O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022

As cidades evoluem ao longo de décadas ou séculos, cada momento de mudança se constrói em transições sociais e arquitetônicas ainda maiores. As metrópoles do mundo inteiro estão constantemente sujeitas a forças sociais, políticas, econômicas ou ambientais que alteram sua identidade fundamental — um caráter que deve ser dinâmico. À medida que as cidades se desenvolvem em tamanho e impacto, os avanços na compreensão das cidades e do urbanismo se tornam mais complexos. 

As cidades são formadas a partir de uma sequência de narrativas, características, relações e valores socioespaciais que refletem a identidade do lugar. A subsistência da cidade também depende de seu povo e de uma relação mútua com ele. Junto com suas comunidades e suas circunstâncias, as cidades se transformam para refletir as necessidades e os valores de seus moradores.

O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Imagem 2 de 11O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Imagem 3 de 11O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Imagem 4 de 11O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Imagem 5 de 11O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Mais Imagens+ 6

O que faz uma cidade excepcional? Que mudanças as cidades estão antecipando no futuro? Com o fim do ano, o ArchDaily relembra as histórias das cidades ao compilar uma coleção de artigos editoriais escritos em 2022.

Berlim, Alemanha 

Blocos de construção: Repensando a fachada em Berlim

O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Imagem 6 de 11
Axel Springer Campus / OMA. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Berlim é uma cidade definida por uma mistura eclética de estilo e uma rica história. Seu ambiente construído foi dramaticamente moldado por uma série de programas municipais de construção, além de um passado de extensa demolição, áreas residenciais planejadas e diversos novos projetos culturais. Combinada com influências de toda a Europa, a arquitetura contemporânea de Berlim apresenta novas ideias sobre conceitos de construção, formas e fachadas.

Dubai, Emirados Árabes

Rem Koolhaas sobre o fenômeno dos arranha-céus e o potencial dos Emirados de reinventar a urbanização

O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Imagem 7 de 11
© Dubai Renaissance / OMA. Imagem © Dubai Renaissance, OMA, 2006

Rem Koolhaas, co-fundador do Office for Metropolitan Architecture (OMA), ganhador do Prêmio Pritzker em 2000 e um dos mais proeminentes teóricos do urbanismo hoje em dia, foi um dos primeiros a questionar o fenômeno dos arranha-céus e sua influência na transformação da cidade. Particularmente intrigado com a região do Golfo Pérsico e as ambições urbanas desta área, em 2009, durante a 9ª edição da Bienal de Sharjah, fez uma palestra sobre o potencial de reinventar a urbanização nos Emirados Árabes Unidos. Ele explora os diferentes desenvolvimentos no Golfo, esta região que "testemunhou a transformação de uma cidade parcialmente nômade, parcialmente baseada na comunidade em uma sociedade metropolitana globalmente ativa”.

Shibam, Iêmen

Antigos arranha-céus do Iêmen: como o conflito apaga o patrimônio

O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Imagem 3 de 11
Arranha-céus de tijolos de barro de Shibam, Iêmen. Imagem © Usuário do Flickr Dan sob licença (CC BY-SA 2.0)

Arranha-céus são elementos inerentes às cidades contemporâneas. Seja em São Paulo ou Nova York, em Seul ou Dubai, essas estruturas imponentes são onipresentes no tecido urbano e a imagem convencional que se tem delas é de planos de vidro. Isso não ocorre no Iêmen, onde há exemplos antigos que são bem diferentes dos arranha-céus atuais. No centro do país, a cidade de Shibam é cercada por uma muralha fortificada e é o lar de exemplos deslumbrantes de habilidade arquitetônica: casas em torre que datam do século XVI com até sete andares de altura.

Chicago, EUA

Não pense pequeno: uma breve história da arquitetura de Chicago

O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Imagem 8 de 11
Um plano da cidade de 1893 para Chicago. Imagem © Usuário da Wikimedia scewing (Domínio Público)

Chicago, a cidade dos ventos, a Chi-Town ou a segunda cidade. É um lugar conhecido por muitos nomes, mas para arquitetos e urbanistas, é famoso por sua história, que nos deu alguns dos edifícios mais conhecidos e avanços importantes que ajudaram a moldar outras cidades nos Estados Unidos. Desde seu início, Chicago tem servido como um centro arquitetônico inovador.

Beirute, Líbano

Lina Ghotmeh sobre Stone Garden: ''Ele tem que resistir a qualquer terremoto, e por isso também resistiu à explosão no porto''

O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Imagem 9 de 11
Edifício Stone Garden. Imagem © Takuji Shimmura

"Estamos em uma área sísmica. Beirute foi enterrada sete vezes, então tem que resistir a qualquer terremoto, e por isso também resistiu à explosão no porto", expressa Lina Ghotmeh em conversa com o canal da Louisiana, em relação ao Stone Garden. Um edifício construído com resiliência em mente, em uma cidade enterrada nos escombros e reconstruída várias vezes.

Barcelona, Espanha

Barcelona, Alegria e Ordem: Os Dotes Naturais e Artificiais de uma Cidade Exemplar

O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Imagem 4 de 11
Barrios Poble Sec e Sant Antoni em Barcelona. Cortesia da imagem de CityMakers

Assim, todas, ou quase todas as experiências que nos permitem compreender melhor o mundo, têm a ver com conhecer novos lugares ou novas pessoas. No final, somos, mesmo profissionalmente, os lugares onde estivemos e as pessoas que conhecemos. É por isso que ouso escrever na primeira pessoa, para dizer como cheguei à conclusão de que Barcelona é o que é, porque dois valores se unem ali: alegria e ordem.

Singapura, Singapura

Como Singapura está criando um ambiente urbano mais verde

O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Imagem 5 de 11
Coleção Parkroyal Pickering / WOHA e Tierra Design. Imagem Cortesia de WOHA

Singapura vem continuamente construindo sua reputação como uma cidade na natureza, e seu design há muito tempo mostra uma forte consciência de reconhecer que os espaços verdes são importantes. Planejadores urbanos e arquitetos tomaram a decisão consciente de tecer a natureza por toda a cidade, à medida que continuam desenraizando novos edifícios e empreendimentos, incorporando a vida vegetal em qualquer forma, seja através de telhados verdes, jardins verticais escalonados ou paredes com plantas.

Nova York, EUA

As Torres de Babel de Nova York

O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Imagem 2 de 11
432 Park Avenue / SHop Architects. Imagem © dbox for CIM Group and Macklowe Properties

O mundo está diante de um século urbano. A população mundial está desmoronando nos centros das cidades, pois a indústria e a agricultura precisam de menos humanos, já que a tecnologia substitui a mão humana por máquinas. A população urbana mundial cresceu de 751 milhões em 1950 para 4,46 bilhões em 2021, e crescerá para 6,68 bilhões em 2050. Enquanto arquitetos e designers querem definir e controlar o futuro de nossas cidades, a realidade imediata da cidade de Nova York, agora, é uma lição sobre o que pode ser nosso futuro. Sua resposta pode ser vista pelo advento da The Tower no tecido de Manhattan.

Copenhague, Dinamarca

Como Copenhague é projetado para encantar

O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Imagem 10 de 11
Usina Energética e Centro de Recreação Urbana CopenHill / BIG. Imagem © Rasmus Hjortshøj

De acordo com o World Happiness Report, a Dinamarca lidera a pesquisa dos países mais felizes há anos. Copenhague, capital da Dinamarca, é conhecida por seus edifícios coloridos à beira-mar e sua arquitetura contemporânea radical, ambos refletindo o espírito alegre da cidade. A metrópole marítima é o estudo de caso favorito de um designer urbano com infraestrutura neutra em carbono, facilidade para pedestres e bicicletas, além de uma próspera esfera pública. Os designers dinamarqueses decifraram o código para construir cidades mais felizes, deixando muitos modelos a serem aprendidos.

Londres, Inglaterra

Como os espaços de convivência em Londres oferecem soluções para o aumento da densidade urbana e do mercado imobiliário?

O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022 - Imagem 11 de 11
Gravity Co-Living, Londres. Imagem © Gravity Co-Living

Co-living é um modelo de vida comunitária, referindo-se a uma forma moderna de moradia em grupo que transformou significativamente a vida em Londres e no Reino Unido como um todo. A noção de convivência foi ainda mais popularizada pelo surgimento de startups imobiliárias, com muitas oferecendo moradias acessíveis em casas e apartamentos compartilhados por diversos companheiros adultos.

Este artigo faz parte dos Tópicos do ArchDaily: Revisão do ano apresentado por Randers Tegl.

"Ao criar uma arquitetura única, nem sempre as ideias visionárias são suficientes. Um olhar único exige caráter, coragem e materiais distintos. E um formato para alcançar o extraordinário. Na Randers Tegl, nosso objetivo é adicionar um toque único a alvenarias excepcionais, trazendo tijolos premium à vida e ao mundo da arquitetura. Estamos orgulhosos de fazer parte de uma arquitetura única no mundo inteiro desde 1911".

Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022" [What Makes an Outstanding City? 10 Cities in Focus in 2022 ] 02 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994114/o-que-torna-uma-cidade-excepcional-10-cidades-em-foco-em-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.