O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Ministro da Indonésia seleciona os curadores da exposição do país na Bienal de Veneza de 2014

Ministro da Indonésia seleciona os curadores da exposição do país na Bienal de Veneza de 2014

Ministro da Indonésia seleciona os curadores da exposição do país na Bienal de Veneza de 2014
Ministro da Indonésia seleciona os curadores da exposição do país na Bienal de Veneza de 2014, © Indonesian Pavilion
© Indonesian Pavilion

O Ministro do Turismo e Economia Criativa da Indonésia se associou ao Instituto de Arquitetos da Indonésia para apontar os arquitetos Avianti Armand e Setiadi Sopandi, juntamente com o historiador David Hutama, o fundador do Arsitek Muda Indonesia (AMI), Achmad Tardiyana, e o escritor Robin Hartanto como curadores da primeira participação da Indonésia em Bienais de Veneza.

A equipe, selecionada a partir de uma competição nacional aberta, será responsável pela curadoria de um pavilhão que contará estórias sobre a experiência da Indonésia na construção nos últimos cem anos. Como descreveu a equipe, "é inevitável que nosso modo de construir cosias - hoje - seja (ainda) muito dominado pelo trabalho manual, pelas mãos de operários qualificados e não qualificados, bem como de artesãos experientes. Alguns utilizam ferramentas complexas e sofisticadas, mas muitos contam apenas com o toque das mãos e dedos."

O tema "Craftsmanship" / "Ketukangan" (ou, em português, ofício ou habilidade artesanal),  é percebido como uma condição presente em todo ato de construção na Indonésia que, por sua vez, definiu - inconscientemente - o modo com projetamos e apreciamos nossos edifícios. Tukang (mestre artífice) é qualquer pessoa envolvida no ato de construir. Tukang pode ser profissionalmente apontado como os operários, artesãos, mestres de obras ou empreiteiros. 

O esforço para produzir e criar sempre foi ligado ao trabalho, habilidade, informação e materiais disponíveis. Ideias e planos que são conscientemente produzidos serão - ao cabo - eventualmente formados por processos incalculáveis, mesmo inimagináveis. Podemos chamar os resultados de desvios, anomalias, ou mesmo erros. Mas podemos também percebê-los como surpresas, espontaneidade, e variações. Aqui, "Craftsmanship"/"Ketukangan" é um modo alternativo de humanizar o ato de trabalhar. 

"Craftsmanship"/"Ketukangan" aproxima o homem do material, "através" e "com" as mãos e ferramentas disponíveis. A exposição evoca nossa sensibilidade em relação ao trabalho, aos materiais, ao ambiente natural, e a tudo que é concreto. Aqui, “Craftsmanship/ Ketukangan” pode ser uma resposta econômica, estética e mesmo ética à materialidade. 

Via: Equipe de curadores do Pavilhão da Indonésia.

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Ministro da Indonésia seleciona os curadores da exposição do país na Bienal de Veneza de 2014" [Indonesian Ministry Appoints Curators for 2014 Venice Biennale] 04 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601392/ministro-da-indonesia-seleciona-os-curadores-da-exposicao-do-pais-na-bienal-de-veneza-de-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.