Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou

Em 2018, as firmas Archi-Tectonics NYC e !Melk foram anunciadas como vencedoras de uma competição para desenvolver um masterplan para o Parque dos Jogos Asiáticos de Hangzhou 2022. Com uma área de 47 hectares, o projeto agora concluído inclui um amplo Eco Parque e sete edifícios. Embora seu propósito inicial fosse servir de sede para os Jogos Asiáticos de Hangzhou 2022, a equipe ampliou sua proposta para muito além do evento, traçando um novo caminho para o futuro ambiental da cidade.

Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou - Imagem 2 de 24Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou - Imagem 3 de 24Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou - Imagem 4 de 24Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou - Imagem 5 de 24Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou - Mais Imagens+ 19

Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou - Imagem 3 de 24
Courtesy of Archi-Tectonics. Image © SFAP

O projeto visa repensar o futuro ecológico de Hangzhou. Seguindo uma abordagem paisagística de “Cidade Esponja”, o projeto estabeleceu um oásis montanhoso destinado ao uso recreativo durante todo o ano. Na verdade, o oásis atua como um pulmão verde, revitalizando o ecossistema local. É interessante notar que o projeto recebeu o "Green Building Evaluation Label 3 Star", equivalente à certificação LEED Platinum na China. Concluído em menos de três anos, os esforços de modelagem BIM resultaram em economias significativas nos custos de construção em aço e em uma redução de 20% no tempo de construção

Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou - Imagem 8 de 24
Courtesy of Archi-Tectonics. Image © SFAP

O projeto inclui 7 novos edifícios ecologicamente corretos, que foram integrados ao layout para os Jogos Asiáticos. Após a conclusão dos jogos, os edifícios serão convertidos em espaços comunitários. Além disso, foram projetadas reservas naturais, trilhas para caminhada, recursos hídricos, playgrounds e formas de relevo variadas. Esses recursos foram concebidos com uma infraestrutura sustentável, tais como a restauração de wetlands, a instalação de pisos permeáveis e a integração de técnicas de gestão de águas pluviais. O conceito do masterplan incluiu 64.000 m² de telhados verdes, destinados a remover 114.846 kg de dióxido de carbono anualmente.


Artigo Relacionado

MVRDV transforma antiga refinaria de petróleo em parque cultural de energia neutra na China

Projetamos o parque como um agente de mudança ambiental na cidade. Ele estabelece um novo padrão para Hangzhou como uma cidade mais verde e resiliente. Os futuros planos diretores urbanos irão considerá-lo um modelo de densidade sustentável. -- Winka Dubbeldam, sócia fundadora da Archi-Tectonics.

Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou - Imagem 5 de 24
Courtesy of Archi-Tectonics. Image © SFAP

Durante os Jogos Asiáticos de Hangzhou 2022, que ocorrerão de 23 de setembro a 8 de outubro de 2023, o parque será o centro de concentração dos espectadores. Após o término dos Jogos, o masterplan deverá se tornar o espaço verde do bairro, com uma mistura de atividades que vão desde canoagem, corrida, caminhadas a skate. O layout do plano diretor acomoda a população da cidade e todas as suas faixas etárias. Este espaço verde se integra perfeitamente ao tecido urbano existente de Hangzhou e à infraestrutura, proporcionando vegetação à cidade populosa.

O layout configura duas arenas esportivas, o Estádio de Hóquei em Campo e o Estádio Híbrido de Tênis de Mesa, em extremidades opostas do terreno. O parque é dividido por uma estrada e um rio, e para conectar esses dois segmentos, foi concebido um conceito conhecido como "Valley Village". Essa ideia é um elo vital entre as duas metades do parque, criando uma rota de acesso social.

Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou - Imagem 10 de 24
Courtesy of Archi-Tectonics. Image © SFAP

Além disso, o Valley Village Mall foi concebido como um vale verde submerso adornado com pavilhões comerciais circulares de vidro. Em ambos os lados da área comercial, dois estacionamentos estão interligados no subsolo para facilitar o acesso às entregas. O Village Valley Mall possui lojas, restaurantes, cafés, quiosques e espaços comunitários ao ar livre, estabelecendo-o como o vibrante coração do parque. De fato, cada pavilhão individual é coroado com telhados verdes, melhorando a retenção de água e expandindo a paisagem verde, em geral. Esses telhados verdes também oferecem espaços para os visitantes relaxarem, fazerem piqueniques e mergulharem no ambiente natural.

Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou - Imagem 2 de 24
Courtesy of Archi-Tectonics. Image © SFAP

A escavação das wetlands e do Valley Village para conectar as duas metades do parque possibilitou a transformação do local, que antes era plano, em uma paisagem que agora se eleva mais de 20 m acima do nível do solo sem adicionar mais terra. Seguindo uma estratégia de "terra-zero" para reduzir o impacto ambiental da remoção do solo, várias dessas novas colinas funcionam como reservas naturais, promovendo a biodiversidade. Sob a paisagem, todos os edifícios e estádios são conectados por uma rede de passagens subterrâneas de 68.000 m², um teatro e vagas de estacionamento.

Por fim, o projeto adota o conceito de Cidade Esponja, integrando uma rede de recursos hídricos que melhoram a hidrologia do local e introduzem oportunidades de recreação. Por exemplo, um rio artificial atravessa a área ao lado do Village Valley como um aqueduto, proporcionando um caminho para o acesso VIP durante os jogos. Este rio também desempenha um papel vital nos sistemas de wetlands, gerenciando efetivamente o escoamento de águas pluviais e equilibrando o impacto da nova construção. Além disso, ele serve como uma rota para canoagem e adiciona um elemento pitoresco, complementado pelas colinas próximas e pelo Village Valley Mall. Dentro do rio, ilhas foram incorporadas para criar uma corrente mais rápida, purificando naturalmente a água e aumentando seus níveis de oxigênio.

Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou - Imagem 20 de 24
Courtesy of Archi-Tectonics. Image © SFAP
Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou - Imagem 23 de 24
Courtesy of Archi-Tectonics. Image © SFAP

Hangzhou é a capital e a cidade mais populosa da Província de Zhejiang, no leste da China. Recentemente, a MVRDV foi escolhida para projetar o Parque da Refinaria de Hangzhou, um extenso projeto que visa transformar o antigo distrito industrial em um centro cultural em um entorno verde. Além disso, Herzog & de Meuron revelou seu projeto para o Complexo do Museu do Grande Canal em Hangzhou, China, refletindo sobre a importância desta área nas paisagens culturais chinesas. Por fim, o ASPECT Studios acaba de vencer a competição internacional para o Projeto do Campus da Sede do Alibaba em Hangzhou.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou" [Archi-Tectonics' Asian Games Park Rethinks Hangzhou's Ecological Future in China ] 22 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007004/parque-dos-jogos-asiaticos-projetado-pela-archi-tectonics-repensa-o-futuro-ecologico-de-hangzhou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.