serpentine Pavilion de Diébédo Francis Kéré é inaugurado em Londres" 20 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874103/serpentine-pavilion-de-diebedo-francis-kere-e-inaugurado-em-londres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.