Museu das Migrações em Roterdã contará as histórias dos fluxos migratórios globais

O Museu FENIX, projetado por MAD Architects, está previsto para inaugurar em 2025 no porto da cidade de Roterdã. O espaço pretende contar as histórias das migrações globais através do encontro entre arte, arquitetura, fotografia e história. O museu começou a ser construído em 2020, quando as primeiras imagens do projeto foram divulgadas. A MAD Architects está também colaborando com o Bureau Polderman para restaurar um armazém histórico de 1932, que será a base e o ponto inicial da experiência museológica.

Museu das Migrações em Roterdã contará as histórias dos fluxos migratórios globais - Imagem 2 de 7Museu das Migrações em Roterdã contará as histórias dos fluxos migratórios globais - Imagem 1 de 7Museu das Migrações em Roterdã contará as histórias dos fluxos migratórios globais - Imagem 3 de 7Museu das Migrações em Roterdã contará as histórias dos fluxos migratórios globais - Imagem 4 de 7Museu das Migrações em Roterdã contará as histórias dos fluxos migratórios globais - Mais Imagens+ 2

O projeto inclui a reabilitação do edifício de 16.000 m², anteriormente o maior armazém do mundo, utilizado como centro de armazenamento e transporte para a Holland-America Line - uma linha holandesa de carga e passageiros. A instituição foi fundamental para a jornada de milhões de migrantes nos séculos XIX e XX.

Museu das Migrações em Roterdã contará as histórias dos fluxos migratórios globais - Imagem 5 de 7
FENIX, impressão do artista. Imagem © MAD Architects

O novo museu busca aprofundar essa narrativa sobre a migração humana. Dessa forma, o térreo será ocupado por três projetos principais: o Labirinto, uma instalação monumental composta por 2.000 malas doadas; a exposição fotográfica "Família de Migrantes", composta de imagens documentais e retratos que exploram os temas do movimento humano, amor familiar, perigos da jornada e despedidas; e um amplo espaço flexível de 2.275,00 m² que visa incentivar uma nova abordagem para o papel curatorial do museu.

Acima do armazém histórico, o Tornado representará o caráter dinâmico do museu e se tornará um símbolo das jornadas tumultuosas dos migrantes globalmente. A estrutura orgânica se eleva do térreo e se estende até a cobertura, proporcionando um ponto de contemplação com vistas para a cidade de Roterdã, o rio Maas e o Hotel New York, antes sede da Holland-America Line.

Museu das Migrações em Roterdã contará as histórias dos fluxos migratórios globais - Imagem 2 de 7
FENIX, impressão do artista. Imagem © Proloog.tv

Quando a MAD Architects foi convidada para trabalhar no FENIX, sabíamos que tínhamos que criar um diálogo com o edifício existente e seu entorno - repleto de histórias de migração, memórias e incertezas. Ao projetar uma nova estrutura, o objetivo foi manter esse diálogo entre o futuro e o passado, mantendo a história do local. Para mim, o Tornado simboliza o futuro, mas está enraizado no passado, tornando-se uma metáfora das jornadas dos migrantes que passaram por esse lugar. - Ma Yansong, Fundador e Sócio Principal, MAD Architects

Museu das Migrações em Roterdã contará as histórias dos fluxos migratórios globais - Imagem 3 de 7
Um navio atracado no armazém de São Francisco, 1925. Imagem © Collection Stadsarchief Rotterdam Municipal Archives, Rotterdam
Museu das Migrações em Roterdã contará as histórias dos fluxos migratórios globais - Imagem 4 de 7
Foto aérea de Rijnhaven e Wilhelminakade. Imagem © Arquivos da cidade de Roterdã

Recentemente, uma nova exposição foi inaugurada no Museu de Arte Contemporânea e Planejamento Urbano de Shenzhen, na China, focada no trabalho de MAD Architects, liderado por Ma Yansong, Dang Qun e Yosuke Hayano, abrangendo quase duas décadas e 52 projetos. O escritório também revelou recentemente o projeto do Ark, um plano de renovação para um antigo espaço industrial em Xangai que será transformado em um centro cultural para criatividade e comércio. Da mesma forma, a MAD Architects também divulgou planos para construir um novo centro de arte na Província de Zhejiang, no sudeste da China, inspirado em condições locais e contextuais.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Museu das Migrações em Roterdã contará as histórias dos fluxos migratórios globais" [MAD Architects’ Museum of Migration in Rotterdam is Scheduled to Open in 2025] 21 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009898/museu-das-migracoes-em-roterda-contara-as-historias-dos-fluxos-migratorios-globais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.