A expansão do pedal: o compartilhamento de bicicletas está em alta

Nos últimos anos, os sistemas de compartilhamento de bicicletas experimentaram um renascimento potencializado pela pandemia que ocasionou um duro declínio de outras formas de transporte coletivo. Embora o número de ciclistas tenha parado de subir, uma vez que diversos aspectos da "vida normal" retornaram, muitas pessoas continuam a ver as bicicletas compartilhadas como um meio de transporte viável, atraídas pela facilidade e acessibilidade de ir de um lugar a outro.

O compartilhamento de bicicletas conta com uma grande rede de bicicletários de autoatendimento. Tipicamente, um usuário faz o check out de uma bicicleta usando sua assinatura em um aplicativo, ou uma situação única por meio de um cartão de crédito. A pessoa pode então andar de bicicleta e encaixá-la na próxima estação de seu destino. Estas bicicletas são especialmente projetadas para serem confortáveis, e ajustáveis, com mecanismos de travamento integrados, uma cesta de armazenamento e até mesmo um motor em alguns modelos. Os programas de compartilhamento de bicicletas frequentemente introduzem uma nova demografia nas comunidades de ciclistas, fornecendo um serviço consistentemente confiável. Em 2013, um estudo conduzido pelo Transportation Research Record indicou que as pessoas que participaram de programas de compartilhamento de bicicletas diferiam dos ciclistas regulares - elas são mais propensas a serem mulheres, mais jovens, com menor renda e com menos probabilidade de possuir sua própria bicicleta ou automóvel particular. Especialmente nas grandes cidades, ter estações onde as pessoas podem facilmente pegar e deixar as bicicletas permite facilidade de armazenamento e manutenção.

A expansão do pedal: o compartilhamento de bicicletas está em alta - Imagem 3 de 3
Diagrama da NYC Citi Bike. Imagem via NYC Bike Maps

Outro estudo concluiu que os programas de compartilhamento de bicicletas têm um impacto positivo em certos bairros nos quais as estações de retirada estão localizadas. Essas estações atraem mais clientes para as empresas locais e resultam em uma maior probabilidade de os usuários gastarem mais dinheiro num raio de quatro quarteirões. Em lugares como os núcleos urbanos centrais, as estações de ancoragem são um enorme sucesso. Elas também oferecem valor nas cidades que experimentam altos níveis de turismo, proporcionando uma forma alternativa de explorar um bairro.

Mesmo apesar dos recentes contratempos e dados que indicam que o compartilhamento de bicicletas pode ser menos favorável agora, muitos urbanistas estão prevendo que podemos ter outra onda de micromobilidade. Um aspecto que o atrasou é o custo crescente de andar de bicicleta. Para continuar sendo um método viável de transporte, a indústria precisará encontrar maneiras de combater a inflação. Entre 2018 e 2021, o custo médio de andar de bicicleta foi de sete dólares, quase dobrando nesse período e se aproximando do preço que se compara a um Uber. Além disso, especialmente nas cidades americanas, há uma necessidade significativa de uma infraestrutura adequada para que os ciclistas se sintam mais seguros. A maneira como as ruas do futuro serão projetadas afetará a frequência e a distância que as pessoas poderão optar para alugar uma bicicleta. Os Estados Unidos ainda são um país que depende muito do uso de carros, especialmente com o rápido aumento da expansão suburbana, o que significa que o compartilhamento de bicicletas tem um enorme potencial mesmo em áreas menos densas.

A expansão do pedal: o compartilhamento de bicicletas está em alta - Imagem 2 de 3
© Kaley Overstreet

Recentemente, o aplicativo de caronas Lyft adquiriu o maior serviço de compartilhamento de bicicletas dos Estados Unidos. A empresa, Motivate, é a matriz de 80% de todas as empresas de bicicletas urbanas, incluindo a Citi Bike (Nova Iorque), a Ford GoBike (área da Baía de São Francisco), a Capital Bikeshare (Washington, D.C. Metro Area), e a CoGo (Columbus, Ohio). A Lyft também foi parcialmente responsável por ajudar a cidade de Nova York a expandir seu programa Citi Bike para mais de 40.000 bicicletas. O compartilhamento de bicicletas é parte da visão da Lyft de melhorar o acesso ao transporte público em comunidades que têm sido historicamente carentes, apoiar medidas sustentáveis, integrar o compartilhamento de bicicletas com outras formas de trânsito e acrescentar uma forma acessível para as pessoas se deslocarem pelas cidades. O compartilhamento de bicicletas pode muito bem continuar a ser uma das principais pedras angulares da mobilidade urbana. Mercados em todos os Estados Unidos continuaram a expressar interesse em dar o pontapé inicial em seus serviços de compartilhamento ou expandir os já existentes. A força do pedal é o caminho do futuro das cidades?

Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "A expansão do pedal: o compartilhamento de bicicletas está em alta" [The Expansion of Pedal Power: Bike Shares are on the Rise] 14 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993492/a-expansao-do-poder-do-pedal-o-compartilhamento-de-bicicletas-esta-em-ascensao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.