Mulheres na Arquitetura: Gabriela Carrillo

A arquiteta mexicana Gabriela Carrillo construiu uma carreira exemplar e apaixonada pela cidade, pelo território e pela diversidade. Suas obras amplamente premiadas, primeiro em parceria com Mauricio Rocha e agora dirigindo seu próprio escritório, tornaram-se a imagem de referência quando se trata de arquitetura contemporânea no México. Seus projetos traduzem as necessidades do mundo, desenvolvendo um trabalho constante para reconhecer os valores do território, a fim de proporcionar espaços que dignifiquem seus habitantes. Situada entre a práxis, a teoria e a pesquisa, seus interesses estão focados no cotidiano, desenvolvendo uma prática flexível e dinâmica que permite manter um equilíbrio entre o trabalho e a vida.

Ao lado de Toshiko Mori e Johanna Meyer-Grohbrügge, Gabriela Carrillo faz parte do novo documentário Women in Architecture, que será lançado em 3 de novembro de 2022. A filmagem promovida pela Sky-Frame, em colaboração exclusiva com o ArchDaily e sob a direção de Boris Noir, é um impulso para inspiração, debate e reflexão em torno de uma das questões mais prementes da arquitetura.

Gabriela Carrillo, desde seus primeiros anos como estudante na Universidade Nacional Autônoma do México, estava interessada e apaixonada pela cidade, território e diversidade. Depois de obter sua graduação em Arquitetura com honras, continuou na academia, com pesquisa e treinamento de novas gerações como acadêmica da Faculdade de Arquitetura da UNAM desde 2003 e Chefe do Seminário de Pesquisa e Graduação Estudio RX com Loreta Castro desde 2018. Ela lecionou no GSD de Harvard, na Universidade do Novo México e no programa WAVE em Veneza, Itália.

Mulheres na Arquitetura: Gabriela Carrillo - Imagem 16 de 20
Fotograma documental "Women in Architecture". Image © Boris Noir
Mulheres na Arquitetura: Gabriela Carrillo - Imagem 13 de 20
Fotograma documental "Women in Architecture". Image © Boris Noir

Como antiga sócia do premiado escritório mexicano Taller de Arquitectura Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo, ela desenvolveu obras tanto públicas, quanto privadas internacionalmente reconhecidas, incluindo o Tribunal Oral-Penal em Patzcuaro, um edifício que propõe um esquema renovado para abordar as mudanças na implementação da justiça mexicana, e o Centro de Desenvolvimento Comunitário Los Chocolates, um projeto que responde às necessidades e oportunidades oferecidas pelo antigo bairro La Carolina, no centro de Cuernavaca. Em geral, projetos que se interessam no propósito da arquitetura, da experiência e do diálogo.

Mulheres na Arquitetura: Gabriela Carrillo - Imagem 12 de 20
Mercado público Matamoros / Colectivo C733. Image © Rafael Gamo

Hoje, ela tem sua própria prática na Taller Gabriela Carrillo, onde considera que "a observação e o máximo reconhecimento e respeito pelo território são as principais estratégias para realizar propostas arquitetônicas, de diferentes escalas, que ao mesmo tempo buscam a provocação e o deleite espacial". Ela também é co-fundadora do Colectivo c733, visando o desenvolvimento de projetos públicos e de onde realizou obras como o Mercado Público em Matamoros, a Casa de Música em Nacajuca e a Estação Tapachula em Chiapas. Três projetos que acreditam fortemente no valor coletivo e no poder da dignidade espacial.

Seu trabalho se desenvolve entre a prática, teoria e pesquisa, bem como entre o local e o global, traduzindo as necessidades do mundo em uma arquitetura diversificada e inclusiva. Nesta linha, ela está à frente de uma prática flexível e dinâmica que lhe permitiu incorporar a maternidade e a vida pessoal, mantendo um equilíbrio entre o trabalho e a vida. "Fazer arquitetura não significa necessariamente construir paredes", diz Gabriela Carillo. A empatia está presente em seu discurso, especialmente em torno da dignidade das pessoas.

Mulheres na Arquitetura: Gabriela Carrillo - Imagem 17 de 20
Fotograma documental "Women in Architecture". Image © Boris Noir

Ela foi reconhecida com vários prêmios nacionais e internacionais, como o Emerging Voices Awards em 2014, o Women in Architecture Award da Architectural Review em 2017 e a Medallie d'OR da Academia Francesa de Arquitetura em 2019. Seus projetos foram expostos em várias exposições internacionais e bienais, sendo sua obra Casa de Música apresentada recentemente na XII Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo 2022, onde recebeu o Prêmio de Obras Construídas. Seu trabalho e pesquisa tem sido amplamente publicado em vários meios de comunicação nacionais e internacionais como Domus Italia, Casabella, Arquitectura Viva, Wallpaper e Architectural Review, ArchDaily, entre outros.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Mulheres na arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Além disso, convidamos você a assistir ao lançamento de Women in Architecture, um documentário realizado pela Sky-Frame sobre três arquitetas inspiradoras: Gabriela Carrillo, Johanna Meyer-Grohbrügge e Toshiko Mori. O filme será lançado no dia 3 de novembro de 2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Mulheres na Arquitetura: Gabriela Carrillo" 12 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990834/mulheres-na-arquitetura-gabriela-carrillo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.