MAD Architects apresenta proposta para antiga fábrica de cimento em Xangai

O escritório MAD Architects apresentou o plano de renovação para o depósito "Wanmicang" localizado no extremo sul da Fábrica de Cimento Zhangjiang, em Xangai. Esta transformação converterá o edifício em um espaço público multifuncional à beira-mar destinado à cultura, criatividade e comércio. Embora o projeto preserve a essência do antigo local industrial, adiciona um elemento inovador na forma de um volume metálico em forma de arca "flutuante", criando um contraste distinto entre as estruturas antigas e as novas. A conclusão do projeto está programada para o ano de 2026.

MAD Architects apresenta proposta para antiga fábrica de cimento em Xangai - Imagem 2 de 24MAD Architects apresenta proposta para antiga fábrica de cimento em Xangai - Imagem 3 de 24MAD Architects apresenta proposta para antiga fábrica de cimento em Xangai - Imagem 4 de 24MAD Architects apresenta proposta para antiga fábrica de cimento em Xangai - Imagem 5 de 24MAD Architects apresenta proposta para antiga fábrica de cimento em Xangai - Mais Imagens+ 19

MAD Architects apresenta proposta para antiga fábrica de cimento em Xangai - Imagem 2 de 24
Renovação da fábrica de cimento de Shanghai Zhangjiang. Imagem © MAD Architects

O projeto reimagina o espaço industrial agora em estado de decadência, que costumava ser uma das três maiores fábricas de cimento em Xangai, transformando-o em um local ativo para a comunidade local. A fábrica encerrou suas operações em 2013 e, desde então, permaneceu abandonada. Nos últimos anos, arquitetos locais e internacionais foram contratados para revitalizar a área, com o objetivo de preservar os edifícios industriais históricos, como o "Silo de 10.000 metros", o "Silo de Cimento" e a "Torre de Cauda do Forno", através de seu contínuo uso e reutilização.

MAD Architects apresenta proposta para antiga fábrica de cimento em Xangai - Imagem 3 de 24
Renovação da fábrica de cimento de Shanghai Zhangjiang. Imagem © MAD Architects

Desde então, o complexo tem se expandido com uma ampla variedade de instalações dedicadas à pesquisa e desenvolvimento, serviços culturais e esportivos, bem como suporte comercial criativo, efetivamente se transformando em um campus de intervenções arquitetônicas dinâmicas. A proposta da MAD é contribuir para essa transformação, convertendo o depósito original em uma "sala de estar urbana" multifuncional. O edifício industrial terá sua fachada restaurada e fortalecida, enquanto a parede oeste será substituída por uma parede de cortina de vidro recuada de sua posição original, criando um espaço público urbano mais ativo no exterior.

O projeto tira proveito do formato alongado e estreito do depósito para criar um espaço interior notável, caracterizado por uma adição inovadora: uma arca metálica "flutuante". Novas colunas, vigas e treliças conferem a sensação de flutuação, ao passo que as paredes antigas são fortalecidas para preservar sua aura histórica e destacar a coexistência das estruturas antigas e contemporâneas. Abaixo da arca, um jardim em níveis se desdobra, convidando a comunidade a revitalizar este espaço urbano. Além disso, o telhado foi projetado como um espaço público adicional, convidando as pessoas a explorar e desfrutar das vistas do rio Chuanyang ao longe.

MAD Architects apresenta proposta para antiga fábrica de cimento em Xangai - Imagem 7 de 24
Renovação da fábrica de cimento de Shanghai Zhangjiang. Imagem © MAD Architects
MAD Architects apresenta proposta para antiga fábrica de cimento em Xangai - Imagem 14 de 24
Renovação da fábrica de cimento de Shanghai Zhangjiang. Imagem © MAD Architects

O patrimônio industrial é preservado e empregado não apenas devido às lembranças históricas que incorpora, mas principalmente por proporcionar ao futuro um contexto histórico. Portanto, nossa ênfase não deve ser na celebração e consolidação da estética industrial, mas sim no espírito contemporâneo e orientado para o futuro. — Ma Yansong, sócio fundador da MAD Architects.

MAD Architects apresenta proposta para antiga fábrica de cimento em Xangai - Imagem 6 de 24
Renovação da fábrica de cimento de Shanghai Zhangjiang. Imagem © MAD Architects

Recentemente, o MAD Architects divulgou o projeto do Anji Culture and Art Center na província de Zhejiang, no sudeste da China. Trata-se de um novo espaço cultural que foi concebido para abrigar teatros, áreas de lazer e esportes, todos reunidos sob tetos inspirados em folhas que parecem flutuar. Além disso, outro projeto do mesmo escritório, o China Philharmonic Concert Hall em Pequim, está prestes a ser concluído, como demonstram novas fotografias que revelam o avanço na instalação de sua fachada translúcida e ondulante.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "MAD Architects apresenta proposta para antiga fábrica de cimento em Xangai" [MAD Architects Reimagines a Former Cement Factory Warehouse in Shanghai with a Floating Ark] 06 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009013/mad-architects-apresenta-proposta-para-antiga-fabrica-de-cimento-em-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.