REX projeta torres com fachadas retráteis no Oriente Médio

Duas companhias de mídia parceiras do Oriente Médio contrataram o escritório REX para projetar sua sede conjunta que tem como inspiração a iconografia tradicional árabe. O resultado, duas lâminas revestidas de pedra protegidas do "implacável sol" do Oriente Médio por uma série de dispositivos de sombreamento retráteis cuja forma é inspirada nos tradicionais muxarabis.

Medindo cerca de 15 metros de diâmetro, esses "sombreiros" podem ser facilmente acionados, transformando, em poucos minutos, a fachada de vidro do edifício em um plano sombreado.

“A transformação instantânea da torre cria um novo tipo poderoso de iconografia que rejeita a busca esgotada - e efêmera - por ser o mais alto", descreveu REX.

Quando o sombreamento não é necessário, o exterior translúcido da torre expõe, quase como um raio-x, os componentes estruturai do edifício.

Vistas de longe, as torres formam uma enorme tela de televisão, transmitindo o conteúdo das companhias em tempo real.

© REX

As torres, que seguem a simples tipologia da lâmina, criam um eficaz sombreamento sobre a paisagem circundante. A trajetória da sombra no solstício de verão define a extensão dos pátios, que permanecem descobertos quando sombreados e cobertos por "guarda-sóis" retráteis quando expostos ao sol.

© REX

Assim que forem concluídas, as torres serão ocupadas por escritórios em suas metades mais altas. A porção mais baixa do conjunto receberá as instalações coletivas, como uma ágora, um anfiteatro, uma cafeteria, lounges, restaurantes, galerias e um cinema.

Os estúdios maiores, que necessitam de sombreamento permanente, serão instalados nos subsolos.

Cafeteria. Image © Luxigon
  • Arquitetos

  • Equipe

    Alberto Cumerlato, Tomas Janka, Gabriel Jewell-Vitale, Roberto Otero, Joshua Prince-Ramus, Aude Soffer, Alex Tehranian, Cristina Webb
  • Consultores

    Barker Mohandas, Front, Magnuson Klemencic, !melk, str.ucture, Transsolar
  • Área

    240.200.0 m²
  • Fotografias

    Luxigon, REX

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "REX projeta torres com fachadas retráteis no Oriente Médio" [REX Designs Conjoined Media Towers with Retractable Facade for Middle East] 10 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601535/rex-projeta-torres-com-fachadas-retrateis-no-oriente-medio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.