Conheça o legado do paisagista modernista Dan Kiley

Como arquiteto paisagista, Dan Kiley contribuiu significativamente para o mundo do design, tendo trabalhado com arquitetos influentes como Louis Kahn, I.M. Pei e Eero Saarinen. Influenciado pelas paisagens atemporais de André Le Nôtre, a maioria de seus projetos é conhecida por sua maneira de mesclar grades e alamedas, encontrando um equilíbrio entre a beleza natural e a organizada.

Aberta em 18 de janeiro, a exposição "O Legado da Arquitetura Paisagística de Dan Kiley" é uma exibição fotográfica itinerante que homenageia um dos mais importantes arquitetos paisagistas modernistas. Curada pela The Cultural Landscape Foundation, a exposição tem como objetivo explorar e aumentar a conscientização sobre o profundo impacto do arquiteto. Apresentada no The Exhibition Space @ ABC Stone no Brooklyn, a mostra oferece uma jornada cativante por 27 projetos cuidadosamente selecionados de Dan Kiley.

Conheça o legado do paisagista modernista Dan Kiley - Imagem 2 de 13Conheça o legado do paisagista modernista Dan Kiley - Imagem 3 de 13Conheça o legado do paisagista modernista Dan Kiley - Imagem 4 de 13Conheça o legado do paisagista modernista Dan Kiley - Imagem 5 de 13Conheça o legado do paisagista modernista Dan Kiley - Mais Imagens+ 8

Conheça o legado do paisagista modernista Dan Kiley - Imagem 4 de 13
© Alan Ward cortesia da The Cultural Landscape Foundation | Dallas Museum of Art Sculpture Garden, Dallas, TX, 2013.

A exposição fica em exibição até 30 de abril de 2024. Entre os projetos estão locais icônicos como a Universidade Rockefeller e o Atrium da Ford Foundation em Nova York, Kenjockety em Westport, o jardim sul do Instituto de Arte de Chicago, e Patterns, um jardim em Wilmington, DE, criado para o governador e a Sra. Pierre S. “Pete” du Pont IV.

A abordagem visionária e a filosofia de Kiley são narradas por meio de uma coleção de fotografias de artistas renomados como Marion Benner, Todd Eberle e Alan Ward. Além disso, a exposição apresenta insights sobre as colaborações de Kiley, com lembranças de seus colegas e detalhes sobre o processo criativo do arquiteto.

Conheça o legado do paisagista modernista Dan Kiley - Imagem 8 de 13
© Millicent Harvey cortesia da The Cultural Landscape Foundation |Miller House and Garden, Columbus, IN, 2013.

Dan Kiley trabalhou em muitos projetos importantes ao longo de sua carreira, mas o projeto da Miller House and Garden em Columbus, Indiana, é uma de suas criações mais conhecidas e icônicas. O projeto de 1957, que foi concluído, é frequentemente considerado "uma obra-prima da arquitetura paisagística modernista". Elogiado por misturar espaços internos e externos, o projeto combina formas geométricas com vegetação.

Conheça o legado do paisagista modernista Dan Kiley - Imagem 13 de 13
© Barrett Doherty cortesia da Cultural Landscape Foundation | Ford Foundation Atrium, New Yirk, NY, 2019.

O arquiteto também é lembrado pelo jardim sul do Instituto de Arte de Chicago. Projetado em colaboração com o arquiteto Eero Saarinen, o jardim mostra a filosofia e abordagem modernistas do designer. Concluído em 1962, possui linhas limpas, padrões geométricos e plantações cuidadosamente colocadas. O design utiliza um layout de grade com outros elementos integrados de ordem e simetria.

Conheça o legado do paisagista modernista Dan Kiley - Imagem 3 de 13
© Alan Ward cortesia da Cultural Landscape Foundation |Fountain Place, Dallas, TX, 2013.

A arquitetura paisagística molda nossos ambientes e promove relacionamentos entre as pessoas e o seu entorno. Nesta semana, o Prêmio Dinamarquês de Paisagismo 2023 foi concedido ao Jardim H.C. Andersen projetado pela MASU Planning. No mês passado, a BIG anunciou "Gelephu", um masterplan que se inspira na cultura do Butão. Repleto de espaços verdes, ele segue os padrões sustentáveis do primeiro país oficialmente carbono negativo do mundo, o Butão. Além disso, a Archi-Tectonics NYX concluiu a transformação do masterplan para o Parque dos Jogos Asiáticos de Hangzhou 2022. Com aproximadamente 470 mil metros quadrados, o projeto inclui um amplo parque ecológico e sete edifícios, traçando um novo caminho para o futuro ambiental da cidade.

Conheça o legado do paisagista modernista Dan Kiley - Imagem 11 de 13
© Millicent Harvey cortesia da The Cultural Landscape Foundation |Miller House and Garden, Columbus, IN, 2013.
Conheça o legado do paisagista modernista Dan Kiley - Imagem 7 de 13
© Benjamin Dimmitt cortesia da The Cultural Landscape Foundation | Rockefeller University, New York, N.Y., 2013.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Conheça o legado do paisagista modernista Dan Kiley" [Exploring the Legacy of Modernist Landscape Architect Dan Kiley ] 18 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012062/conheca-o-legado-do-paisagista-modernista-dan-kiley> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.