Arquitetura Chinesa

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. China

Projetos mais recentes em China

Últimas notícias em China

MVRDV vence concurso para projetar dois edifícios no Tianfu Software Park na China

O MVRDV venceu o concurso para projetar dois edifícios no Tianfu Software Park, em Chengdu, China. Uma das estruturas é uma torre de 150 metros de altura que funciona como peça central de todo o campus. A outra é um centro cultural de quatro andares, incluindo um museu de arte, uma sala de conferências, uma biblioteca e um espaço de exposições. Apresentando um design inclinado facetado, o projeto convida os visitantes a explorar seu interior.

Elevar a conectividade das cidades: as passarelas urbanas

Em uma cidade, celebrar o ato de caminhar tornou-se uma forma de planejamento não convencional. Na era dos carros, ao longo de quase todo o século XX, desafiar a supremacia do transporte automotivo ao promover a experiência pedestre não era muito comum. Por essa razão, as passarelas para pedestres em todo o mundo se destacam como símbolos de conectividade e engenhosidade arquitetônica. Inicialmente concebidas como soluções práticas para o gerenciamento de tráfego, essas passarelas às vezes assumem o caráter de marcos icônicos e elementos cruciais no planejamento urbano.

"A forma segue a ficção": uma entrevista com Ole Scheeren

Inspirado por referências cinematográficas e pelo espaço narrativo, o trabalho de Ole Scheeren se destaca por suas soluções inovadoras para os desafios sociais atuais e para as cidades em que vivemos. Com mais de 30 anos de carreira na arquitetura, Scheeren conquistou diversos prêmios, sendo uma de suas obras mais icônicas a sede da CCTV em Pequim, quando ainda era diretor e sócio do OMA, antes de fundar o Büro Ole Scheeren.

Arquitetura em destaque: uma seleção de projetos escolhidos pelos curadores do ArchDaily em 2023

A biblioteca de projetos da ArchDaily é gerenciada por nossos curadores, que buscam constantemente enriquecer nossa seleção com as obras mais interessantes, evidenciando enfoques e critérios distintos e inclusivos. Este ano, começamos a destacar as escolhas de nossa equipe de curadoria na conta do ArchDaily no Instagram, onde nossos curadores lançam luz sobre alguns projetos que abordam temas interessantes e características únicas.

Recuperando as orlas marítimas: transformando portos áridos em espaços públicos icônicos

Locais bonitos com vistas incríveis ao longo das orlas de grandes cidades são frequentemente negligenciados devido aos vestígios industriais de uma economia passada baseada no transporte marítimo e manufatura. A transição desses setores econômicos e o potencial desses locais têm levado à adaptação desses espaços para uso público. Enquanto algumas cidades optaram por demolir e começar completamente do zero, a transformação do Brooklyn Bridge Park na orla marítima da cidade de Nova York incluiu a preservação de parte de seu caráter industrial. No livro "Brooklyn Bridge Park", os arquitetos do escritório Michael Van Valkenburgh Associates discutem seu processo projetual que incorporou a materialidade e as estruturas existentes dos píeres para contar a história do lugar.

O uso de madeira e vidro em 11 projetos de arquitetura contemporânea

Alguns materiais mudam a história da arquitetura a partir do momento que começam a ser empregados. Os primeiros materiais usados na construção certamente o fizeram: barro, pedra, madeira. A possibilidade de construir pode ser considerada a origem da disciplina. Com o desenvolvimento tecnológico, as técnicas também se apuraram e, no século XIX, a industrialização disseminou o uso de outros materiais, alterando e ampliando a possibilidade construtiva: ferro e vidro.

Heatherwick Studio divulga projeto para novo distrito comercial na antiga cidade de Xi'an, China

O Heatherwick Studio divulgou o projeto de um novo distrito comercial na cidade histórica de Xi'an, na China. A proposta tem como objetivo destacar a rica tradição da cidade na fabricação de cerâmica, proporcionando uma experiência sensorial aos visitantes como uma alternativa à limitada experiência de compras online. Com uma área de mais de 111.500 metros quadrados, o empreendimento abrange uma variedade de funções, incluindo escritórios, apartamentos e um hotel, além de espaços verdes, coberturas e jardins, todos concebidos como espaços de uso social. O projeto está atualmente em construção, com previsão de conclusão para 2024.

Torre Guangxi China Resources vence o prêmio de "Melhor Edifício em Altura" de 2023

A Torre Guangxi China Resources foi reconhecida com o prestigioso prêmio de "Melhor Edifício em Altura" de 2023 pelo Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH). A torre de 403 metros de altura em Nanning, China, é um projeto da Goettsch Partners (GP) e foi construída pela CR Land. Com 86 andares e mais de 270 mil metros quadrados, a torre abriga o hotel Shangri-La Nanning, além de espaços de escritórios e áreas comerciais.

Arquitetura e espaços públicos da China: projetos de 2023

No dinâmico cenário do desenvolvimento urbano contemporâneo, a arquitetura pública é uma força essencial na reformulação das cidades. Na verdade, esse elemento de regeneração urbana pode recuperar economias e reativar áreas comerciais. Nessa era de mudanças, as cidades da China se transformaram em centros financeiros, atraindo empresas e arquitetos de renome mundial que estão redefinindo esses horizontes. Por sua vez, essas metrópoles se tornam reflexos da inovação e de um estilo de vida do futuro.

Foster + Partners vence concurso para projetar o novo centro de Hangzhou, China

O escritório Foster + Partners foi escolhido como vencedor de uma competição internacional para projetar um novo centro em Hangzhou, a capital da província de Zhejiang, na China. O masterplan envolve a criação de um quarteirão verde interconectado ao coração do Distrito de Yuhang, promovendo uma forte ligação entre a natureza e a vida cotidiana e visando criar um ambiente urbano agradável e equilibrado.