Ministro da Indonésia seleciona os curadores da exposição do país na Bienal de Veneza de 2014

O Ministro do Turismo e Economia Criativa da Indonésia se associou ao Instituto de Arquitetos da Indonésia para apontar os arquitetos Avianti Armand e Setiadi Sopandi, juntamente com o historiador David Hutama, o fundador do Arsitek Muda Indonesia (AMI), Achmad Tardiyana, e o escritor Robin Hartanto como curadores da primeira participação da Indonésia em Bienais de Veneza.

A equipe, selecionada a partir de uma competição nacional aberta, será responsável pela curadoria de um pavilhão que contará estórias sobre a experiência da Indonésia na construção nos últimos cem anos. Como descreveu a equipe, "é inevitável que nosso modo de construir cosias - hoje - seja (ainda) muito dominado pelo trabalho manual, pelas mãos de operários qualificados e não qualificados, bem como de artesãos experientes. Alguns utilizam ferramentas complexas e sofisticadas, mas muitos contam apenas com o toque das mãos e dedos."

O tema "Craftsmanship" / "Ketukangan" (ou, em português, ofício ou habilidade artesanal),  é percebido como uma condição presente em todo ato de construção na Indonésia que, por sua vez, definiu - inconscientemente - o modo com projetamos e apreciamos nossos edifícios. Tukang (mestre artífice) é qualquer pessoa envolvida no ato de construir. Tukang pode ser profissionalmente apontado como os operários, artesãos, mestres de obras ou empreiteiros. 

O esforço para produzir e criar sempre foi ligado ao trabalho, habilidade, informação e materiais disponíveis. Ideias e planos que são conscientemente produzidos serão - ao cabo - eventualmente formados por processos incalculáveis, mesmo inimagináveis. Podemos chamar os resultados de desvios, anomalias, ou mesmo erros. Mas podemos também percebê-los como surpresas, espontaneidade, e variações. Aqui, "Craftsmanship"/"Ketukangan" é um modo alternativo de humanizar o ato de trabalhar. 

"Craftsmanship"/"Ketukangan" aproxima o homem do material, "através" e "com" as mãos e ferramentas disponíveis. A exposição evoca nossa sensibilidade em relação ao trabalho, aos materiais, ao ambiente natural, e a tudo que é concreto. Aqui, “Craftsmanship/ Ketukangan” pode ser uma resposta econômica, estética e mesmo ética à materialidade. 

Via: Equipe de curadores do Pavilhão da Indonésia.

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Ministro da Indonésia seleciona os curadores da exposição do país na Bienal de Veneza de 2014" [Indonesian Ministry Appoints Curators for 2014 Venice Biennale] 04 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601392/ministro-da-indonesia-seleciona-os-curadores-da-exposicao-do-pais-na-bienal-de-veneza-de-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.