Sushi, um dos pratos mais populares e tradicionais do Japão, já se estabeleceu como um dos favoritos em todo o mundo. Muitos países estabeleceram a cultura do sushi em seus cardápios e restaurantes, da Espanha a Dubai, e adaptaram a arquitetura japonesa para criar o espaço perfeito para comer esse prato. A chave para estes interiores serenos depende das qualidades dos interiores japoneses, com sua iluminação suave, acabamentos de madeira e texturas que criam o ambiente certo.
18 de junho é o Dia Mundial do Sushi e estamos celebrando com esta seleção de 10 sushi bar e restaurantes de todo o mundo!
O que não pode ser feito na pista de dança? Não muito, disse o Gruppo 9999 do Radical Design dos anos 1960, argumentando que as boates deveriam ser “um lar para tudo, do rock ao teatro e artes visuais”. Outros artistas e designers - incluindo o pintor Jean- Michel Basquiat, o arquiteto Peter Cook, do Archigram, e o criador da "catedral da rave" de Manchester, Ben Kelly - viam a pista de dança como um ambiente mais subversivo: onde os limites podiam ser confusos e limiares cruzados, onde festas e política podiam ser entrelaçadas no escuro para canalizar uma revolução cultural. A exposição Night Fever no Vitra Design Museum apresenta esta concepção da boate como uma Gesamtkunstwerk social.
As projeções para o mundo urbano foram atualizadas. Em maio, a Organização das Nações Unidas divulgou uma nova edição do World Urbanization Prospects, relatório que lança um olhar aprofundado para os centros urbanos do planeta, com a seguinte conclusão: 68% da população mundial viverá em cidades até 2050. A estimativa é 2% maior em relação ao último estudo, publicado em 2014, da série sob responsabilidade do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (Desa).
Entre as atividades e conferências realizadas por três dias consecutivos no Teatro Lux do centro histórico da Cidade da Guatemala, a Bienal de Arquitetura da Guatemala (BAG) apresentou nos últimos dias de maio, as obras e projetos vencedores do Danta Awards.
Nesta ocasião, a organização propôs que a arquitetura "é tratada como um compromisso com a esfera pública e privada e com o poder de negociar mudanças individuais ou coletivas para construir seus sonhos e aspirações, até para expressar seus ideais utópicos". Nesse contexto, o júri do concurso analisou mais de 100 projetos postulados em toda a Guatemala e no restante da América Central, premiando parques, habitações coletivas, ginásios e reformas, entre outras tipologias, que responderiam ao cenário descrito pela BAG 2018.
Todos os projetos premiados na categoria profissional serão registrados e premiados para participar da XXI Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito 2018, onde serão expostos juntamente com projetos de todo o continente americano e submetidos ao veredicto do júri.
O projeto tem cerca de 7.000 metros quadrados de área construída em um terreno de 4,6 acres, o que representa um aumento de 20% na área de acesso público e o dobro de espaços ao ar livre.
Mesclando elementos típicos da arquitetura mexicana com referências locais de Londres, o pavilhão se concentra em um pátio definido por dois volumes retangulares construídos com a mesma técnica usada nas celosias mexicanas.
A arquitetura, em sua forma realizada, não é nem a visão nem o trabalho de uma única pessoa. É uma prática inerentemente coletiva em seus processos. Mas a arquitetura como a conhecemos só é celebrada depois de concluída, e raramente é celebrada pela forma como é produzida. Poucos prêmios reconhecem a vasta rede de pessoas que permite àqueles que estão no topo da pirâmide colocarem seus nomes nas obras concluídas.
Em seu contexto clássico, com uma sala de aula composta por lousa, professor em pé e alunos sentados, os espaços internos de uma escola podem ser facilmente confundidos com cárceres. Agora pense na área externa e pública da maioria das instituições de ensino no Brasil: quantas vezes pode-se reconhecer que aquele lugar é uma escola apenas avistando-o de longe?
Após deliberação de um painel julgador de especialistas do setor, seis escritórios emergentes foram selecionadas para projetar o Dulwich Pavilion 2019 em Londres, escolhido entre mais de 150. Em colaboração com o Festival de Arquitetura de Londres, os seis esquemas serão exibidos no Dulwich Picture Gallery em junho e julho de 2018.
A iniciativa segue-se ao sucesso do primeiro pavilhão da galeria em 2017, projetado por IF_DO e exibido no Festival de Arquitetura de Londres em 2017. Após a exibição dos seis esquemas selecionados para 2019, uma votação pública será combinada com um painel de votação para selecionar o pavilhão vencedor.
O futuro de uma cidade está intimamente ligado a seus espaços livres e públicos com uma função social marcante. Espaços livres em Caracas são espaços rebeldes para usos emergentes e insurgentes: reocupados, reavaliados e re-habitados para o desfrute das comunidades.
Em CCS - Espacio Rebelde, a cidade não é um problema de planejadores urbanos especializados, designers ou arquitetos, nem é um problema das elites: é um processo de consenso inclusivo, construção coletiva e acordos comunitários.
https://www.archdaily.com.br/br/896337/espacio-rebelde-pavilhao-da-venezuela-na-bienal-de-veneza-2018ArchDaily Team
A torre 53 West 53rd Street, projetada por Jean Nouvel, atingiu sua altura máxima no centro de Manhattan, em Nova Iorque. Com 73 pavimentos, o edifício conta com 145 apartamentos e uma cobertura duplex de US$ 70 milhões, onde foi realizada, na presença do arquiteto, uma cerimônia na semana passada.
Com 315 metros de altura, o edifício assume a sexta posição no ranking de arranha-céus mais altos de Nova Iorque, empatado com o Chrysler Building e o New York Times Building
No último episódio da série de vídeos do PLANE — SITE, Time-Space-Existence, a arquiteta francesa Odile Decq aconselha jovens arquitetos: sejam ousados. “Se você quer construir e criar o novo século, é preciso pessoas que tenham personalidades específicas. Adoro quando as pessoas se expressam com muita força e clareza."
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou esta semana o edital para um concurso que abrirá 411 vagas, distribuídas em todo o país. Organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), o certame foi autorizado no último dia 03 de maio pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e é resultado de uma forte mobilização nacional, com o objetivo de evidenciar à sociedade a importância de preservação do patrimônio cultural brasileiro.
O concurso consistia na elaboração de propostas para para a ocupação de 70 mil metros quadrados do complexo Ágora Tech Park, além do projeto do primeiro prédio do complexo, com área de aproximadamente 4 mil metros quadrados. Será implantado em uma quadra de 70 mil m2, no Perini Business Park, em frente ao Campus da UFSC no Norte catarinense.
Um dos objetivos dos organizadores foi desenvolver o conceito de “Human Smart Cities”, em que a infraestrutura tecnológica interage e modifica positivamente a vida das pessoas. O júri do concurso foi composto por: Gustavo Cedroni, Mário Biselli, Roberto Loeb, Emerson Edel, Marcelo Hack e Danilo Conti. O contrato para desenvolvimento do projeto já foi assinado. Essa informação renova o otimismo de qualquer arquiteto que se envolve frequentemente em concurso por acreditar que seja a forma mais democrática de se alcançar trabalhos relevantes e interessantes, mesmo no caso de escritórios jovens, como é o caso do Estúdio Módulo. A agilidade demonstra a vontade do realizador em tirar o projeto do papel, diferente da grande maioria dos concursos realizados. A obra já tem data para ser inaugurada: dia 28 de Março de 2019.
A partir do Manhattan Avenue Park, no bairro de Greenpoint, no Brooklyn, é possível apreciar perfeitamente o skyline de Long Island City do outro lado do rio. Este bairro histórico da cidade de Nova Iorque, maioritariamente constituído por casas geminadas e galpões industriais, está se transformando rapidamente. Por outro lado, na margem oposta do rio, em Long Island City, centenas de arranha-céus, galerias de arte e estúdios ocupam a orla do East River. Ainda que o Greenpoint e o Long Island estejam frente à frente, o Long Island pode parecer um mundo completamente diferente a partir do Greenpoint. Isso se deve em grande parte ao fato de que apenas uma ponte faz a conexão entre estes dois bairros vizinhos - priorizando apenas os veículos motorizados ao invés de pedestres e ciclistas. Não poderia haver um outro caminho possível? O Arquiteto Jun Aizaki acredita que sim. Nos últimos anos, ele e sua equipe da CRÈME Architecture and Design têm trabalhado no projeto apelidado de “Ponte de Madeira do Longpoint Corridor”.
A conclusão do pavilhão coincide com o lançamento da nova coleção de 800 itens da Il Makiage e foi projetado para transmitir a "identidade gráfica tipicamente ousada" da marca.
https://www.archdaily.com.br/br/896222/pavilhao-de-zaha-hadid-architects-para-a-marca-de-cosmeticos-il-makiage-e-inaugurado-em-nova-iorqueNiall Patrick Walsh
Escadas helicoidais podem economizar metros quadrados valiosos em ambientes pequenos e vencer a altura do pé-direito ocupando muito menos área do que uma escada convencional. Podem também ser objetos icônicos nos projetos, com formas arrojadas e diversas configurações. No entanto, o seu projeto exige atenção, para que não se tornem desconfortáveis ou perigosas. Atualmente os softwares BIM vem tornando esse processo muito mais simples, mas é sempre importante entender as restrições e alguns dos conceitos básicos para um desenho adequado.
Kéré Architecture concluiu recentemente o projeto expositivo para a mostra “Racismo. Uma invenção da raça humana", uma exposição promovida pelo Deutsches Hygiene-Museum, na cidade de Dresden na Alemanha. As atmosferas criadas dentro de cada um dos três espaços do museu são únicas, porém harmoniosas. O principal objetivo do projeto expográfico é conectar “a arquitetura das salas com o tema da exposição”. Utilizando uma variedade de materiais e estruturas atraentes, o percurso da mostra espera revelar os conflitos e desejos do homem por estabilidade e a necessidade orgânica por transformação social, enfatizando seu charme temporário e a importância da compreensão entre os homens.
Como de costume, após meses de pesquisa e trabalho, a edição deste ano da Bienal de Arquitetura de Veneza apresenta um grande número de exposições e instalações, e não é fácil visitá-las de uma única vez. Ao chegar ao Arsenale ou Giardini, o número esmagador de amostras é meticulosamente contido nos pavilhões nacionais ou, no caso do Arsenale, muitas delas podem passar despercebidas nas laterais do seu extenso corredor.
No caso de você ter pouco tempo para aproveitar tudo o que FREESPACE tem a oferecer, fizemos uma seleção de nossos pavilhões e exposições favoritos. Veja a seguir:
https://www.archdaily.com.br/br/896078/11-exposicoes-imperdiveis-da-bienal-de-veneza-2018AD Editorial Team
A Fologram construiu recentemente a primeira estrutura de aço em média escala do mundo usando o HoloLens, mostrando as possibilidades de integrar o fluxo de trabalho em CAD à realidade aumentada. Ao exibir o modelo de design generativo através de instruções holográficas, em vez de desenhos 2D tradicionais, o projeto mostra possibilidades de revolucionar a ponte entre o desenho e a construção.
Depois de Frida Escobedo, Yana Peel e Hans Ulrich Obrist apresentaram oficialmente o Serpentine Pavilion 2018 nesta última segunda-feira, 11 de junho, no Kensington Gardens, em Londres, tivemos a oportunidade de entrevistar Escobedo exclusivamente para o ArchDaily. A arquiteta compartilhou conosco a importância de projetar pavilhões em sua carreira, a relevância de trabalhar em espaços públicos e comentou sobre a percepção do contexto mexicano fora do México.
O Serpentine Pavilion 2018 permanecerá aberto ao público até 7 de outubro deste ano.
Por ocasião da recente edição do Workshop Social Latino-americano em Chucuito, Peru - XV TSL Puno -, o ArchDaily em Espanhol e o Coordenador Latino-americano de Estudantes de Arquitetura (CLEA) convidaram todos os alunos participantes do encontro a refletir sobre sua experiência pessoal em uma recente chamada de artigos. O texto originalmente intitulado "Construyendo Lazos" (Construindo Laços), de Indira Fernández e Diana Hernández, membros do Taller Puma, de Lucio Torres e estudantes da Universidade Veracruzana, no México, foi eleito como vencedor desta chamada.
Indira e Diana se concentraram no desafio que a TSL enfrentou em seus últimos anos: ela não é mais simplesmente uma oficina de construção, mas também uma instância para que futuros arquitetos exercitem diferentes metodologias de participação e integração cidadã no momento do projeto, o mesmo momento em que se discute os desafios e ameaças da chamada arquitetura social.
Fazer parte de uma equipe interessada em entender sentimentos, tradições e culturas torna-se muito reconfortante, mas por sua vez convida a questionar qual é o propósito de fazer arquitetura. O que poderíamos esperar de uma oficina social em um país diferente do nosso? O que se pode aprender em uma comunidade localizada a 3.870 metros acima do nível do mar? O que podemos contribuir como estudantes?
O Escola Sem Muros surge de um desejo por outras práticas possíveis e formas alternativas de aprender e se relacionar: com o outro, com os muros da cidade, com o potencial educador existente em cada território e sujeito. Pessoas que se juntaram por um propósito comum: ir além das barreiras físicas, sociais e políticas; abrir brechas na brutalidade urbana e nos formatos educacionais que segregam mundos. Sua metodologia é baseada na aproximação (valorização da identidade local), construção (o canteiro de obra como plataforma de aprendizado) e cuidado (gestão compartilhada de espaços públicos e estruturas de cuidado), propondo um processo de educação integral.
Pelli Clarke Pelli Architects venceu um concurso internacional para o Museu de História Natural de Chengdu na China, vencendo a concorrência de empresas como Zaha Hadid Architects e FUKSAS. Com uma forma inspirada pelo impacto geológico da mudança de placas tectônicas e refletindo piscinas inspiradas em antigos sistemas de irrigação, o esquema faz uma forte referência à paisagem natural circundante, enquanto características dominantes como um átrio central alto formam uma conexão visual com o ambiente construído. Abaixo, os arquitetos oferecem sua própria descrição do esquema vencedor.