O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Bienal de Veneza 2014: Primeira participação do Marrocos

Bienal de Veneza 2014: Primeira participação do Marrocos

Bienal de Veneza 2014: Primeira participação do Marrocos
Bienal de Veneza 2014: Primeira participação do Marrocos, Cortesia de FUndação FADA
Cortesia de FUndação FADA

A Bienal de Arquitetura de Veneza de 2014  receberá a primeira participação do Marrocos em bienais. Com curadoria da Fundação FADA (Fondation pour l’Art, le Design, et l’Architecture) e dirigida pelo arquiteto Tarik Oualalou, o conceito do pavilhão marroquino se baseia no papel do país como um laboratório arquitetônico e urbano do século XX. O projeto, intitulado  “Fundamental(ism)s”, será organizado em duas partes:

A primeira parte da exposição é composta por uma exploração histórica que exibirá dez projetos (um por década). Estes demonstrarão a significativa pesquisa arquitetônica que ocorreu no Marrocos em torno do tema da cidade tradicional e focarão em como a ideia da "medina" serviu como ponto de origem de muitos projetos urbanos e arquitetônicos radicais (seja construídos ou especulativos) ao longo do século XX.

A segunda parte da exposição focará nas especulações territoriais no Saara Ocidental. Ausente do discurso arquitetônico  corrente no Marrocos, o Saara Ocidental, com sua geografia e condições climáticas extremas, permanece como um território inexplorado pelas  especulações arquitetônicas. Sua geografia única e sua posição como um território às"margens", num sentido climático, social e político, demandam que o arquiteto se questione sobre como integrar soluções arquitetônicas e de infraestrutura num território tão marginalizado. Diversas equipes interdisciplinares proporão projetos especulativos que abordam questões sobre como se apropriar deste território e criar veículos de povoamento neste ambiente inóspito. 

Via Fundação FADA.

Cita: Rosenfield, Karissa. "Bienal de Veneza 2014: Primeira participação do Marrocos" [Venice Biennale 2014: Morocco to Participate with First Pavilion] 03 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601382/bienal-de-veneza-2014-primeira-participacao-do-marrocos> ISSN 0719-8906