BIG divulga projeto da "Mindfulness City" que une patrimônio histórico e o futuro do Butão

O BIG divulgou recentemente o projeto da cidade de Gelephu, um masterplan que se inspira na cultura do Butão, seus princípios de felicidade e seu patrimônio espiritual. Durante o 116º Dia Nacional do Butão, o Rei Jigme Khesar Namgyel Wangchuck apresentou os projetos para o futuro centro econômico do país. Desenvolvido em colaboração com a Arup e a Cistri, o plano adere aos padrões sustentáveis do primeiro país do mundo a apresentar índices negativos de emissão de carbono.

BIG divulga projeto da "Mindfulness City" que une patrimônio histórico e o futuro do Butão - Imagem 2 de 11BIG divulga projeto da "Mindfulness City" que une patrimônio histórico e o futuro do Butão - Imagem 3 de 11BIG divulga projeto da "Mindfulness City" que une patrimônio histórico e o futuro do Butão - Imagem 4 de 11BIG divulga projeto da "Mindfulness City" que une patrimônio histórico e o futuro do Butão - Imagem 5 de 11BIG divulga projeto da Mindfulness City que une patrimônio histórico e o futuro do Butão - Mais Imagens+ 6

BIG divulga projeto da "Mindfulness City" que une patrimônio histórico e o futuro do Butão - Imagem 5 de 11
Cortesia de Bjarke Ingels Group

Situado na Região de Administração Especial de Gelephy, na fronteira entre o Butão e a Índia, essa iniciativa tem como objetivo aproveitar sua localização vantajosa para promover o desenvolvimento e oportunidades econômicas. Para oferecer possibilidades ao público, propõe investimentos em infraestrutura, educação e tecnologias verdes. Um aeroporto internacional, ferrovias, uma barragem hidrelétrica, áreas públicas e características arquitetônicas que representam os nove domínios da Felicidade Interna Bruta estão incluídos no plano criado pela equipe de urbanismo do BIG.

No geral, a "Mindfulness City" do Butão tem como objetivo promover a biodiversidade por meio de seus diversos ecossistemas e paisagens naturais. Ela utiliza um sistema de bairros animados projetados para se assemelharem a campos de arroz e dispostos ao redor de rios. Fazendo uso da infraestrutura agrícola e das paisagens de Gelephu, imagina-se onze bairros distintos com densidades progressivamente crescentes, todos baseados nos princípios de design da Mandala.


Artigo Relacionado

Kengo Kuma projeta seu primeiro edifício de uso misto em Miami

A proposta incorpora campos de arroz ao lado dos rios para prevenir enchentes e manter corredores de vida selvagem, fornecendo rotas seguras para a flora e fauna local. Três ligações primárias de mobilidade conectam toda a cidade, funcionando também como pontes e abrigando marcos cívicos e culturais importantes conectados aos domínios da Felicidade Interna Bruta.

As pontes propostas abrigarão várias atrações, incluindo uma instalação médica, uma universidade, uma exposição agrícola, um centro cultural e um centro espiritual. O plano também conta com um mercado local que vende e exibe o patrimônio butanês. Além disso, uma barragem hidrelétrica com vistas, escadarias e um templo está planejada para ser construída na borda oeste da cidade, tornando-se um marco funcional.

BIG divulga projeto da "Mindfulness City" que une patrimônio histórico e o futuro do Butão - Imagem 8 de 11
Cortesia de Bjarke Ingels Group
BIG divulga projeto da "Mindfulness City" que une patrimônio histórico e o futuro do Butão - Imagem 11 de 11
Cortesia de Bjarke Ingels Group

Inspirado na arquitetura tradicional butanesa, o desenho da cidade prioriza a sustentabilidade ao usar materiais nativos, como madeira, pedra e bambu, além de pavimentos permeáveis que permitem a absorção da água da chuva. Essa iniciativa busca conectar o futuro do Butão com seu rico legado histórico aplicando a coabitação harmoniosa entre cultura e meio ambiente.

Neste ano, o BIG revelou o projeto Park Rise, um novo empreendimento no bairro Little Athens em Ellinikon. O desenho apresenta moradias, espaços verdes, comércio, escritórios e espaços de hospitalidade. Além disso, o renomado estúdio se uniu à marca de roupas experimental Vollebak para criar o projeto de uma ilha autossuficiente em Nova Scotia, Canadá. A Ilha Vollebak, de 4 hectares, tem como objetivo abrigar pavilhões construídos com materiais naturais e alimentados por energia neutra em carbono. Por fim, o empreendimento One High Line do BIG em Nova York está quase concluído, com um novo conjunto de fotos mostrando as torres torcidas acopladas.

BIG divulga projeto da "Mindfulness City" que une patrimônio histórico e o futuro do Butão - Imagem 3 de 11
Cortesia de Bjarke Ingels Group

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "BIG divulga projeto da "Mindfulness City" que une patrimônio histórico e o futuro do Butão" [BIG Unveils Gelephu's 'Mindfulness City': Bridging Bhutan's Heritage and Future] 12 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011632/big-divulga-projeto-da-mindfulness-city-que-une-patrimonio-historico-e-o-futuro-do-butao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.