Mariam Kamara pode mudar profundamente a pedagogia do design em qualquer lugar

A arquiteta Mariam Kamara - fundadora do escritório Atelier Masōmī, sediado em Niamey, no Níger - é contrária à pedagogia do design como a que é amplamente praticada hoje. Para Kamara, moderno não é sinônimo de formas europeias, arquitetura não é apenas para os ocidentais, e o chamado cânone dos grandes edifícios na verdade ignora a maior parte do mundo construído. O escritório de rápido crescimento da arquiteta sediada no Níger influenciou uma série de palestras que ela deu recentemente no MIT, na Columbia University GSAPP, no African Futures Institute em Gana e em Harvard GSD.

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“Há uma percepção de que nós – 80% do planeta – somos apenas receptáculos para as grandes visões de europeus e americanos”, diz Kamara, que nos últimos anos ganhou vários prêmios internacionais, incluindo dois prêmios LaFargeHolcim pelo Complexo Comunitário Hikma de sua empresa (projetado em conjunto com o Studio Chahar) e um prêmio Prince Claus por realizações notáveis nas áreas de cultura e desenvolvimento. “Esta maneira torta” de estudar arquitetura, acrescenta ela, deve mudar.

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Mariam Kamara. Imagem

Suas maiores influências

ELIZABETH GOLDEN: Como professora da Universidade de Washington, Golden foi a orientadora da tese de Kamara e pediu que ela ajudasse no projeto da Escola de Meninas Gohar Khatoon no Afeganistão. As duas cofundaram a United4design, um coletivo com o arquiteto Yasaman Esmaili e o designer Philip Sträter.

FALKÉ BARMOU: Arquiteto nigeriano premiado, cuja mesquita em Dandaji, Níger, Kamara transformou em uma biblioteca em 2018.

DAVID ADJAYE: Como parte da Iniciativa Rolex Mentor and Protégé, Adjaye aconselhou Kamara na concepção de um novo centro cultural para a cidade de Niamey, Níger.

ALERO OLYMPIO: O African Futures Institute (AFI) escolheu Kamara em 2021 para ministrar sua palestra “Alero Olympio Memorial Lecture”, em homenagem à arquiteta que deixou um legado de edifícios e práticas sustentáveis em Gana após sua morte aos 46 anos em 2005.

BALKRISHNA DOSHI: O primeiro indiano a ganhar o Prêmio Pritzker, influenciou sua habilidade em adaptar os princípios ocidentais de maneira adequada ao seu país de origem.

FRANCIS KÉRÉ: O vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2022 e vencedor do Prêmio Aga Khan de Arquitetura é um adepto do uso de materiais locais. Inovador em sua técnica de construção com terra, inspirou Kamara no uso de blocos de terra compactados.

LOUIS KAHN: “Ele tentou fazer mais uma tradução das tradições locais do que uma imposição da arquitetura ocidental”, diz Kamara.

CHARLES CORREA: O falecido arquiteto e urbanista indiano adaptou os princípios modernistas para complementar a topografia indiana e os estilos de construção.

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Atelier Masōmī’s Dandaji Regional Market, finalizado em 2018. Imagem Cortesia de MAURICE ASCANI

Para ajudá-la a corrigir esta maneira, no outono passado ela criou um estúdio para dez alunos na Graduate School of Design (GSD) de Harvard chamado “Projetando para o DNA de um lugar”, para ensinar um processo inovador para visualizar arquitetura em lugares onde você é um estranho. A própria existência deste curso pode sinalizar uma mudança de maré, devido em parte ao fato de estar na Ivy League e em parte à influência em rápida expansão de Kamara. “Focamos muito no resultado construído. Eu queria que esses alunos se concentrassem no processo, na ética e nas implicações do nosso trabalho”, diz ela.

Para expor os alunos às desigualdades do cânone arquitetônico, Kamara pediu que eles criassem projetos para um local na área de Boston, considerando as influências indígenas da região. Um desafio fundamental, ela aponta, é que os precedentes indígenas – que ela descreve como parte do DNA da América do Norte – geralmente estão ausentes ou inacessíveis porque um sistema de valores colonial incentiva os alunos a ignorá-los. Os alunos passaram semanas trabalhando intensamente nesta pesquisa, que Kamara usa em seus próprios projetos. A tarefa visava ampliar as referências dos alunos e ensinar a evitar os modelos comuns, que representam um ponto de vista colonial.

Kamara afirma que a lista de leitura para apoiar essa nova abordagem ainda não foi escrita, mas seu currículo se encaixa com uma crescente escola de pensamento - e com chamadas diretas à ação - que descoloniza a educação arquitetônica e os arquivos que a sustentam.

Mabel O. Wilson, professora da Columbia Graduate School of Architecture, Planning and Preservation (GSAPP), por exemplo, enfrentou o Museu de Arte Moderna de Nova York por definir e canonizar a arquitetura moderna com a exclusão de arquitetos negros em “White by Design ”, um ensaio que ela escreveu para o volume Among Others: Blackness at MoMA por Charlotte Barat e Darby English, de 2019. “A arquitetura moderna constrói o mundo para o sujeito branco, mantendo a lógica do racismo enquanto também imagina um mundo futuro no qual sujeitos não brancos permanecem exploráveis e marginais”, escreveu Wilson no ensaio. “O poder da arquitetura e de seu arquivo é produzir ‘brancura’ pelo design.” O departamento de arquitetura e design do MoMA finalmente adquiriu seu primeiro trabalho de um designer negro (Charles Harrison), em 2016.

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O Complexo Comunitário Hikma do Atelier Masōmī foi dois projetos em um: adaptar uma mesquita existente para servir como uma nova biblioteca (acima) e construir uma mesquita maior (centro e direita) para acomodar a crescente comunidade. Os blocos de terra compactados usados para o novo edifício se adequaram melhor ao DNA de Dandaji do que o concreto, que Kamara diz ter sido superestimado. Imagem Cortesia de MAURICE ASCANI
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Cortesia de JAMES WANG
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Da mesma forma, Neal Shasore, diretor da London School of Architecture, se manifestou a favor da descolonização do estudo da arquitetura. O editor da revista parisiense The Funambulist, Léopold Lambert, disse recentemente: “Nenhuma outra disciplina é melhor para implementar o colonialismo de colonos”. E um grupo de professores e alunos da Universidade Keele, no Reino Unido, publicou o “Manifesto para descolonizar o currículo”, com  11 pontos, em 2018.

Kamara diz que a ideia de oferecer sua crítica na forma de um estúdio em um dos campos de formação de arquitetos mais prestigiados do mundo veio a ela gradualmente, como seu próprio crescimento profissional. As lembranças de sua infância passadas em parte no Saara, a uma hora de carro de uma cidade do século XV, distinta pelo perfil indelével de sua arquitetura de barro, serviram de antídoto para seus próprios sentimentos de alienação quando ela percebeu o pouco tempo de ensino que estava sendo dedicado à história de outros lugares além da Europa. “Estudando nos EUA, me pediam constantemente para desaprender o que eu sabia ser verdade”, diz Kamara, que obteve seu mestrado em 2013 na University of Washington College of Built Environments.

Depois de se formar, ela inaugurou seu escritório em 2014. Sua atuação como mentora de David Adjaye na Rolex Mentor e na Protégé Arts Initiative de 2018-2019 proporcionou mais exposição. Um anúncio recente de que ela faz parte de uma equipe que lida com comissões de alto nível para o Canning Dock de Liverpool, que inclui Adjaye, o arquiteto britânico Asif Khan e o artista americano

Theaster Gates expandiu seus negócios. Ela espera que sua equipe, que cresceu de quatro pessoas para 12 no ano passado, dobre novamente. Enquanto isso, ela planeja abrir um novo escritório em Nova York para trabalhar com design de móveis, concursos e outros trabalhos. Os projetos concorrentes incluem trabalhos no Senegal, Libéria, Gana e Oriente Médio. “Estamos em muitos concursos, o que não acontecia antes”, diz ela.

Trabalhar cada vez mais fora de sua zona de conforto no Níger levou Kamara a questionar que tipo de design poderia ser apropriado e ético para uma pessoa de fora propor. “Qual é o meu lugar aqui?” ela pergunta. Os Estados Unidos são o lugar perfeito para começar a ensinar esse processo porque é o “projeto colonial perfeito”, diz ela.

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A nova bolsa de estudos de Kamara também está em turnê: Ela embarcou em uma série de palestras no MIT, na Columbia University GSAPP, no African Futures Institute em Gana e em Harvard GSD, sempre abordando omissões flagrantes em coisas como a linha do tempo fundamental de marcos na África antiga em relação à Europa.

“Essa visão descarta o resto do mundo, como se fossem lugares distantes que só às vezes nos fornecem estruturas bonitas, mas primitivas, enquanto os edifícios ocidentais são os dignos de verdadeira consideração”, diz Kamara. “De repente, não podemos imaginar projetar sem concreto, madeira, vidro ou aço. No entanto, estes materiais estão longe de serem universalmente usados em todo o mundo”.

Existem poucas maneiras melhores de ensinar a nova geração de arquitetos do que injetar essa mentalidade crítica no currículo de uma universidade da Ivy League, que serve como uma artéria principal da profissão, infundindo-a com profissionais recém-formados de todo o mundo.

“Este foi um dos poucos cursos que eles estavam oferecendo centrado na ideia de que a arquitetura desempenha um papel em questões sociais profundas, que estão acontecendo hoje”, diz uma das alunas de Kamara, Kathlyn Kao.

“Falava sobre essa metodologia de pesquisa única, que eu não conhecia antes”, diz outro aluno do GSD, Thomas Kuei, lembrando por que decidiu se matricular no curso. “Tivemos que ficar cientes de que os dados que analisamos não estavam retratando a história real de um espaço… porque foi escrito por pessoas não nativas. Lemos vários relatos da mesma história para tirar nossas próprias conclusões sobre o que poderia ser uma história precisa.”

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Cortesia de KATHLYN KAO/THOMAS KUEI
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Cortesia de KATHLYN KAO/THOMAS KUEI

Os assistentes de ensino da Harvard GSD Thomas Kuei e Kathlyn Kao foram uma das cinco equipes no estúdio de Kamara para desenvolver projetos fictícios para um local em Boston - agora lar de uma comunidade de imigrantes - com uma história indígena. Os desenhos da equipe (esta página e ao lado) abordam as culturas imigrantes e indígenas em forma, material, programa e muito mais.

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THOMAS KUEI. Imagem

THOMAS KUEI, candidato de março na Harvard University Graduate School of Design: “Tem sido super empolgante aprender a desaprender do jeito que me ensinaram... Só falar com as pessoas de um local não significa que você conhece o local. Conversar com pessoas locais não significa que você está recebendo a história completa. Você está obtendo apenas um retrato instantâneo de quando essas pessoas entraram em cena naquele local específico.”

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KATHLYN KAO. Imagem

KATHLYN KAO, candidata de março na Harvard University Graduate School of Design: “Estou fazendo minha tese sobre migrantes das Filipinas, de onde minha família é, e estou hesitante sobre arquitetos americanos trabalhando no exterior. As Filipinas parecerem um subúrbio americano é preocupante para mim”.

Este artigo foi publicado originalmente na revista Metropolis.

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Sobre este autor
Cita: Beamon, Kelly. "Mariam Kamara pode mudar profundamente a pedagogia do design em qualquer lugar" [Mariam Kamara Could Profoundly Change Design Pedagogy Everywhere] 29 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981442/mariam-kamara-pode-mudar-profundamente-a-pedagogia-do-design-em-qualquer-lugar> ISSN 0719-8906

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