Dia Internacional das Mulheres 2023: arquitetas inovadoras na vanguarda dos desafios globais

O último ano viu grandes histórias protagonizadas por mulheres arquitetas. Kimberly Dowdell foi eleita a primeira presidente negra da AIA, Carol Ross Barney recebeu a Medalha de Ouro AIA 2023, Jeanne Gang ganhou o Prêmio Charlotte Perriand 2023, Frida Escobedo foi selecionada entre as 100 líderes emergentes pela TIME, Renée Gailhoustet foi laureada com o Prêmio de Arquitetura da Royal Academy 2022, Liberdade Infinita, Um Mundo para uma Democracia Feminista foi inaugurada na Bienal do FRAC na França, e o ArchDaily apresentou o documentário Women in Architecture da SkyFrame, mostrando Toshiko Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge, três arquitetas em três países diferentes, de contextos diversos, em momentos distintos de suas vidas e carreiras, mas com muitas coisas em comum.

Após perguntar em 2021 "por que ainda é importante falar sobre arquitetas”, e contribuir para "reequilibrar forças e ajustar narrativas" em 2022, em nossa terceira edição do Mês Internacional da Mulher, o ArchDaily se concentrará nas conquistas das arquitetas que trabalham especificamente em desafios globais encontrando abordagens inovadoras para os problemas atuais. Alinhado ao tema escolhido pelas Nações Unidas para o Dia Internacional da Mulher de 2023, voltado à inovação e tecnologia para a igualdade de gênero, o ArchDaily refletirá sobre o que é inovação diante dos desafios globais.

Dia Internacional das Mulheres 2023: arquitetas inovadoras na vanguarda dos desafios globais - Imagem 2 de 15Dia Internacional das Mulheres 2023: arquitetas inovadoras na vanguarda dos desafios globais - Imagem 3 de 15Dia Internacional das Mulheres 2023: arquitetas inovadoras na vanguarda dos desafios globais - Imagem 4 de 15Dia Internacional das Mulheres 2023: arquitetas inovadoras na vanguarda dos desafios globais - Imagem 5 de 15Dia Internacional das Mulheres 2023: arquitetas inovadoras na vanguarda dos desafios globais - Mais Imagens+ 10

A inovação, crucial para a continuidade natural e o avanço, está relacionada à novidade, à introdução de algo novo ou a uma mudança que abala o status quo. Em alguns casos, pode ser tecnológica, em outros, arquitetônica, social etc. Com o objetivo de celebrar a inovação e destacar rostos, projetos e iniciativas que contribuem para um mundo melhor, estamos recorrendo ao nosso público global, buscando seu apoio para compartilhar as histórias dessas mulheres envolvidas com questões do ambiente construído, abordando de forma inovadora os tópicos urbanos de habitação, ação climática, espaços públicos, mobilidade urbana, assentamentos informais, deslocamento, preservação e patrimônio, justiça social, saúde acessível, educação e segurança.

A seguir, conheça o trabalho de seis mulheres que lideram pelo exemplo e inovam nos campos da justiça social, espaços públicos, habitação, assentamentos informais, educação acessível e saúde.

Dia Internacional das Mulheres 2023: arquitetas inovadoras na vanguarda dos desafios globais - Imagem 11 de 15
The Rajkumari Ratnavati Girl’s School / Diana Kellogg Architects. Imagem © Vinay Panjwani

Focada na igualdade social, Dolores Hayden, historiadora urbana e arquiteta, fez contribuições inovadoras para a compreensão da "política do lugar e dos estereótipos de gênero e raça embutidos nos ambientes construídos dos EUA" na década de 80. Ela foi pioneira em usar o ambiente construído para documentar a história de gênero, classe e raça. Por sua vez, enfrentando a rápida urbanização, assentamentos informais e a crise habitacional, Yasmeen Lari, primeira arquiteta do Paquistão, explora por meio de seus projetos temas como comunidade e pertencimento, design participativo, história local e cultura pós-colonial. Sua inovação reside na sobreposição entre arquitetura, direitos humanos, decolonização, gênero, mudanças climáticas e revivalismo vernacular. Ainda, para incentivar projetos inclusivos em espaços públicos, o HerCity se coloca como uma caixa de ferramentas digitais inovadora que envolve mulheres no desenvolvimento urbano, oferecendo os métodos e ferramentas adequados para atores urbanos em todo o mundo, a fim de apoiar cidades na integração da participação das mulheres em suas estratégias de longo prazo.

Dia Internacional das Mulheres 2023: arquitetas inovadoras na vanguarda dos desafios globais - Imagem 13 de 15
Cortesia de UN-Habitat e Global Utmaning

Centrada na educação acessível, Diana Kellogg mudou seu foco de projetos residenciais de alto padrão para projetos sem fins lucrativos, abordando a mudança social através de uma escola para meninas na Índia, onde a taxa de alfabetização é de 36%. Por sua vez, Tiffany Brown, natural de Detroit, fundou o 400 Forward, uma iniciativa inovadora que inspira e orienta a próxima geração de mulheres designers. Ao familiarizar meninas jovens com a arquitetura e lutar pela presença de mulheres afro-americanas na profissão, o 400 Forward também oferece bolsas e auxílio para material de estudo e exames de licenciamento profissional. Na academia, abordando a decolonização do estudo da arquitetura, Mariam Kamara, fundadora do Atelier Masōmī, com sede em Niamey, Níger, criou uma disciplina na Escola de Pós-Graduação em Design de Harvard, com o intuito de “projetar para o DNA de um lugar", ensinar um "processo inovador para visualizar a arquitetura em lugares onde você é um estranho", e expor os estudantes às desigualdades do cânone arquitetônico. Outro exemplo, trabalhando na intersecção entre saúde e cidades, Tolullah "Tolu" Oni é uma epidemiologista urbana nigeriana que moldou um programa interdisciplinar chamado Iniciativa de Pesquisa para Saúde e Equidade nas Cidades (RICHE), focado na saúde urbana, identificando oportunidades para implementar políticas de saúde pública em cidades de rápido crescimento.

Dia Internacional das Mulheres 2023: arquitetas inovadoras na vanguarda dos desafios globais - Imagem 6 de 15
Dandaji Daily Market / atelier masōmī. Imagem © Maurice Ascani

A inovação pode, de fato, assumir formas diferentes, mas na maioria dos casos ela surge de uma certa necessidade. À medida que os desafios globais do mundo se tornam mais evidentes, nos encontramos na necessidade de abordagens inovadoras para lidar com os problemas de nosso tempo e impulsionar mudanças.

David Basulto, fundador do ArchDaily, diz que "neste mundo, existem infinitos exemplos de mulheres que estão impactando e continuaremos a apresentar seus trabalhos e histórias. Também mantemos nosso compromisso de destacar o trabalho de todas as comunidades sub-representadas que fazem parte da arquitetura". Reconhecendo todos os dias a força feminina que molda o ambiente construído, celebrando suas conquistas e aumentando sua visibilidade, o ArchDaily pede sua ajuda para chegar a essas mulheres inovadoras que estão encontrando soluções para nossas questões globais, seja dentro da arquitetura ou a partir de abordagens multidisciplinares. Preencha a pesquisa a seguir (em inglês) e nos ajude a encontrá-las.

Para saber mais sobre mulheres na arquitetura, leia este artigo e acompanhe as tags Mulheres na Arquitetura e Mulheres Arquitetas. Veja também nossa colaboração com o grupo Arquitetas Invisíveis, o tema mensal de outubro de 2022 Mulheres na Arquitetura, o documentário Mulheres na Arquitetura da Sky-Frame apresentado pelo ArchDaily, e mais conteúdos nesta pasta no My ArchDaily criada pela autora deste artigo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Dia Internacional das Mulheres 2023: arquitetas inovadoras na vanguarda dos desafios globais" [International Women’s Day 2023: Innovative Women at the Forefront of Global Challenges] 08 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997622/dia-internacional-das-mulheres-2023-arquitetas-inovadoras-na-vanguarda-dos-desafios-globais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.