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Bicicletas públicas de NY: Primeiras avaliações após um ano de funcionamento

Bicicletas públicas de NY: Primeiras avaliações após um ano de funcionamento
Bicicletas públicas de NY: Primeiras avaliações após um ano de funcionamento, © Rusty Blazenhoff, via Flickr
© Rusty Blazenhoff, via Flickr

No final de maio, o sistema de aluguel de bicicletas públicas de Nova York, o Citi Bike, completará um ano de funcionamento, período suficiente para realizar as primeiras avaliações em relação ao seu uso. 

E isto foi o que fizeram três pesquisadores das universidades de Columbia e Nova Yorkbuscando saber se os ciclistas que mais usam o sistema tem um convênio casual (diário ou semanal) ou anual, os horários em que se alugam mais bicicletas e quais são alguns dos locais mais trafegados da cidade. 

A apenas seis meses após o início da implementação do sistema, este já somava 5 milhões de viagens realizadas por aqueles que realizaram um convênio anual, diário ou semanal. Contudo, a tendência observada é que a maioria dos usuários realmente ativos, cerca de 100 mil, pagou uma taxa de adesão anual por US$ 95 (sem os impostos) que lhes permite usar uma bicicleta em trajetos de até 45 minutos. 

© NYCDOT, via Flickr
© NYCDOT, via Flickr

Ainda que o Citi Bike seja considerado um programa bem sucedido devido à grande quantidade de usuários, em termos econômicos o sucesso não é tão expressivo, o que tem posto em dúvida sua expansão. 

Isso pode ser explicado por três fatores. O primeiro corresponde a que os passes anuais tem sido mais populares do que se esperava, ao contrário dos diários e semanais que tem um custo mais elevado. 

O segundo se deve a que os custos com a manutenção das estações e com a resolução de problemas técnicos tem sido maiores do que se esperava. 

O terceiro fator é que, como o programa não conta com recursos públicos - já que um dos compromissos é que não seria financiado pelos contribuintes – só pode recorrer a recursos privados. Porém a busca de novas empresas que invistam no sistema não tem sido fácil, em parte devido aos dois primeiros fatores. Se isto fosse revertido e houvesse mais investidores o Citi Bike poderia aumentar sua frota para até 10 mil bicicletas. 

A seguinte animação realizada pelos pesquisadores Jeff Ferzoco e Sarah Kaufman do Centro Rudin para o Transporte da Universidade de Nova Iorque, juntamente com Juan Francisco Saldarriaga, membro do Laboratório de Projeto de Informação Espacial da Universidade de Columbia, mostra as adesões anuais versus as casuais: os pontos azuis representam os trajetos dos ciclistas anuais e os amarelos os que possuem um passe diário ou semanal (definidos como ciclistas casuais). A medição foi realizada a partir das 75 mil viagens feitas entre os dias 17 e 18 de setembro passado, datas escolhidas por serem dias úteis e com tempo agradável. 

O vídeo não mostra as rotas exatas de cada ciclista, apenas demostra os trajetos em linha reta entre os lugares de início e término. Durante os dois dias, as bicicletas começaram a ser alugadas a partir das 05:30 da manhã, e entre as 07:00 e 10:00 da manhã (hora do rush), o sistema registrou mais de 800 bicicletas alugadas por ciclistas que contavam com um passe anual. 

Após a hora do rush, percebe-se que apareceram poucos pontos amarelos, ou seja, ciclistas casuais, que se movem pelo Central Park, Manhattan e a ponte do Brooklyn. Entretanto, à tarde, a cidade volta a ficar cheia de pontos azuis – às 18:00 há mais de mil ciclistas nas ruas. 

© aaronvandorn, via Flickr
© aaronvandorn, via Flickr

Com estes números se conclui que os problemas financeiros do sistema se devem em grande parte a escolha dos cidadãos em fazer da bicicleta seu transporte diário, aderindo a um plano anual, que é a opção mais barata. Desta forma, o que se pode afirmar é que, economicamente, o sistema não foi tão rentável quanto se esperava, apesar de seu uso ter se mostrado um sucesso.

Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Bicicletas públicas de NY: Primeiras avaliações após um ano de funcionamento" 05 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601407/bicicletas-publicas-de-ny-primeiras-avaliacoes-apos-um-ano-de-funcionamento> ISSN 0719-8906